Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual placa-mãe mais barata e que possa fazer overclock vocês indicam? Vou precisar de um cooler mais potente que o q acompanha o processador?

Tô com um orçamento meio apertado, mas vale a pena juntar um pouco pra poder usar ele sem problemas

Postado

@Állan N Santtos

Bom dia!

Realmente vale a pena fazer o OC nele? Você já procurou testes comparando ele em stock vs. em OC?

Se for pra desempenho em jogos, de maneira moderada, acredito que o desempenho ganho nem sempre vai pagar o "trabalho" do OC.

Eu não entendo muito sobre compatibilidade e "desempenho" de chipsets pra indicar uma placa-mãe pra isso, então to aqui só pra questionar mesmo se vale a pena kk

Pesquisei sobre o OC no Ryzen 5 1600, que é o meu processador, e na maioria dos testes que eu vi o desempenho não teve nenhum ganho considerável pra função que eu uso (jogos), logo desisti de fuçar no processador sendo que não ia ganhar nada em troca..

Postado
4 minutos atrás, henna disse:

Realmente vale a pena fazer o OC nele?

Vale muito. O 1600 AF é um 2600 com clock capado. Se você fizer OC, iguala ele ao 2600 ou até ao 2600 com over.

@Állan N Santtos Sim, o ideal é pegar um cooler melhor. Algo como um Gammax 400 pra cima. Tá disposto a investir quanto no cooler? Quanto à placa-mãe, veja uma B350/450 com dissipador no VRM.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Állan N Santtos disse:

@henna o AF pelo q vi é excelente pra over, mas tô em dúvida sobre a mobo e o cooler.

Qual seu setup?

Eu ouvi falar isso sobre o AF também, mas não fiz nenhuma pesquisa pra comparar..

Meu setup:

CPU: Ryzen 5 1600

GPU: GTX 1060 6GB

MOBO: ASUS Prime B350 - Plus

RAM: 2x8Gb Corsair Vengeance LPX 2400Mhz

No meu caso, queria fazer OC no 1600 pra ver se conseguia mais desempenho em alguns jogos mais pesados, pra manter mais acima dos 60FPS e tal, mas esbarrei com, provavelmente, uma limitação da GPU. Porque nos vídeos que eu vi sobre o meu processador o ganho de FPS em games com ele em OC foi muito pequeno, comparado ao trabalho exigido pra deixar ele no clock mais alto.

Postado
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Vale muito. O 1600 AF é um 2600 com clock capado. Se você fizer OC, iguala ele ao 2600 ou até ao 2600 com over.

@Állan N Santtos Sim, o ideal é pegar um cooler melhor. Algo como um Gammax 400 pra cima. Tá disposto a investir quanto no cooler? Quanto à placa-mãe, veja uma B350/450 com dissipador no VRM.

Interessante! Ouvi falar sobre ele mas confesso que não pesquisei nada mais aprofundado, já que ele não tem sido meu alvo pra compras kk

Obrigado pelo conhecimento! :D

Postado

@hennaRealmente o 1600 ainda segura com folga a 1060. Acho que a exceção são jogos muito cpu bound, tipo um CS da vida (tudo no low e resolução baixa). Fazendo algum over você deve conseguir ganhar alguns fps e melhorar os 1% e 0,1% lows. Mas é tão sutil que se você não joga competitivamente pode ser que nem perceba a diferença.

@Állan N SanttosO próprio Gammax 400 que citei é um dos reis do custo benefício. É do nível do wraith prism ou até um pouco melhor. Pra jogar, deve segurar tranquilo em 3.8, 3.9 ou até 4 GHz, com um pouco de sorte com o chip. OC tem uma boa dose de sorte envolvida, depende da "qualidade do silício" do chip que você pegar. Chips "ruins" podem precisar de Vcore muito alto pra atingir clocks mais elevados, esquentando demais, ou até ter um hard wall mais cedo acima do qual o processador não vai, mesmo bombando a tensão. Pra maioria dos 2600/1600AF esse hard wall fica pelos 4.1/4.2 GHz.

Postado
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

@hennaRealmente o 1600 ainda segura com folga a 1060. Acho que a exceção são jogos muito cpu bound, tipo um CS da vida (tudo no low e resolução baixa). Fazendo algum over você deve conseguir ganhar alguns fps e melhorar os 1% e 0,1% lows. Mas é tão sutil que se você não joga competitivamente pode ser que nem perceba a diferença.

Foi exatamente nisso que eu esbarrei quando cogitei o OC, pouca diferença pra minha situação atual..

Meu perfil de jogo é extremamente casual, jogo os jogos mais competitivos mas ainda assim não faço questão do "cenário ideal" (144Hz e etc..) 

Postado
51 minutos atrás, henna disse:

@Állan N Santtos

Bom dia!

Realmente vale a pena fazer o OC nele? Você já procurou testes comparando ele em stock vs. em OC?

Se for pra desempenho em jogos, de maneira moderada, acredito que o desempenho ganho nem sempre vai pagar o "trabalho" do OC.

Eu não entendo muito sobre compatibilidade e "desempenho" de chipsets pra indicar uma placa-mãe pra isso, então to aqui só pra questionar mesmo se vale a pena kk

Pesquisei sobre o OC no Ryzen 5 1600, que é o meu processador, e na maioria dos testes que eu vi o desempenho não teve nenhum ganho considerável pra função que eu uso (jogos), logo desisti de fuçar no processador sendo que não ia ganhar nada em troca..

A diferença é bem gritante em alguns cenários, mas, de fato, em 80% dos jogos não sentirá diferença se o monitor não for acima de 60Hz.

Aqui o Forza Horizon 4 sem OC no CPU e RAM básica sem OC: 

O CPU em todo o percurso entrega quadros abaixo dos gerados pela placa de vídeo e faz o frametime ficar oscilando, com várias quedas bruscas. 

2116055972_CapturadeTela(277).thumb.png.82d4ad2e2bda80fdc53cf8badba777c4.png

Com OC no CPU e na RAM:

62976669_CapturadeTela(278).thumb.png.df95d1db0e9547b75094401f336e06c1.png

Por mais que a diferença na média seja de apenas 7fps, a diferença na fluidez do jogo é imensurável, com o overclock a linha de quadros(a vermelha) ficou muito mais estável, as mínimas do CPU aumentaram de 108,4 para 153,3fps. 

Por mais que nesse caso eu não fosse sentir tanto(por estar usando um monitor 75Hz), em casos de jogos que rodam na faixa de 60-70fps e que pedem melhor single core/latência baixa, como GTA V Online, AC Odyssey/Origins, ou os Far Cry, o OC faz uma grande diferença até para quem usa monitor 60Hz

• Curtir 3
  • 4 meses depois...
Postado

Boa pessoa,

Sou novo aqui no grupo mais gostaria de compartilhar minhas experiencia com o 1600AF.

Fiz um Over básico utilizando o Software AMD Ryzen Master, subi o clock base de todos os núcleos para 3.800 Ghz e deixando a tensão da CPU em 1,270v, ficou perfeito e na minha opinião compensa muito pelo fato de que após varias horas jogando COD Warzone o máximo de temperatura que ficou foi em 63°C e chegando a incríveis 4,74Ghz reparem no consumo máximo que o processador teve, apenas 71.15W em Stock deveria consumir 65W.

image.png.0239001ca04b1ed2795bb356abc5ca60.png

image.thumb.png.c95d8d4a42d289efd19d64b2576ca465.png

Na Opinião de vocês esta tudo certo quanto a temperatura e tensão ? 

Tive sorte com o chip da CPU, da pra ir mais ? 

Estou utilizando o cooler box que veio junto com o AF

• 2 semanas depois...
Postado
Em 14/06/2020 às 21:29, Diego Bento disse:

Boa pessoa,

Sou novo aqui no grupo mais gostaria de compartilhar minhas experiencia com o 1600AF.

Fiz um Over básico utilizando o Software AMD Ryzen Master, subi o clock base de todos os núcleos para 3.800 Ghz e deixando a tensão da CPU em 1,270v, ficou perfeito e na minha opinião compensa muito pelo fato de que após varias horas jogando COD Warzone o máximo de temperatura que ficou foi em 63°C e chegando a incríveis 4,74Ghz reparem no consumo máximo que o processador teve, apenas 71.15W em Stock deveria consumir 65W.

image.png.0239001ca04b1ed2795bb356abc5ca60.png

image.thumb.png.c95d8d4a42d289efd19d64b2576ca465.png

Estou utilizando o cooler box que veio junto com o AF

Caramba eu tô bobo esse é o 1600af mesmo como ele conseguiu chegar a 4.7 esse é um pico que ele dá eu tô na duvida entre um 2600 e esse é não vi nenhum chegar a 4.7

Postado
35 minutos atrás, SameBRRj disse:

Caramba eu tô bobo esse é o 1600af mesmo como ele conseguiu chegar a 4.7 esse é um pico que ele dá eu tô na duvida entre um 2600 e esse é não vi nenhum chegar a 4.7

É erro de leitura. Fazendo OC você perde o turbo boost, o máximo clock real foi de 3.8 mesmo, no caso. Pega o 1600 AF, é o mesmo processador, só que mais barato.

reparem no consumo máximo que o processador teve, apenas 71.15W em Stock deveria consumir 65W.

Em stock ele puxa 87 W de acordo com a leitura do HWMonitor. Mas isso em teste de estresse, Prime 95 small FFTs. Jogo não é parâmetro, mal e mal exige 50% do processador.

A tensão sim e a temperatura, pra jogo, sim. Mas tem que tacar um Prime95 pra saber realmente, caso use o PC pra renderizar ou outras atividades pesadas.

Pouco teste pra saber. Você precisa de horas de teste de estresse (recomendo Prime95, OCCT e Realbench) e forçar ele o máximo possível (em termos de clock) pra saber. Chips premiados atingem altos clocks (4.2 GHz+) ou clocks elevados (4.0~4.2 GHz) com baixa tensão (1.35 V ou menos).

3.8 GHz ~ 1.27 V é bem pão com ovo, praticamente qualquer um faz. O meu chip é bem meia boca e uso ele em 3.975 GHz ~ 1.3 V. Pra um mísero aumento de 25 MHz (e manter o OC rock solid) tenho que aumentar o Vcore pra 1.325 V e, pra mim, já não vale a pena.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...