Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Clube do Hardware, queria tirar uma dúvida, eu irei comprar uma placa-mãe GA-AB350M DS3H v2 e um processador R7 2700X, eu tenho uma RX570 4GB, 12 GB de RAM, e minha fonte é uma TR2 600W, eu quero comprar a placa-mãe e o Processador porque minha placa-mãe é uma ASUS Maximus III Formula e ela é bem antiga e não aguenta o R7, o meu Processador é um  I3 530 2.94Ghz, ele também é bem antigo e muito fraco!! Eu tenho 1T de HD, troquei esse ano.... e ano passado comprei a RX570 4GB... a unica coisa que quero saber é se a GA-AB350M DS3H v2 é boa e se ela aguenta o R7 2700X e o RX570... por favor me ajudem!!!!!!

Postado

A sua placa-mãe suporta processador AMD 3ª geração Ryzen ™ / 2ª geração Ryzen ™ / 1ª geração Ryzen ™ e também suporta sua placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado

@BixcoitoSafadin Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega vamos lá, ao se utilizar esse Ryzen 7 2700X que a propósito é um baita processador temos que nos atentar sobre o VRM da placa-mãe. Por que isso? Pois a exigência deste processador no VRM é imensa, similar a um Ryzen 9 3900X. Ou seja placas mães B450/B350 que não possuem dissipador de calor no VRM estão fora de cogitação, pois superaquecem os mosfets causando throtling e ao longo do tempo pode queimar a placa-mãe até danificando outros componentes.

Vamos analisar esta placa-mãe, esta B350M-DS3H-V2 sem dúvida é um excelente custo benefício para processadores mais simples. 

No caso essa placa-mãe possui um VRM de 6 fases sendo controlado por um PWM da Intersil ISL95712 que consegue trabalhar em até com 7 fases, neste circuito o VRM trabalhar em fases. Sendo 3 fases para o Vcore responsável pela alimentação do processador(fornecer a corrente necessária e tensão de trabalho). E 3 fases para o VSoC responsável pelas tensões e correntes do IMC(controlador de memória do CPU), APU(placa de vídeo integrada), memória Cache(dentro do CPU) entre outras coisas.

Cada fase do Vcore possui 4 C.I., sendo 1 mosfet de alta da ONSemi 4C10N de 46 ampers(34A à 80ºC) e 2 mosfets de baixa da Onsemi 4C06N de 69A(52A à 80ºC), juntos de um gate driver acionador que aciona a fase com o sinal do PWM, sendo ele um Intersil ISL6625A. Já o VRM do VSoC é um pouco diferente, ele possui os mesmo componentes porém possui apenas 3 C.Is. por fase sendo 1 mosfet de alta(4C10N) + 1 mosfet de baixa(4C06N) + 1 ISL6625A. Sendo que apenas o VRM do Vcore possui dissipador de calor, já o do Vsoc não tem, mas como o Vsoc tem uma exigência muito baixa, chega a ser dispensável.

Veja a seguir:

2018110210350989_src.thumb.png.ac11cf8b481bac7efe19bd6a06b60380.png

Esta placa-mãe é capaz de entregar uns 75 ampers até uns 85A-90A sem problemas, acima de 90A-100A eu recomendaria que tivesse um bom air flow para que ajude a arrefecer o calor que seria dissipador no VRM.

O Ryzen 7 2700X em testes de stress como em blender(simulando um render pesado) exige por volta de 85A-100A que é similar a de um Ryzen 9 3900X. A placa aguenta? Aguenta mas a temperatura pode ficar meio alta passando dos 90ºC que com o passar do tempo pode acabar reduzindo a eficiência dos mosfets e até causando thermalthrotling.

Para um CPU deste porte, eu recomendaria placas como a B450 Gaming Plus. Para saber mais sobre o VRM dessa da MSI veja este tópico a seguir onde eu analisei para um usuário que recomendei esta placa.

PS: A explicação está no "post 39".

O que você poderia fazer é pegar um Ryzen 7 2700 sem o X que tem uma exigência muito menor e tem folga neste VRM. Tendo a mesma performance do 2700X.

29 minutos atrás, Otaldevini disse:

A sua placa-mãe suporta processador AMD 3ª geração Ryzen ™ / 2ª geração Ryzen ™ / 1ª geração Ryzen ™ e também suporta sua placa de vídeo.

Vale salientar que ao atualizar o BIOS para a 3º geração elimina-se compatibilidade com Ryzens de 1º geração.

E sim essa B350 aguenta também essa RX 570.

• Curtir 2
Postado

Opa, boa tarde. @BixcoitoSafadin tenho quase o mesmo kit que você pretende adquirir, a diferença é que aqui uso com um ryzen 2600 a 4,05 ghz com oc, ele chega a 100A em teste de stress e as coisas começam a ficar meio quentes por aqui, se deixar o teste rodando por mais de 5m o vrm ultrapassa 110º C e começa a dar throtling, ai tenho que finalizar o teste. Pra um 2600x sem over ela funcionaria normalmente, um 2700x ficaria bem no limite, daria pra usar, mas tem que ter um gabinete bem ventilado e não ficar exigindo muito em testes pesados, eu recomendaria por segurança algo pouco melhor, com 4 fases no vrm. Tem a a320m expedition da asus que é muito bonita e barata, tem 4 fases e já levaria ele melhor, problema é que não permite OC e é bem limitada no geral

• Curtir 1
Postado

@Rafael_S.Pereira Exatamente, perto desta exigência de corrente é necessário ter um bom dissipador, o superaquecimento decorre por ser um dissipador simples.

Quanto as A320... discordo, VRM das A320 na grande maioria são muito inferiores, e PLACAS MÃE sem dissipador de calor para este CPU são fora de cogitação.

Qual modelo você se refere? Seria este:

ASUS EX-A320M-GAMING

Caso seja isso é uma A320 com esteroides hahahaha, possui um VRM similar a B450M-DS3H porém é um pouco inferior, pois não é somente a quantidade de fases que ajuda, mas sim a qualidade dos mosfets e do dissipador de calor além de outros fatores como o número de camadas do PCB etc.

No caso este VRM dessa A320 é controlado por um PWM ASP 1106GGQW capaz de controlar até 6 fases, sendo neste circuito 4 para o Vcore e 2 para o VSoC.

No VRM do VCORE encontramos 4 C.I.s por cada fase, sendo:

1x Mosfet de alta ONSemi 4C09N de 52A

2x Mosfet de baixa ONSemi 4C06B de 69A (52A à 80ºC)

1x gate driver acionador Richtek RT9611C

No VRM do V-SoC encontramos 5 mosfets:

2x 4C09B

2x 4C06B

1x RT9611C

Como podemos ver à seguir:

w7fINSM7SZmOwYJF_setting_000_1_90_end_1000.thumb.jpg.5cfd05c0614000e103860e328f5b98db.jpg

No caso ela teria um desempenho muito similar a essa B350M-DS3H ou pouca coisa superior, mantendo temperaturas um pouco menores, mas ainda sim acho uma péssima compra, pois ela possui um custo caro para uma A320.

PS: Espero que tenha ajudado.

• Curtir 3
Postado

compativel, é, tenho uma exatamente

mas esse 2700x é muito bruto pra ela, o meu tá com overclock e fica proximo do 2700x e ela já quase nao aguenta, eu nao subo mais o over do processador porque ela nao aguenta, simplesmente.. imagine esse processador q já tem um clock alto por padrão

eu iria pelo menos de b450, gastaria mais, mas ficaria tranquilo com relação ao uso seja diario, seja jogando ou trabalhando.. 

• Obrigado 1
Postado

@GabrielLP14  Essa mesma, por ter 4 fases ela aguentaria melhor, ficaria ainda meio que no limite, mas já seria o suficiente se ele tivesse o minimo de airflow no gabinete, pois se ele escolheu a b350, quer dizer que a orçamento dele para placa-mãe é pequeno, ai fica inviavel recomendar uma placa que custa > 2x o preço da que ele planejou

@rodrigo.dcvieira Minha build tem muitas similaridades com a sua também pelo visto, mesmo adaptador wifi, mesma mobo, mesma vga etc

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Rafael_S.Pereira disse:

@GabrielLP14  Essa mesma, por ter 4 fases ela aguentaria melhor, ficaria ainda meio que no limite, mas já seria o suficiente se ele tivesse o minimo de airflow no gabinete, pois se ele escolheu a b350, quer dizer que a orçamento dele para placa-mãe é pequeno, ai fica inviavel recomendar uma placa que custa > 2x o preço da que ele planejou

@rodrigo.dcvieira Minha build tem muitas similaridades com a sua também pelo visto, mesmo adaptador wifi, mesma mobo, mesma vga etc

Concordo, mas não acha que um 2700 seria uma vantagem maior?

Pois desta maneira ele teria um desempenho idêntico ao 2700X e esta B350 aguenta com folga o 2700.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Concordo, mas não acha que um 2700 seria uma vantagem maior?

Pois desta maneira ele teria um desempenho idêntico ao 2700X e esta B350 aguenta com folga o 2700.

Sim, tudo depende do preço que ele for pegar, um 2700x entregaria 10% a mais em performance geral, mas normalmente o preço a mais não compensa sendo que um 2700 pode chegar facilmente no nivel de performance do 2700x, claro se a placa-mãe suportar overclock para isso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...