Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual roteador wireless mimo gigabit beamforming


Posts recomendados

bom dia,

 

estou pesquisando qual roteador preciso para substituir meu multilaser re163.

 

minha conexão é NET , penso em um modem que use porta gigabit e tenha sinal forte.

 

moro em um apartamento rodeado por vários prédios e tem um monte de wifi em volta.

 

andei  pesquisando e fiquei na dúvida sobre qual marcar optar.

pesquisei por um roteador que tenha:

- dual band

- mimo

- gigabit

- beamforming

 

achei estes:
-  D-link DIR-841
-  TP-Link Archer C6

- Tenda AC10

Eu sei que TP Link é uma marca durável e com sinal forte...  D-link não sei se é durável e com sinal forte...
e o Tenda (marca chinesa) tenho receio..

Agradeço sugestões..

estes modems que eu pesquisei estão na faixa de 250 a 300 reais (já com frete)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você abrir estes roteadores, vai ver que todos usam os mesmos chipsets da Broadcom, o hardware deles é praticamente igual. O que muda é a quantidade de CPU/RAM. Eu sempre tive problemas com TPLINK em conexões que demandam muito, pois ele sempre tem pouco CPU/RAM. Eu recomendo o DLink, pois tem mais recursos de configuração, e é um dos poucos que MIMO funciona de forma razoável (se seus dispositivos suportarem, claro). Não tenha receio de "marca chinesa", pois Tenda, DLink e TPLINK são chinesas kkkkkk

Eu recomendo DLink, mais recursos de configuração e tecnologia mais recente. O veredito final é seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Rafael Delazeri disse:

Se você abrir estes roteadores, vai ver que todos usam os mesmos chipsets da Broadcom, o hardware deles é praticamente igual. O que muda é a quantidade de CPU/RAM. Eu sempre tive problemas com TPLINK em conexões que demandam muito, pois ele sempre tem pouco CPU/RAM. Eu recomendo o DLink, pois tem mais recursos de configuração, e é um dos poucos que MIMO funciona de forma razoável (se seus dispositivos suportarem, claro). Não tenha receio de "marca chinesa", pois Tenda, DLink e TPLINK são chinesas kkkkkk

Eu recomendo DLink, mais recursos de configuração e tecnologia mais recente. O veredito final é seu.

Rafael obrigado pela dica..

Mas desses ai me parece que o único que não tem "beamforming" é o DIR-841
ou seja, o sinal não tem a tecnologia que ele forte para atravessar paredes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mcgal Mas cara, beamforming não atravessa paredes, isso é marketing barato (na verdade é tirar sarro do consumidor). Beamforming é uma técnica que tenta direcionar o sinal de transmissão do roteador para um certo ângulo de espaço, geralmente em roteadores domésticos, eles formam uma dupla ou trio com antenas naquele ângulo, geralmente onde se encontra o maior número de clientes. Se seu problema são paredes de concreto, o que pode acontecer é você ter os clientes recebendo um sinal bom, mas com certa dificuldade em transmitir o sinal. Eu comprei um router da Tenda em 2018, o AC10, ele tá em média de R$240, passa um pouco do seu orçamento, mas funciona bem o MIMO, pois bati quase quase uns 190Mbps em 2.4Ghz. E tem beamforming, que será útil se você tiver os dispositivos não muito dispersos pela casa, tipo um na ponta, outro no andar de cima etc. E eu achei a potência de sinal dele boa, atravessa umas 3 paredes de concreto, a partir daí o sinal já começa a diminuir a intensidade (natural da tecnologia), e suas antenas tem ótima sensibilidade e é dual band 2.4GHz / 5GHz. Vale lembrar também que MIMO só vai funcionar com dispositivos compatíveis, que suportam mais de um stream.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Delazeri revisando aqui o DI-841 tem sim beam forming.. só que o nome na dlink é "smart beam"...
eu não tenho parede de concreto, é meu apartamento que tem 3 paredes normais.. o modem fica no meio, e 2 smart tv em cantos opostos... cujo sinal fica bem ruim..  ai eu joguei o artifício de fixar  o canal 1 do modem (ao invês de usar a seleção automática) e o sinal ficou mais forte  e aparentemente resolveu...


eu fiquei tentado ao ac10, mas fiquei com dúvida.
1) você acha que o sinal do ac10 vai ser a mesma coisa do tp archer c6?
2) o ac10 tem garantia de 7 anos, mas isso é no brasil ?  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada nas especificações dos dois. Ambos transmitem a uma potência máxima de 30dbm. O Tenda tem uma CPU mais rápida 1GHz vs 700MHz no TPLINK, ambos têm 128MB RAM e de 16~32MB de ROM (se você pretende custom firmware, vai ser difícil em ambos). Em questão técnica, são iguais, porém o TPLINK é mais fácil de configurar e tem mais recursos, o Tenda por sua vez se sai bem melhor na frequência padrão de 2.4GHz. Me conte sua experiência com o quê escolher depois. Não sei te dizer sobre garantia (embora eu nunca tnnha tido problemas de defeito com routers, nem em nenhum cliente que eu já instalei. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Rafael Delazeri disse:

Dei uma olhada nas especificações dos dois. Ambos transmitem a uma potência máxima de 30dbm. O Tenda tem uma CPU mais rápida 1GHz vs 700MHz no TPLINK, ambos têm 128MB RAM e de 16~32MB de ROM (se você pretende custom firmware, vai ser difícil em ambos). Em questão técnica, são iguais, porém o TPLINK é mais fácil de configurar e tem mais recursos, o Tenda por sua vez se sai bem melhor na frequência padrão de 2.4GHz. Me conte sua experiência com o quê escolher depois. Não sei te dizer sobre garantia (embora eu nunca tnnha tido problemas de defeito com routers, nem em nenhum cliente que eu já instalei. Abraços.

na questão preço fiquei namorando o dir-841 ou dir-842  (o 842 tem portas full-gigabit  , mas na realidade não pretendo utilizá-lo como switch ou hub... o que pretendo futuramente é utilizá-lo futuramente é na porta wan mesmo quando pegar um plano +100mbits  , mas isso futuramente então se já vou gastar pretendo ter um modem que suporte isso futuramente)

o archer c6, vejo muito reclamação sobre a questão do QoS, dizendo que não funciona etc..

o Dlink-841 tem tudo mimo/beamforming/porta gigabit...   e pelo que parece tem também processador de 1ghz
porém a flashrom é 8mb e a memória ram é de 64mb   
mas o QoS parece que funciona (não vi reclamações sobre ele) alias parece que esse modem não tem muitos reviews sobre ele... 

mas o preço está muito interessante..
não sou um usuário pesado, quero um roteador para dentro de casa que não sofra com sinal pois meu apartamento é grande.. geralmente 3 dispositivos (celular) e 2 smarttvs  (em cantos extremos da casa, sala e quarto)

a garantia de 5 anos da dlink parece ser interessante (na dlink brasil, pelo jeito)
se o "modem" não esquentar e ficar travando ... ai é bom...

você diz que gosta mais dos d-link... conhece esse Di-841 ?  me parece que é um irmão melhorado do Di-825 (que seria uma boa opção porém não tem mimo e nem beamforming..)

Dir-841 (preço bom)
https://www.submarino.com.br/produto/1641205541/roteador-wi-fi-ac1200-mu-mimo-ipv6-tr-069-dual-band-4-antenas-gigabit-10-100-1000-dir-841

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mcgal Esse router da D-link é vendido na Índia e Rússia como DIR-841. Aqui no Brasil ele é vendido pela D-link como TR-069. Ele é recente, de 2019. Na Amazon Índia, deram uma nota média de 3,8 de 5. Não achei nenhum review técnico sobre ele, mas em questão de hardware, ele com certeza usa o mesmo chipset do Tenda, aliás tecnicamente são idênticos nessa questão. Acho que muda o software deles, parecem ser a mesma plataforma. Você disse que as STVs estão em cantos extremos, se forem opostos um ao outro, você deve deixar o router no meio do ambiente, ou beamforming não vai ajudar muito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Delazeri disse:

@mcgal Esse router da D-link é vendido na Índia e Rússia como DIR-841. Aqui no Brasil ele é vendido pela D-link como TR-069. Ele é recente, de 2019. Na Amazon Índia, deram uma nota média de 3,8 de 5. Não achei nenhum review técnico sobre ele, mas em questão de hardware, ele com certeza usa o mesmo chipset do Tenda, aliás tecnicamente são idênticos nessa questão. Acho que muda o software deles, parecem ser a mesma plataforma. Você disse que as STVs estão em cantos extremos, se forem opostos um ao outro, você deve deixar o router no meio do ambiente, ou beamforming não vai ajudar muito. 

O nome dele é DIR-841 mesmo, e tem o irmão dele Full-Gigabit que é o DIR-842,
TR-069 pelo que eu entendi no site da d-link é a função que permite criar servidor remoto para configuração sendo que a d-link disponibiliza o dela também..

mas como o preço dele tá bom demais.. eu pensei em pegar o d-link841
você disse que prefere os modens da link, já pegou algum desta familia?  8xx ?  é estávél, etc.. ? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mcgal disse:

O nome dele é DIR-841 mesmo, e tem o irmão dele Full-Gigabit que é o DIR-842,
TR-069 pelo que eu entendi no site da d-link é a função que permite criar servidor remoto para configuração sendo que a d-link disponibiliza o dela também..

mas como o preço dele tá bom demais.. eu pensei em pegar o d-link841
você disse que prefere os modens da link, já pegou algum desta familia?  8xx ?  é estávél, etc.. ? 
 

Isso mesmo. Acho que a confusão com os nomes é devido nesses sites de marketplace os anunciantes não conhecem o produto e como eles importam e o produto é novo, a referencia que achar nos sites eles colocam como nome. As vezes até mesmo o fornecedor coloca o nome errado. Acontece também de colocarem as duas informações como nesse anúncio do Submarino aí em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2020 às 14:35, Rafael Delazeri disse:

@mcgal Esse router da D-link é vendido na Índia e Rússia como DIR-841. Aqui no Brasil ele é vendido pela D-link como TR-069. Ele é recente, de 2019. Na Amazon Índia, deram uma nota média de 3,8 de 5. Não achei nenhum review técnico sobre ele, mas em questão de hardware, ele com certeza usa o mesmo chipset do Tenda, aliás tecnicamente são idênticos nessa questão. Acho que muda o software deles, parecem ser a mesma plataforma. Você disse que as STVs estão em cantos extremos, se forem opostos um ao outro, você deve deixar o router no meio do ambiente, ou beamforming não vai ajudar muito. 

Comprei o DIR-841, agora é 10 dias para chegar...
as críticas negativas com relação a ele foram raras e de pessoas que receberam produto defeituoso ou que pelo que descrevem não sabem configurar o roteador.

já as positivas são muitas dizendo que o roteador consegue cobrir áreas onde o AC10 e TP-link não cobriam..
acho que o sinal do D-link e um pouco mas forte... não é uma Brastemp mas parece ser um pouco melhor. rs


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 20/04/2020 às 21:18, Rafael Delazeri disse:

@mcgal Pra mim qualquer marca é melhor que TPLINK, a única que consegue ser pior é a Multilaser kkkkkk

Boa sorte com o novo router!

Sinal muito bom...  cobre todo apartamento...  demorei 1 minuto para configurá-lo e colocar com o mesmo nome do antigo..rs
mas tem muitas opções, bem fácil de navegar no setup dele,  depois no site da DLink baixei o manual para ir olhando com calma, só achei em inglês (para mim não há problema) mas em português se tiver vai ajudar a outras pessoas.
fiz a mudança em 2 minutos, despluguei o roteador antigo, pluguei o novo, entrei nele e mudei o nome de rede e senha e funcionou de primeiro.
observei que o sinal está mais forte, e no roteador antigo no 2.4ghz ele ia até o canal 11, esse dlink 841 vai até o canal 13.. ou seja, é uma zona onde o sinal de 2.4ghz fica menos congestionado porque praticamente nenhum modem que eu vi pega esse canal..  mas deixei no automático porque queria ver como ele se comporta com interferência, para mim valeu a compra. Deixei ambas as redes ativadas 2.4ghz e 5ghz.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mcgal Eu também uso o canal 13. Ele é proibido nos EUA, geralmente usam ele na Europa e no Japão. Por isso é quase impossível vermos por aí esse canal liberado. Mas o único problema é que às vezes dispositivos feitos pro mercado norte americano não aceitam esse canal. Eu comprei o Tenda pra testar essa semana, e achei super limitado em configurações, comprei pra usar de AP mesmo senão iria devolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

alguém sabe se existe alguma configuração especial no DIR-841. porque estou tendo problema com alguns aplicativos no meu telefone, q quando estou usando na rede wi-fi dele o app não conecta de jeito nenhum. ja tentei de tudo lá, desligar o WMM, botei o DNS do google, 8.8.8.8 pra ver se ajudava e nada. estou usando ele como access point porque fico longe do local do cable modem. 
ahh e outra pergunta, não relacionada ao DIR-841, algum de vcs sabe se existe um limite de conexões no cable modem Technicolor usado pela NET/Virtua?? porque estou achando q pode existir uma relação com isso. 

 

obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@mcgal como seu roteador tem se saído atrás de 3 paredes? Tem como fazer esse teste aí? Tem algo de ruim pra falar dele? Ele está com algum problema de ficar caindo a conexão ou algo do tipo? Quero comprar o DIR-842, única diferença são as portas /1000. Pode fazer o teste usando a conexão atrás de 3 paredes e informar se fica estável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 29/04/2020 às 18:31, Rafael Delazeri disse:

@mcgal Eu também uso o canal 13. Ele é proibido nos EUA, geralmente usam ele na Europa e no Japão. Por isso é quase impossível vermos por aí esse canal liberado. Mas o único problema é que às vezes dispositivos feitos pro mercado norte americano não aceitam esse canal. Eu comprei o Tenda pra testar essa semana, e achei super limitado em configurações, comprei pra usar de AP mesmo senão iria devolver. 

Gostaria de aproveitar a conversa e expor meu caso, pois sou leigo e estou precisando demais de ajuda numa situação similar, fico muito grato se você puder.
Moro em uma cidade pequena, o provedor de internet tem fibra ótica, mas só fornece planos até 100mb por conta dos equipamentos. Eu pago um plano de 80mb e o provedor me fornece uma ONU Huawei simples e antiga (HG8120h), ela não tem wifi nem nada, só tem 2 portas LAN, mas já andei pesquisando no Google e parece que uma dessas portas é giga (a outra é fast). O que faço é mandar por cabo de rede o sinal dessa ONU pra um roteador simples 10/100 (TP-Link WR941nd) e desse roteador mando sinal por cabo e por wifi pros meus aparelhos em casa.
Pois bem, a operadora agora tá com planos de até 300mb também na fibra, porém, ela não fornece equipamento (ONU ou roteador), então, se eu quiser (e eu quero) aumentar minha velocidade, preciso comprar eu mesmo o equipamento, cuja sugestão da própria operadora é que eu compre um AC 1200 (gigabit com 2 bandas). Essa sugestão me deixou em dúvida, pois esses roteadores não são ONU, não têm entrada pra fibra, ou seja, me parece que eu teria que ligar ele de qualquer forma por cabo na minha ONU velha pra receber o sinal. Ora, vale a pena gastar 400 reais num AC 1200 pra ligar numa ONU antiga dessas? Vou conseguir tirar o melhor do aparelho? Ou é melhor eu comprar uma ONU que tb já faça o papel de roteador, que já seja giga com 2 bandas, e usar só ela como aparelho único?
Desculpe o incômodo, você me pareceu bastante entendido, se puder me ajudar, na orientação, sou muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 29/04/2020 às 17:08, mcgal disse:

Sinal muito bom...  cobre todo apartamento...  demorei 1 minuto para configurá-lo e colocar com o mesmo nome do antigo..rs
mas tem muitas opções, bem fácil de navegar no setup dele,  depois no site da DLink baixei o manual para ir olhando com calma, só achei em inglês (para mim não há problema) mas em português se tiver vai ajudar a outras pessoas.
fiz a mudança em 2 minutos, despluguei o roteador antigo, pluguei o novo, entrei nele e mudei o nome de rede e senha e funcionou de primeiro.
observei que o sinal está mais forte, e no roteador antigo no 2.4ghz ele ia até o canal 11, esse dlink 841 vai até o canal 13.. ou seja, é uma zona onde o sinal de 2.4ghz fica menos congestionado porque praticamente nenhum modem que eu vi pega esse canal..  mas deixei no automático porque queria ver como ele se comporta com interferência, para mim valeu a compra. Deixei ambas as redes ativadas 2.4ghz e 5ghz.
 

Olá, dei uma olhada nos seus comentarios e queria saber como está indo seu roteador e se esta suprindo o desejado, pois fiquei na mesma duvida entre o Tp-link C60 pelo fato de ter 5 antes ou com o D-link DRI 841 pelo fato de ser Gigabit... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Buenas pessoal, tudo bem?

Apos assistir uma live sobre estes modelos da DLINK - DIR841 e DIR842, https://www.youtube.com/watch?v=opb5biiQeuY... acabei comprando esta dupla para montar uma pequena rede, algo semelhante a uma rede mesh, com portas giga para internet acima de 100Mb e para ampliar o sinal na residencia evitando qualquer tipo de incompatibilidade entre linhas/fornecedores de routers/repetidores etc.  

A conexao que montei entre ambos é wifi, a distancia entre os dois routers é pequena e com poucos obstaculos. O sinal é forte entre os roteadores...

Resumindo: Nao estou satisfeito com o trabalho dessa dupla...

Tenho trocado alguns emails com a equipe de suporte da dlink, pois o DIR841 está como repeater da rede e por diversas vezes ele se perde, desconectando todos os clients, ocorrendo com frequencia.

Realizei algumas configurações recomendadas pelo suporte (estou trocando seguidos emails), além das configurações recomendadas pela dlink informa em seus videos no youtube. Fixei o mesmo canal em ambos equipamentos, etc e nada ameniza a constante queda de IP/internet.

Caso alguém tenha alguma dica, por favor compartilhe.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Em 22/07/2020 às 23:36, Skip Fish disse:

Gostaria de aproveitar a conversa e expor meu caso, pois sou leigo e estou precisando demais de ajuda numa situação similar, fico muito grato se você puder.
Moro em uma cidade pequena, o provedor de internet tem fibra ótica, mas só fornece planos até 100mb por conta dos equipamentos. Eu pago um plano de 80mb e o provedor me fornece uma ONU Huawei simples e antiga (HG8120h), ela não tem wifi nem nada, só tem 2 portas LAN, mas já andei pesquisando no Google e parece que uma dessas portas é giga (a outra é fast). O que faço é mandar por cabo de rede o sinal dessa ONU pra um roteador simples 10/100 (TP-Link WR941nd) e desse roteador mando sinal por cabo e por wifi pros meus aparelhos em casa.
Pois bem, a operadora agora tá com planos de até 300mb também na fibra, porém, ela não fornece equipamento (ONU ou roteador), então, se eu quiser (e eu quero) aumentar minha velocidade, preciso comprar eu mesmo o equipamento, cuja sugestão da própria operadora é que eu compre um AC 1200 (gigabit com 2 bandas). Essa sugestão me deixou em dúvida, pois esses roteadores não são ONU, não têm entrada pra fibra, ou seja, me parece que eu teria que ligar ele de qualquer forma por cabo na minha ONU velha pra receber o sinal. Ora, vale a pena gastar 400 reais num AC 1200 pra ligar numa ONU antiga dessas? Vou conseguir tirar o melhor do aparelho? Ou é melhor eu comprar uma ONU que tb já faça o papel de roteador, que já seja giga com 2 bandas, e usar só ela como aparelho único?
Desculpe o incômodo, você me pareceu bastante entendido, se puder me ajudar, na orientação, sou muito grato.

Boa noite caro amigo, vi a sua pergunta é fácil, não se mistura equipamento antigo com um novo, se possível mudar de plano, compre um roteador AC se possível um AX, cabeamento inclui também nas conexões, compre cabos patch cord industrializados de marcas confiáveis pode ser um categoria 6. Roteador bom pegue um  ASUS RT-AC59U, ele tem entrado de dois links de internet se quiser, para fazer um FAILOVER. site para compra: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107036&gclid=Cj0KCQjw6ZOIBhDdARIsAMf8YyHOeHyASsREr_NfWbRo1BAsTC9bL-BmMxckxjdIN_NJvc7d4xYO7a0aAuasEALw_wcB 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!