Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá amigos.
Preciso desenvolver um projeto wi-fi mas estou sem ESP12F, NodeMCU ou ESP32. Preciso de pelo menos 4 GPIOs + ADC.
Tenho alguns módulos ESP-01 e, pra não ficar parado, resolvi expandir o mesmo. Minha sorte é que os pinos SDA e SCL ficam nos cantos do invólucro, possibilitando assim soldar fios esmaltados de 0,2mm.  A unica dificuldade é soldar o pino 6, que é o ADC, mas colocando-se uma proteção, cobrindo com papel, fita crepe ou tinta a base de epoxi (mascara de solda) nos pinos adjacentes foi tranquilo. Vou fazer uns programinhas pra testar e depois posto o resultado.

Não consta na imagem, mas o SDA da I2C é o GPIO4. Já imaginaram como dá pra expandir o "bichinho", né!

ESP01_exp.jpg

esp01_adc.jpg

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Expansão para 8 entradas + 8 saídas com CIs CMOS ao invés do expander I2C PCF8574.

Observem que os pinos de seleção de entrada do 4051 e DATA e CLOCK do 74HC595 são compartilhados. Isto não interfere nem na leitura e nem na saída, uma vez que o lach do HC595 só passa para os pinos de saídas após um clock no seu pino 12. Basta criar as funções de leitura e escrina em cada pino na arduino IDE. 

Circuito de teste

sch_expand.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa Chicão... Me fez lembrar...

Certa feita, na época da pobreza ainda maior - acionei um display lcd16x2 com 2 pinos e um 74hc164, o que tinha pro almoço. Algo como:

-clock164 e enable16x2 no mesmo pino - clk/en

-enable num filtro RC

-pulsos dado e clock rápido acionavam o padrão da saída do 164

-clock rápido não deixa o enable ir a 1 e atuar devido ao R&C

-um pulso um pouco mais lento no pino clk/en dá tempo pro capacitor carregar e puft... liberava o display

Ideia 100% original de uma era sem net a qual, como você, eternizo enquanto dure e compartilho pros 'pobres' e menos desentendidos...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Boa Chicão... Me fez lembrar...

Certa feita, na época da pobreza ainda maior - acionei um display lcd16x2 com 2 pinos e um 74hc164, o que tinha pro almoço. Algo como:

-clock164 e enable16x2 no mesmo pino - clk/en

-enable num filtro RC

-pulsos dado e clock rápido acionavam o padrão da saída do 164

-clock rápido não deixa o enable ir a 1 e atuar devido ao R&C

-um pulso um pouco mais lento no pino clk/en dá tempo pro capacitor carregar e puft... liberava o display

Ideia 100% original de uma era sem net a qual, como você, eternizo enquanto dure e compartilho pros 'pobres' e menos desentendidos...

Pois é, Isadora. Nem adianta pedir componentes aqui nestes tempos difíceis que estamos passando (nem preciso citar o motivo, né). O jeito é se virar com o que temos em mãos. É nesta hora que o conhecimento de eletrônica se torna essencial para quem acha que só entender de programação, sem entender um datasheet, é suficiente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!