Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, colaboradores deste Fórum ! 

O meu provedor de Internet me entrega 150Mbps Download e 75Mbps Upload. Contudo, existe uma boa diferença entre os meus dois computadores !!

Minha Rede:

Modem do Provedor (150/75Mbps), um Huawei Ecolite HG8245H, onde estão conectados os cabos de Fibra ótica do Provedor, na LAN1 um Switch TP-Link TLSG1005G e na LAN2 o meu computador (cabo direto).

No Switch estão conectados: Porta1 - Cabo que vem da LAN1 (Modem Provedor) 

Porta2 - Cabo para sala conectando uma Smart TV Samsung 49"

Porta3 - Cabo para o quarto do meu filho conectando um Computador (ASUS ROG)

Porta4 - Cabo para outro Quarto conectando um TVBOX TX9 

Ao fazer um teste no meu computador (cabo direto do modem), me deparei com apenas 98Mbps de Download. Então, fui nas configurações do Adaptador de Rede e mudei  de "Auto Negociação" para "1.0Gbps/Full duplex" e deu tudo certo !

Ao tentar fazer o mesmo procedimento no computador do meu filho (também com 98Mbps), que está conectado ao Switch na Porta2, não houve mais conexão com a Internet ! A conexão só retorna se ficar em "Auto Negociação"...

Onde está o problema ? Na distribuição dos cabos no Switch, ou isso não tem nada a ver ?

Pro favor me ajudem, quero por 150Mbps também no computador do meu filho !!! 

(O guri está "P da vida"... 🙄)

Desde já, agradeço a colaboração de vocês !!! 👍

Postado

@Aloysio_Paredes Bom dia!
Seria bom verificar a integridade do cabo que chega até o PC do seu filho, assim como a crimpagem.

Como teste e se for possível devido a forma como estão passados os cabos, sugiro que:

1. retire o cabo que está na porta 3 do switch e ligue o seu PC lá a fim de averiguar se a porta está trafegando os ~150Mb conforme esperado;
  2. retire o cabo que está na porta LAN 2 e ligue o PC do seu filho, também para mesma verificação citada anteriormente.

Espero ter sido claro e que consiga fazer os testes.

Responda posteriormente para sabermos os resultados.

• Curtir 1
Postado

Bom dia, esse assunto é bem abrangente e pode ter uma serie de fatores que impede na precisão do teste e internet.

Primeiro, verifique se todas as portas são gigabit ethernet assim ele pode chegar até 1gb/s caso o contrario ela é fast ethernet chegando no máximo há 100Mbit/s.

Segundo, antes de verificar a velocidade da internet você precisa desabilitar todo o outro trafego da rede para ter uma precisão maior, pois se alguma coisa estiver utilizando a banda o valor muda, também recomendo fazer o teste de mais de uma plataforma, pois elas podem apresentar diferentes valores.

Terceiro, verificar a integridade dos cabos, fontes, componentes, etc...

se não possuir nenhum problema tenta resetar o switch e refazer a configuração deixando todos na mesma Vlan ou separando, dai vai de gosto pessoal ou necessidade.

• Curtir 1
Postado

1529901722_ESPECIFICAESSWITCHTP-LINKTL-SG1005D.thumb.jpg.cecb639bcaf85e9f595649a63d00e5f1.jpg1869381906_ESPECIFICAESSWITCHTP-LINKTL-SG1005D_2.thumb.jpg.47c898a3c6a3c06796adb7c9c7ae35ad.jpg

6 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

@Aloysio_Paredes Bom dia!
Seria bom verificar a integridade do cabo que chega até o PC do seu filho, assim como a crimpagem.

Como teste e se for possível devido a forma como estão passados os cabos, sugiro que:

1. retire o cabo que está na porta 3 do switch e ligue o seu PC lá a fim de averiguar se a porta está trafegando os ~150Mb conforme esperado;
  2. retire o cabo que está na porta LAN 2 e ligue o PC do seu filho, também para mesma verificação citada anteriormente.

Espero ter sido claro e que consiga fazer os testes.

Responda posteriormente para sabermos os resultados.

Obrigado pela ajuda !

Infelizmente eu não tenho como conectar o meu PC ao Switch, pois este se encontra em outro ponto bem distante, na cozinha, (quadro de comunicações) de onde partem todos os cabos para outros cômodos. O Modem da Operadora foi instalado na sala de jantar, para melhor distribuição do sinal de Wifi, onde também fica o meu PC. 
Quanto ao estado do cabeamento eu creio que estão perfeitos, a Internet está chegando ao PC do meu filho, só não atinge mais de 100Mbpa. 
Um abraço !

adicionado 12 minutos depois
4 horas atrás, Lightfury disse:

Bom dia, esse assunto é bem abrangente e pode ter uma serie de fatores que impede na precisão do teste e internet.

Primeiro, verifique se todas as portas são gigabit ethernet assim ele pode chegar até 1gb/s caso o contrario ela é fast ethernet chegando no máximo há 100Mbit/s.

Segundo, antes de verificar a velocidade da internet você precisa desabilitar todo o outro trafego da rede para ter uma precisão maior, pois se alguma coisa estiver utilizando a banda o valor muda, também recomendo fazer o teste de mais de uma plataforma, pois elas podem apresentar diferentes valores.

Terceiro, verificar a integridade dos cabos, fontes, componentes, etc...

se não possuir nenhum problema tenta resetar o switch e refazer a configuração deixando todos na mesma Vlan ou separando, dai vai de gosto pessoal ou necessidade.

Obrigado pela atenção !

Quanto a capacidade do Switch, eu vou verificar pelo modelo na Internet se ele tem as saídas Giga ou se é apenas Fast.

Sim ! Como sempre, eu desabilitei todo as outras conexões e tráfego de internet para fazer os testes de velocidade, e fiz o mesmo teste com 2 plataformas diferentes, Speedtest e RJnret.
Quanto a integridade dos cabos, como descrevi acima, a internet chega a todos os pontos, mas não passa de 100Mbps. Pode ser que o TIPO de cabo não seja adequado, mas pelo que me parece, são ! 

Não é possível dar "Reset" no Switch (não há botões), e, pelo pouco que sei, não dá para acessar suas configurações internas como se faz com um modem/roteador via IP.
Um abraço !

adicionado 16 minutos depois

Eu tenho um Modem/Roteador (nunca sei a diferença entre eles...) da Cisco com WIFI sem antena. No caso o meu Switch ser "Fast Internet", eu posso colocá-lo como "Bridge" no lugar do Switch ? 

adicionado 26 minutos depois

Aí estão as especificações técnicas do meu Switch !

Postado

Todos os seus equipamentos precisam ser gigabit (placa de rede cabeada e wireless)

Modem, Roteador e Switch também

Cabeamento CAT5-E

Postado
12 minutos atrás, roblox_gamer disse:

Todos os seus equipamentos precisam ser gigabit (placa de rede cabeada e wireless)

Modem, Roteador e Switch também

Cabeamento CAT5-E

Obrigado pela ajuda !

Como mostra a imagem acima, o Switch é Gigabit e as especificações dos cabos que vão para os outros cômodos (inclusive o PC do meu filho) são: Furukawa Multilan U/UTP 24RWGx4P. Posso ter me enganado com alguma letra das especificações, não estava escrito de forma clara !

Um abraço !

adicionado 47 minutos depois

Estou pensando em usar um Difusor (duplicador) de cabo, unindo o cabo da Operadora e do Quarto do meu filho, colocando-o antes da entrada do Switch que seque distribuindo para os outros 2 cômodos ! 1151212906_DUPLICADORDECABODEREDERJ451Mx2F_MODELO.jpg.079bdbca33da78ce5f5c214f95aacbe4.jpg

Postado

Eu desencanaria disso, Pois sendo 150 megas, Dois pcs estiverem em utilizaçao maxima vai dar media 75 mbps.

Uma tv e um pc ligado tambem daria uma media de 75 mbps

Se dois pc mais um tv ligada vai cair pra uma media 50 mbps cada.

È so uma questão psicologia querer ver os 150 megas no teste de velocidade. Fora os aparelhos celulares tambem roubando banda.

• Curtir 1
Postado
25 minutos atrás, Cadu Campos disse:

@Aloysio_Paredes Olá amigo, tudo bem?

Você sabe informar qual é o modelo da placa de rede do computador de seu filho? O mesmo é giga ou somente fast?

att;

Bom dia !

Ambos usam a rede da placa-mãe ASUS, Intel Ethernet Connetion (2) I219-V, que são giga !
Comparei as conexões dos cabos (da Operadora e os que vão para os cômodos), ambos tem o mesmo número de vias e dispostos na mesma sequência de cores...

Como disse acima, vou comprar uma "união" ou um difusor com três entradas fêmeas (entra o cabo da oberadora, saindo um cabo direto para o PC do Guri e outro vai para o Switch) ! Mesmo assim, desconfio das "Configurações do Adaptador de Rede". No PC do guri tem o "Jumbo Packet" (que está desabilitado), enquanto nas minhas configurações este não existe !
Obrigado pela ajuda !   

Postado

@Aloysio_Paredes Não recomendo utilizar um difusor (que geralmente se usa para conexão adsl usando rj11) caso tenha para rj45. Você vai ter problemas de lentidão e perdas de pacote provocadas por isto, pois é um equipamento que não faz o processamento do pacote como um switch faz.

Já atualizou o drive de rede do pc dele? já fez um teste retirando o pc dele e colocando no lugar do seu e testando no mesmo cabo? acredito que nesse caso temos de ir no ponto de eliminar os possíveis problemas para encontrar o que está provocando isto.

Outra coisa que já me deparei com problemas em alguns clientes, o bendito avast internet security, já tive alguns chamados de clientes reclamando que a banda não atingia ou problemas de mtu, verifiquei todo o circuito e estava funcional, porém, na rede do cliente não, ao desativar o avast o problema foi resolvido.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Cadu Campos disse:

@Aloysio_Paredes Não recomendo utilizar um difusor (que geralmente se usa para conexão adsl usando rj11) caso tenha para rj45. Você vai ter problemas de lentidão e perdas de pacote provocadas por isto, pois é um equipamento que não faz o processamento do pacote como um switch faz.

Já atualizou o drive de rede do pc dele? já fez um teste retirando o pc dele e colocando no lugar do seu e testando no mesmo cabo? acredito que nesse caso temos de ir no ponto de eliminar os possíveis problemas para encontrar o que está provocando isto.

Outra coisa que já me deparei com problemas em alguns clientes, o bendito avast internet security, já tive alguns chamados de clientes reclamando que a banda não atingia ou problemas de mtu, verifiquei todo o circuito e estava funcional, porém, na rede do cliente não, ao desativar o avast o problema foi resolvido.

A ideia de por o difusor é só para fazer uma conexão direta do Modem da Operadora com o PC do guri.

Com relação ao driver de rede, realmente não está atualizado... A Asus não dispõe dessa atualização para a placa dele, que é relativamente nova (7ª geração). O meu, que é de 8ª, tem todos o drivers para download. Como eu não gosto de baixar drivers de onde eu não conheço, está desatualizado !
Como descrevi acima, nós usamos o meso adaptador de rede, mas as "gerações" são diferentes (Chipset, por exemplo).

Usamos o Avast Premium e nunca tivemos problemas com ele, apesar de saber que ele é "problemático" !

Você saberia de onde eu poderia baixar os drivers, ao menos o da rede ? 

adicionado 14 minutos depois

Aí estão os teste de velocidade no meu computador :

1698852880_TESTEVELCRJNETMEUPC.jpg.d2404b75b772b165fd250f5832eb503c.jpg1647300122_TESTEVELCSPEEDTESTMEUPC.jpg.ac685a758c2fc68fb15a49c94d4e852d.jpg

Postado

Bom dia a todos !

Atualizei o driver de rede no site da Intel instalando o Proset, um excelente programa de diagnóstico de rede.

Depois de efetuar um teste de conexão, o programa acusou o erro abaixo:

1860969003_AND_STATUSCONEXODEREDEINTEL.thumb.jpg.b725146286eb7aecd06f94fd40c6e52b.jpg

Ou seja, algum outro aparelho conectado ao switch (Smart TV ou TV Box) não conseguem conexões acima de 100Mbps. Com isso, toda a rede ligada ao switch é "igualada" pela menor taxa de Mbps !

Estou correto ? 

Postado

@Aloysio_Paredes Olá amigo!

Não deveria ter esse comportamento visto que o switch tem gerenciamento independente por porta, porém, é uma linha de raciocínio a se pensar... Você já conectou o cabo de rede que usa no pc do seu filho, diretamente na ONU (router) do provedor?

att;

Postado
36 minutos atrás, Cadu Campos disse:

@Aloysio_Paredes Olá amigo!

Não deveria ter esse comportamento visto que o switch tem gerenciamento independente por porta, porém, é uma linha de raciocínio a se pensar... Você já conectou o cabo de rede que usa no pc do seu filho, diretamente na ONU (router) do provedor?

att;

Bom dia, Cadu !

Ainda não consegui conectar diretamente o PC ao Modem da Operadora... Parece brincadeira, mas sempre surge algo que o cara tem que fazer e eu não posso parar o PC dele ! 

Vou fazer um teste: Colocar um cabo do Modem OP até o Switch, e do Switch até o PC do Zé Arruela, assim eu já elimino a possibilidade do Switch estar "roubando" (TV + TVBOX), e, depois colocarei um cabo direto (este eu terei de comprar, são uns 10 metros do Modem ao PC). Mesmo que o primeiro método venha a dar certo, ainda terei de adicionar a SmartTV e o TVBOX para saber que o Switch está funcionando corretamente, sem "influências" downloads limitados a 100Mbps. Se der "zebra", eu já saberei que tenho de instalar um cabo direto (sem passar pelo Switch) pelos conduítes daqui de casa !

Só para você saber: Coloquei o meu Roteador LinkSys (Cisco) conectando somente o PC do "Zé", mas ainda utilizando o cabeamento antigo (conduítes) e continuou a 98Mbps...  

Assim que eu fizer os testes, publicarei aqui os resultados !

Obrigado pela atenção que você está me dando, Cadu. Tenha um excelente dia !!!  👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!