Ir ao conteúdo

Erro "Reboot and select proper boot device...", nem pendrive bootavel funciona.

Ir à solução Resolvido por f_neto,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, 

Apesar do tema ter varios post aqui, nenhum deles me ajudou, então resolvi fazer este.

Dentre as soluções que tentei estão:

- Limpeza do pc por inteiro (ja tava precisando mesmo);

- Resetar a BIOS (retirada da pilha por alguns minutos);

- Testei o computador somente com o essencial: hd, placa de video, memória e processador(retirei entradas de energia para usb frontal,de audio, ventoinhas);

- Tirei todos os HDs e deixei somente um pendrive e um hd externo bootaveis com o win7.

Em todas essas ocasiões continuou apresentando os mesmo problemas de não encontrar sistema ou dispositivo bootavel.

Resumindo, ele não da boot com o hd(SSD com SO win7), e também não ler o pendrive ou o hd externo q tenho, ambos com o win7 bootavel.

Obs: pendrive é novo de 16gb.

Coloquei algumas imagens das configurações da BIOS.

Segue config:

- placa-mãe ga 970 gaming gigabyte;

- Processador Fx 6300;

- Memória 8 gb ddr3( 2 pentes de 4gb);

- Placa de video RX 580 4gb;

- Fonte corsair cx 430w 80plus bronze

- SSD kingston 240gb(SO);

- HD 1tb WD (para arquivos).

Queria ter a opinião da galera, porque suspeito que seja a pilha(apesar de não ter dado problema no horário) ou a fonte que não está passando energia suficiente pra Placa, ou o pior, a propria placa-mãe q não esteja distribuindo essa energia.IMG_20200311_220151-min.thumb.jpg.c3ae58ea99a84ad8125a9c648f0970ab.jpgIMG_20200311_220227-min.thumb.jpg.2140fcb735fddb722ffb7ed0f95aee08.jpgIMG_20200311_220243-min.thumb.jpg.de11d5f97133a83fa25d224a333fe625.jpgIMG_20200311_220806-min.thumb.jpg.25a2fea05382df0538b079469af57d64.jpg

Postado

A mensagem diz que não encontrou um dispositivo bootável

Acredito que não tenha instalado o Windows 7 no modo UEFI GPT então não configure nada no BIOS para este modo

Use o modo BIOS Legacy, a não ser que realmente tenha instalado o W7 para o modo UEFI GPT

Postado

@f_neto valeu por tentar ajudar man.

Eu instalei o w7 em mbr. Essa tela de setup das imagens apesar de diferente das mais antigas, ela já vem preparada pra você configurar seu SO, caso seja w8 ou + , ou entao se for outro SO(w7, xp). Na 3° imagem em windows 8 features está "other OS". 

As outras configs em baixo também estão pra o modo legacy first mas também aceita se for UEFI (ele tem um boot mode com nome UEFI and legacy).

Mas fora esse problema de não encontrar o SO do nada(estava funcionando normalmente no dia anteriror) o pior é q ele não está lendo meu pendrive bootavel também,  É isso q nao consigo entender.

• Solução
Postado

O fato de não dar boot via disco pode significar que a partição responsável pelo boot está corrompida

O fato de não dar boot via pendrive pode ser a maneira que preparou o pendrive, use o Rufus mas nele terá que configurar conforme o modo em que está a placa-mãe e o formato do disco, veja um tutorial

https://postsinfo.blogspot.com/2016/02/criar-usb-bootavel-com-o-rufus.html

• 2 semanas depois...
Postado

@f_neto Isso do SO está corrompido eu já previa(pelo erro mostrado), o que eu realmente estava sem acreditar era do PC não aceitar meu pendrive ou hd bootavel. Mas finalmente encontrei o erro, o GRANDE problema era apenas q a partição não estava Ativa (😵). Chega a ser uma vergonha pra mim kkkkkkk mas.... só conseguir detectar isso em outro computador, indo em gerenciamento de disco.

Ps: descobri logo após formatar que meu segundo HD(1tb) foi danificado, inclusive ele estava totalmente apagado. Apesar de poucos bad blocks não consegui recuperar alguns arquivos q mais me importavam.

Obrigado pelo suporte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!