Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adicionando entrada auxiliar em aparelho de som.


Ir à solução Resolvido por EderPezawm,

Posts recomendados

Ola, meu aparelho de som tem uma entrada auxiliar mas só esta funcionando um dos lados, então resolvi adicionar uma usando a parte do tocador de CD que não esta funcionando. 

Liguei um plugue P2 nos fios de saída de som do CD e funcionou quase tudo certo, esta saindo som stereo mas o problema é que toca apenas alguns segundos e para, devido ao radio identificar que não tem CD e da a mensagem de "error" no painel e assim parando de tocar mas se eu aperto para ejetar a bandeja de CD e já escolho um CD (ele tem capacidade de tocar 3 CDs) ele continua tocando a música do celular ou PC ligado pelo P2 mas logo para de novo.
Gostaria de saber se tem como fazer com que o aparelho de som identifique que esta tocando um CD sem estar, ou se tem algum sensor que identifica quando tem CD para deixar sempre ligado. Ou até mesmo consertar a entrada auxiliar dele. Desde já Obrigado.


Meu aparelho é da Toshiba, este é o modelo Toshiba Mini System MS-6234

Aqui tem mais algumas informações do aparelho https://www.radiomuseum.org/r/semp_mini_system_ms_6234.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, EderPezawm disse:

Liguei um plugue P2 nos fios de saída de som do CD

voce isolou as trilhas que vem o sinal de audio do CD?

 

Na minha opinião, o melhor seria voce tentar consertar o canal do AUX que nao esta funcionando... pois de acordo com o esquema, a saida de sinal do processador é a mesma para todas as entradas. e como voce disse que no CD esta o som normal( nas duas caixas), então o problema se resume do CI até os conectores RCA (aux)...

e do conector ate o CI são apenas 2 resistores e um capacitor a ser testado... se nao for nenhuma das tres peças, é certeza ser o CI...

 

No caso de o problema ser o CI, ae sim talvez compense pensar em outra solução... 

 

PS: lembrando que no esquema abaixo citei os componentes do canal "R", porém, terá que ver qual dos dois está ruim... 

 

 

som toshiba.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Airtonarl disse:

voce isolou as trilhas que vem o sinal de audio do CD?

Não, apenas liguei os três fios do P2, soldei na placa do CD junto com os cabos que vão para a placa principal.

adicionado 4 minutos depois
2 horas atrás, Airtonarl disse:

voce isolou as trilhas que vem o sinal de audio do CD?

 

Na minha opinião, o melhor seria voce tentar consertar o canal do AUX que nao esta funcionando... pois de acordo com o esquema, a saida de sinal do processador é a mesma para todas as entradas. e como voce disse que no CD esta o som normal( nas duas caixas), então o problema se resume do CI até os conectores RCA (aux)...

e do conector ate o CI são apenas 2 resistores e um capacitor a ser testado... se nao for nenhuma das tres peças, é certeza ser o CI...

 

No caso de o problema ser o CI, ae sim talvez compense pensar em outra solução... 

 

PS: lembrando que no esquema abaixo citei os componentes do canal "R", porém, terá que ver qual dos dois está ruim... 

 

 

som toshiba.PNG

Vou dar uma olhada nisso mas só vou ter tempo no próximo final de semana mas vou tentar olhar antes disso. Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, EderPezawm disse:

Não, apenas liguei os três fios do P2, soldei na placa do CD junto com os cabos que vão para a placa principal.

o certo seria voce ter isolado(rompido) as duas trilhas antes do ponto que soldou os fios... mais creio que nao resolveria o problema, pois acredito eu que alem do aparelho cortar(mutar) o amplificador, ele tambem desarma o ci comutador das entradas de audio... 

 

não esqueça de verificar os conectores RCA, pois o problema tambem pode estar nele...

com o som na função "AUX", injete(encostando a ponta do dedo) sinal nos pinos "1" e "6" do IC702...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Airtonarl disse:

o certo seria voce ter isolado(rompido) as duas trilhas antes do ponto que soldou os fios... mais creio que nao resolveria o problema, pois acredito eu que alem do aparelho cortar(mutar) o amplificador, ele tambem desarma o ci comutador das entradas de audio... 

Eu fiz esse teste antes e não adiantou, cortava o som mesmo assim.
O pior é que fui testar agora mesmo no meu PC e o som sai com um chiado muito ruim, então testei no celular e funciona normal. O jeito vai ser tentar arrumar o auxiliar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, EderPezawm disse:

Eu fiz esse teste antes e não adiantou

qual teste? de romper as trilhas que vem da placa do CD?

 

se esta se referindo a este:

11 horas atrás, Airtonarl disse:

com o som na função "AUX", injete(encostando a ponta do dedo) sinal nos pinos "1" e "6" do IC702

Ele deve ser feito na função "AUX". 

 

4 minutos atrás, EderPezawm disse:

no meu PC e o som sai com um chiado muito ruim

este chiado é proveniente do PC, possivelmente por falta de aterramento.

 

6 minutos atrás, EderPezawm disse:

O jeito vai ser tentar arrumar o auxiliar mesmo.

faça o teste que citei...

e teste os componentes marcados referente ao canal que esta ruim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EderPezawm disse:

Quando encosto o dedo neste pinos as caixa de som dão um sinal.

se as duas caixas estão dando sinal nestes pinos, quer dizer que o CI está bom...

 

isso diminui quase que 100% do seu trabalho para consertar o canal do AUX que estar ruim... Agora é só encontrar(entre os componentes que marquei) o componente com defeito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O canal que esta com problemas é o R, liguei tocou só no L e de repente começou a tocar nos dois canais, foi ai que lembrei que a placa principal estava com um "mau contato" quando encostava nela o rádio desligava mas isso já foi consertado. Então com o auxiliar tocando nos dois canais deixei ligado e tocou por alguns minutos e parou o canal R, dei umas cutucadas na placa e funcionou nos dois canais cutucando mais um pouco para tudo ou fica só o L funcionando, agora esta assim.

Percebi que em uma parte da trilha dos canais quando pressiono a placa da esse sinais mas quando esta funcionando os dois canais fica por alguns minutos, uns dez mais ou menos e para o R.

Sera que se eu soldar um fio nas duas trilhas na parte em que marquei em amarelo na imagem possa dar algum problema? Se não der e for a trilha deve resolver.

2020-01-16_214546.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se achar que o problema está nesta trilha, Pode fazer esta "jumper" sem problema... já verificou o conector RCA? O defeito pode estar nele.... veja o lado das soldas destes componentes marcados, pode haver solda trincada.

Resolde eles, inclusive o conector...

 

Se não resolver, troque o capacitor C711...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Airtonarl disse:

Se achar que o problema está nesta trilha, Pode fazer esta "jumper" sem problema... já verificou o conector RCA? O defeito pode estar nele.... veja o lado das soldas destes componentes marcados, pode haver solda trincada.

Resolde eles, inclusive o conector...

 

Se não resolver, troque o capacitor C711...

O conector RCA esta bom mas as outras peças ainda não testei. Vou fazer o jumper e testar as peças e ver no que vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Oi @Airtonarl soldei os fios fazendo um jumper e o curioso é que antes de soldar testei com o multímetro e o canal L não dava sinal e o R tinha uns cortes no bip do multímetro conforme eu ia mexendo.
Mas funcionou, depois de soldado cutuquei a placa e não de problema, deixei tocando por cerca de uma hora e meia e funcionou perfeitamente.
Gostaria de te agradecer pela ajuda que meu deu, sem suas dicas não tereia conseguido, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!