Ir ao conteúdo

placa-mãe asus prime b450m gaming/br sem dissipador VRM é um risco?

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

O VRM desta placa-mãe da gigabyte é um VRM mais simples que o da B450 da MSI, no caso, a gigabyte foi "malandra" nessas placas da linha B450 e X470, pois esta placa-mãe possui na verdade 4+3 fases totalizando 7 fases, porém ela anuncia como 11 fases, o que é incorreto. Vamos lá, essa placa possui um PWM Intersil ISL 95712 que por si só só consegue trabalhar com no máximo 7 fases, sendo nesse circuito dessa placa-mãe ele trabalha com 4+3, sendo 4 fases para o Vcore e 3 fases para o VSoC. As fases individuais do Vcore possuem os seguintes mosfets, 1 de alta sendo o ONSemi 4C10N de 46A(34A à 80ºC) e 2 mosfets de baixa 4C06N de 69A(52A à 80ºC) por cada fase do Vcore, nas "8" fases(4 fases reais), isso ocorre pois as 4 fases do Vcore utilizam doublers que duplicam o sinal de ativação de chaveamento que vai do PWM para as fases, ai ele duplica para 2 fases. Por isso que o correto seria chamar de 4+3 fases. Já o VRM do VSoC é quase idêntico ao do Vcore, a única coisa que muda é que os mosfets de baixa são utilizados apenas 1 4C06N por fase ao invés de 2. 

Potencialmente essa placa consegue entre 75A-100A(sendo 100A com airflow no VRM). Ou seja teoricamente suportaria um 3900X com airflow, mas esse VRM é sim inferior ao da MSI.

PS: Espero que tenha ficado claro e possa ter lhe ajudado.

adicionado 1 minuto depois

Em relação ao dissipador, o Vsoc como é uma região que não é exigido muito, isso na verdade nem há problema em ficar descoberto. Obviamente é sempre bom ter um dissipador de calor, mas o VSoC nem se quer esquenta tanto quanto o VRM do Vcore.

Bela explicação hehehe

Entao, so pra esclarecer que eu tava so falando sobre as placas da gigabyte mesmo, nem entrei no merito da MSI, por isso falei que eram iguais...

• Curtir 1
Postado

@Brc Obrigado, as placas da gigabyte eu acho decentes nessa linha, o problema é que o preço delas é muito salgado, principalmente da linha AORUS sendo que o VRM é exatamente igual, a Gaming X possui o MESMO Freaking VRM da B450 AORUS PRO WIFI. que custa quase R$1.000.00 que é quase o preço de uma X570 TUF Gaming que possui um VRM muito, mas muito mais forte.

• Obrigado 1
Postado

Bom Dia Colegas de forum,

Achei essa placa aqui que provavelmente é uma intermediaria melhor e com certeza aguenta um overclock básico. Vou comprar ela. Pagar um pouco mais mas com certeza não vai queimar se usar blender kkk, apesar que a M também é suficiente, mas não tem os vrm de cima, só os do lado onde esquenta mais, então pra previnir vou ir de Pro e não ter mais paranoias.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99110

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Brc Obrigado, as placas da gigabyte eu acho decentes nessa linha, o problema é que o preço delas é muito salgado, principalmente da linha AORUS sendo que o VRM é exatamente igual, a Gaming X possui o MESMO Freaking VRM da B450 AORUS PRO WIFI.

Nossa bom saber disso 

2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

que custa quase R$1.000.00 que é quase o preço de uma X570 TUF Gaming que possui um VRM muito, mas muito mais forte.

Nossa acho que me salvou agora

Postado
1 minuto atrás, Mydred disse:

Bom Dia Colegas de forum,

Achei essa placa aqui que provavelmente é uma intermediaria melhor e com certeza aguenta um overclock básico. Vou comprar ela. Pagar um pouco mais mas com certeza não vai queimar se usar blender kkk, apesar que a M também é suficiente, mas não tem os vrm de cima, só os do lado onde esquenta mais, então pra previnir vou ir de Pro e não ter mais paranoias.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99110

adicionado 0 minutos depois

Nossa bom saber disso 

Nossa acho que me salvou agora

Hahahaha, olha só rapaz haha, sorte que avisei, pois o pessoal pensa direto nessas placas que na verdade são decentes, só que o problema é o prelo que é muito mas muito salgado.

Por R$700 você pega a MSI que tem um VRM melhor que essa de R$900. Além de ter um VRM melhor tem o BIOS Flashback, que permite você atualizar o BIOS sem processador e até sem memória.

Outro exemplo, essa X570 que mencionei se trata dessa à seguir:

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-X570-PLUS-BR/

No caso ela já tem um VRM que até aguenta um overclock num Ryzen 9 3950X. Ela já possui um VRM de "14" fases sendo 4 fases reais para o Vcore e 2 para o Vsoc. As fases do Vcore são triplicadas, ou seja "totalizando 12 fases", sendo elas Dr.Mos SiC639 de 50A(melhores que os simples mosfets de alta e de baixa) usando um PWM ASP 1106GGQW que controla até 6 fases, sendo nesse circuito 4+2 como você pode ver no vídeo à seguir:

PS: No vídeo ele testou até o Ryzen 7 2700X em Overclock que passa dos 100A.

• Obrigado 1
Postado

Vou de Gigabyte B450 Gaming X , acho que aguentar algum overclock LEVE, realmente se for pagar mais caro melhor pular para ASUS TUF GAMING X570-PLUS/BR 600 conto a mais, até acho que vale a pena mas eu não vou usar tudo isso, eu só queria sair da placa que não tem vrm e qualquer overclock explode se usar blender no máximo. Acredito já ter saído da situação de perigo! Não tava afim de usar uma placa sem vrm, usar blender, e a placa queimar em 1-2 anos por causa que não tem vrm.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103413

Postado

@Mydred Cara, pegue a MSI e seja feliz... a X570 é mais para quem quer CPU ainda mais parrudo que esse seu. Essa B450 da gigabyte, você já precisa de airflow no VRM(por mais que pouco) para não superaquecer. Vai na MSI e evite dor de cabeça. Cara a da MSI está R$50 a mais para ter um VRM melhor até para upgrades futuros.

MSI B450 Gaming Plus - R$699

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Mydred Cara, pegue a MSI e seja feliz... a X570 é mais para quem quer CPU ainda mais parrudo que esse seu. Essa B450 da gigabyte, você já precisa de airflow no VRM(por mais que pouco) para não superaquecer. Vai na MSI e evite dor de cabeça. Cara a da MSI está R$50 a mais para ter um VRM melhor até para upgrades futuros.

Vou ver aqui se consigo ver a diferença, vou ser sincero. Como passou muito tempo que eu não via montagem de pc, muita tecnologia nova e estou meio em parafuso. Mas eu agradeço muito sua ajuda, Talvez eu não teria problema se tivesse escolhido um Ryzen 5 3600 ou 2600, mas eu quis montar um pc com ryzen 7 2700, ai achei o 2700x, ai a placa-mãe acabou não tendo as indicadas do forum, mas por fim achei essas placas que vocês estão indicando que não são as tradicionais que acabam muito rápido. Então agradeço e muito toda ajuda, pra quem montou i5 3330 há mais de 7 anos, muita coisa mudou, mas depois de ler bastante, estou satisfeito.

5 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Essa é melhor que a Gigabyte B450 Gaming X?

Postado
16 minutos atrás, Mydred disse:

Vou ver aqui se consigo ver a diferença, vou ser sincero. Como passou muito tempo que eu não via montagem de pc, muita tecnologia nova e estou meio em parafuso. Mas eu agradeço muito sua ajuda, Talvez eu não teria problema se tivesse escolhido um Ryzen 5 3600 ou 2600, mas eu quis montar um pc com ryzen 7 2700, ai achei o 2700x, ai a placa-mãe acabou não tendo as indicadas do forum, mas por fim achei essas placas que vocês estão indicando que não são as tradicionais que acabam muito rápido. Então agradeço e muito toda ajuda, pra quem montou i5 3330 há mais de 7 anos, muita coisa mudou, mas depois de ler bastante, estou satisfeito.

Essa é melhor que a Gigabyte B450 Gaming X?

Sim o VRM dessa da MSI é melhor, veja o por que aqui:

Neste tópico eu expliquei em detalhes o por que o VRM dela é superior.

Citação

o VRM desta B450 é um bom VRM, no caso é uma placa-mãe que possui 6 fases sendo 4 para o Vcore(alimentação do processador) e 2 para o VSoC(Cache, IMC, iGPU). Sendo essas fases controladas por um PWM RichTek RT8894A que consegue controlar até 6 fases, sendo neste circuito trabalhando em 4+2. Quanto as fases em si, essa placa utiliza 2 mosfets de alta 4C029N de 46A(34A à 80ºC +/-) e 2 mosfets de baixa 4C024N de 78A (58A à 80ºC +/-), isso nas 4 fases do Vcore e nas 2 fases do VSoC. Em si essa placa consegue tranquilamente segurar um Ryzen 9 3900X e até um 3950X em stock. 

• Obrigado 1
Postado

O VRM da gaming plus é melhor, por 60 reais eu iria nela. Mas obvio que depende do seu alvo de investimento. Na kabum era mais de 100 reais de diferenca, por isso nem cogitei ela pra voce....

PC é igual carro, adiciona 50 ali, 100 dali e o ceu é o limite hehehe

Mas realmente, se puder colocar mais 60 pela MSI, é melhor...

Nao esqueca do frete de cada loja tambem.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Achei a MSI B450 Gaming Plus Max no mercado livre um por 780, era a ultima, acredito que dei sorte, pelo preço da terabyte ficou uns 30 mais caro. Compararam ela a tomahawk. Valeu galera

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!