Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asrock A320M-HD - instabilidade na placa de rede


Ir à solução Resolvido por Gabriel Bulleant,

Posts recomendados

Olá. Tenho aqui um desktop com a placa-mãe DDR4 Asrock A320M-HD. Após um incidente atmosférico (raio), a placa de rede onboard desapareceu por completo do gerenciamento de rede do Windows, é como se não existisse. Foi encaixada uma placa de rede offboard, e agora, apesar de haver reconhecimento e ela funcionar, a conexão é muito instável. Funciona perfeitamente por um bom tempo, mas depois simplesmente não funciona mais. O ícone de rede fica com uma exclamação laranja dentro do Windows e o comando PING dá todo tipo de mensagem de erro. Não adianta reiniciar o computador, não adianta reconectar o cabo de rede, não adianta trocar o cabo, não adianta conectar em outro link de rede, não adianta desativar e reativar a placa de rede. Simplesmente só volta a funcionar direito "quando quer". E outros computadores conectados na mesma rede não têm esse problema!

 

É possível que a sobrecarga eletromagnética do raio tenha danificado algo mais dentro do computador, além da placa de rede onboard?

O que posso fazer para sanar esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Sim é possível, geralmente quando vem uma descarga pelo cabo de rede queima a placa de rede mas em varios casos fez com que queimassem a placa-mãe já. Pode ser que o raio fez sua placa entrar em algum curto, ou ter danificado outro componente sim. Sua internet deve vir de linha telefonica acontece muito de queimar placa-mãe, geralmente queima só a placa de rede, mas parece que no seu caso danificou algo mais.

Para voce resolver isso verifique mesmo se é problema de hardware. Pode ser problea de driver da placa offboard, configurações de energia, recebimento de mbs etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gabriel Bulleant disse:

Sua internet deve vir de linha telefonica acontece muito de queimar placa-mãe, geralmente queima só a placa de rede, mas parece que no seu caso danificou algo mais.

Não, é fibra ótica. Ocorre que existe um cabo CAT5E de uns 90 metros ligando duas unidades da Prefeitura, e nessa tempestade, além do raio, caiu uma árvore sobre ele. Esse cabo deve ter servido de antena para receber as ondas eletromagnéticas do raio e, por meio delas, sobrecarregado a placa de rede onboard.

 

agora, Gabriel Bulleant disse:

Para voce resolver isso verifique mesmo se é problema de hardware. Pode ser problea de driver da placa offboard

Eu já tentei reinstalar o driver da placa offboard, e o resultado foi o mesmo. Você tem mais alguma sugestão do que posso verificar? Não sei verificar se é um problema de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 17/03/2020 às 17:58, Gabriel Bulleant disse:

@Rezando Casto Testa em outro computador a placa offboard pra ver

Não posso, o computador está na garantia do fornecedor, e o fornecedor é quem instalou a placa de rede offboard (cabeada), e em seguida re-lacrou o gabinete. Remover a placa de rede offboard (cabeada) iria invalidar a garantia.

 

Porém, nesse meio-tempo testei um dongle wifi USB neste mesmo computador, e assim, a rede funcionou sem problemas. Só não sei bem como isso me ajuda a provar que o computador possui uma avaria na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!