Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal. Queria tirar uma dúvida, to achando meu processador muito quentinho.

Hoje esta fazendo 21c. No teste do occt chegou pegar 89c mantendo entre 70 e 75c. Em jogos é normal ele pegar fácil quase 80c

Os coolers estão a 100% incluindo os do processador.

Tudo em stock

Cooler hyper 212 turbo, novo. Ficava mais quente então eu tirei os coolers vermelhos que vem nele, são bem fracos na moral, e coloquei 1 do meu outro Hyper 212x + 1 akasa Vyper fazendo um push pull. Ambos tem 2000rpm + ou -

Config: asus tuf b360, i5 9600kf, RTX 2060 Super Galax EX, 16gb 2666mhz, 1 tb nvme, 2 tb hdd, corsair cx550, 6 coolers no gabinete, sharkoon TG5 (troquei os coolers padrão que eram horríveis).

Sei que a mobo não faz Overclock, eu não ia comprar esse processador desbloqueado mas paguei 949 enquanto o bloqueado estava mais caro.

A pasta térmica é a que veio no cooler da Cooler master. Já tirei e apliquei novamente.

Acham normal ou pode ter algo errado?

Recomendam alguma pasta térmica?

Postado

Acho que já vi temperaturas melhores com esse processador em stock em jogos usando coolers como o 212.
Mas podem variar conforme a configuração de cada um.

Esse gabinete veio com 3 fans frontais?
Pelo que recordo essas fans são do tipo slim com espessura 20 mm.
Talvez o painel por ser restritivo, o ideal seria terem incluído fans padrão de 25 mm.

Chegou a verificar as temperatura em outros componentes, placa de vídeo, placa-mãe, discos rígidos.
Se quiser tem o HwMonitor disponível aqui.

A Intel tem um utilitário próprio de teste disponível aqui.
Execute esse teste, mas se as temperaturas ficarem alta é melhor abortar.

Postado

@EdsonSM rodei o teste da intel, deu o resultado da imagem em anexo.

faz agora 16c aqui na minha cidade (RS)

Sim, ele veio com 3 fans frontais e mais 2 atras. porém quase não faziam vento e substitui por 6 Gamemax GMX-GF12R, que diziam ter 87cfm mas parece bem menos. porém já faz mais "vento" que as outras.

Pelo HW Monitor as outras temperaturas parecem ok, e a placa de vídeo nunca vi passar dos 70c em jogos.

temperaturas.PNG

91602645_1054386518280666_1950941323150229504_n.jpg

91615730_1124956224514027_1182715572480114688_n.jpg

• Curtir 1
Postado

Pelo teste e fotos está tudo certo.

Apenas não consegui ver o posicionamento correto das 2 fans do 212.
As fans tem que soprar em direção da saída de ar traseira:

Cooler-Master-Hyper-212-LED-installation

Air-Flow-of-the-Fan.jpg

Dependendo do lote, tem chips que aquecem mais e outros menos.
Assim creio que essas temperaturas sejam normais, o 212 está se mostrando limitado com o processador em 4.3 Ghz.
Não sei dizer se desativando o turbo boost, limitando a 3.7 Ghz as temperaturas ficariam mais baixas.

Acabei achando um vídeo aqui, mostrando temperaturas do 9600K em jogos usando o wc de 240.
Teve momentos dependendo da % de carga, a temperatura passou dos 70C.

Postado

@EdsonSM 

os coolers estão soprando o ar para fora (direção do cooler de trás).

Então está normal? não pensei que ele esquentaria tanto, rsrs.

Acabei de sair de um FX6300, com o Hyper 212x ele fazia 50c no máximo, então achei bem estranho essa temperatura.

De qualquer forma obrigado ;)

você recomenda alguma pasta térmica para compra? eu vejo um pessoal recomendando muito a Artic silver mas não encontro ela nas lojas online, no ML tem mas sou bem desconfiado xD 

• Curtir 1
Postado

Já tive o 212, é um cooler decente com certeza, mas dependendo do cpu seu desempenho é um pouco limitado.

Lembro de ter visto temperaturas mais baixas do 9600K, mas como disse pode variar conforme configuração de cada um e os chips de lotes diferentes.

O FX-6300 tem limite de temperatura 70C.
O sensor da linha FX digamos é digital, não mostra a temperatura real do processador.
A temperatura é um valor calculado a partir de uma fórmula que usa sua própria escala.
O sensor é mais preciso com o cpu em load, com temperaturas a partir de uns 35C - 40C.

Não sei qual a pasta que veio junto.

Caso tenha vindo o Mastergel, a pasta é de boa qualidade:

404.jpg

Já vi revisões do 212 vindo com a bisnaga com nome genérico Cooler Master:

TCR1-c04.jpg

A pasta apesar de não tem especificações divulgadas atende as necessidades.

Mas creio que não vale a pena trocar a pasta que veio com o 212.

Só se preferir utilizar uma pasta mais conceituada.

A AS5 embora seja uma pasta com formulação antiquada ainda é considera boa.
Só se atente que ela é capacitiva, não pode ser aplicada em trilhas com risco de danificar componentes.

Particularmente recomendo o MX-4.

Mas existem várias outras tão boa quanto como Gelid, Deepcool, Mastergel.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...