Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador está sobreaquecendo?


Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Enquanto jogo alguns jogos meu computador simplesmente congela. A tela fica congelada e não volta, mouse e teclado não funcionam mais, nem a luz do Caps Lock acende. Tenho que desligar o PC na fonte para conseguir utiliza-lo novamente.

 

(Tenho uma 1050TI e um FX8350 com 12G RAM DDR3, Windows 10, Fonte CORSAIR 600W, Meu PC é conectado diretamente na tomada)

 

Não existe um padrão, pode ser em um jogo pesado como Resident Evil 3 Remake, ou League of Legends e Sekiro. Baixei o AfterBurner para ver a temperatura, e quando acontece o congelamento o processador está entre 75-80 Graus, e a GPU está entre 70-75 Graus.

Estou com esse problema a muito tempo, resetei o Winodws e nada funcionou, também mexi em diversas configurações do registro e nada adiantou. Alguém sabe me dizer se isto é sobreaquecimento do PC, ou tensão, não sei, me ajudem!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom dia,

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Bom dia,

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA:

-Geforce GTX 1050TI

-AMD FX-8350

-GA-970A-DS3P (rev. 2.x)

-12 giga de ram ddr3 hyperx (3x4G)

-Fonte Corsair 600W

-HD: ST500DM002-1BD142 500GB

-SSD: KINGSTON SA400S37240G 240GB

-Windows 10 Pro Não Genuíno,  Versão 10.0.18363 Compilação 18363

-Nunca configurei Overclock neste computador.

- A BIOS está atualizada conforme minhas breves pesquisas.

 

 

 

 

1) Boa noite, testei o HD para ver se apresentava BADLOCK, não sei o que significa, mas ao fazer os testes apareceu que a saúde do meu HD estava crítica (segue anexo, não anexei do ssd porque não deu nenhum erro).

 

2) Sobre a temperatura, em modo ocioso o processador fica com uma temp de  30 a 50 graus celsius. E quando jogo o jogo mais pesado que tenho que é o Remake de Resident Evil 3, e temperatura do cpu fica de 70 a 80 graus celsius.( segue anexo da temperatura também dos componentes do meu pc em modo ocioso)

 

6) Não, não aparece nenhuma mensagem de erro, o PC somente congela e não descongela mais, nao tem som, nada ele so trava. Tenho que desligar na fonte para reutilizar o PC.

 

7) Meu PC é conectado na tomada.

 

Você acha que deve tentar outros testes, ou o problema é o HD mesmo? (Todos meus jogos são instalados no HD)

 

Nota: O PC parece congelar sem ordem definida, já aconteceu de congelar enquanto eu tinha apenas o Firefox aberto, e enquanto jogava também.

 

3 e 4) Não consegui realizar os testes de memória nem de benchmark da GPU.

 

Fico muito grato por sua ajuda e pelo seu tempo, e se eu precisar fazer outros testes por favor indique-os! Obrigado.

 

 

 

test 2 hd.png

test 3 hd.png

test hd 4.png

TEST HD 5.png

teste 1 hd.png

idle temp 2.png

idle temp 1.png

msinfo32.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Pelo visto localizamos o problema.

 

Seu HD esta com setores realocados, o que significa estar com badsector e para evitar perda de dados o HD realoca os lustres para outro setor.

Infelizmente seu HD perdeu a confiabilidade e não recomendo mas a utilização do mesmo, faça BK imediatamente e substitua o hardware.

 

Utilize o Software da WD DATALIFE GUARD em test full e veja se apresenta mais algum erro.

 

Sim, o congelamento provavelmente esta sendo por causa disso, o windows trava pois a "grosso modo" a agulha para em algum cluster defeituoso. ao realizar os testes coloque os ouvidos perto do HD e veja a agulha batendo repetidamente no momento que ele trava. Outra situação é que a tendência é piorar ok?

 

Faça o seguinte, retire o HD e instale um jogo no SSD e teste. se parar o problema era o HD.

 

abraços 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto

14 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Pelo visto localizamos o problema.

 

Seu HD esta com setores realocados, o que significa estar com badsector e para evitar perda de dados o HD realoca os lustres para outro setor.

Infelizmente seu HD perdeu a confiabilidade e não recomendo mas a utilização do mesmo, faça BK imediatamente e substitua o hardware.

 

Utilize o Software da WD DATALIFE GUARD em test full e veja se apresenta mais algum erro.

 

Sim, o congelamento provavelmente esta sendo por causa disso, o windows trava pois a "grosso modo" a agulha para em algum cluster defeituoso. ao realizar os testes coloque os ouvidos perto do HD e veja a agulha batendo repetidamente no momento que ele trava. Outra situação é que a tendência é piorar ok?

 

Faça o seguinte, retire o HD e instale um jogo no SSD e teste. se parar o problema era o HD.

 

abraços 

 

Ok, o HD é extremamente antigo e vou providenciar logo a substituição dele. Estava com esse problema a muito tempo e sou muito grato pela sua paciência e ajuda. Feliz Páscoa! E obrigado novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goudardu nao compre um water cooler, é muito caro e não vale a pena para um FX, busque um bom aí cooler uma pasta térmica decente

adicionado 0 minutos depois
agora, Italo Thiago disse:

@Goudardu nao compre um water cooler, é muito caro e não vale a pena para um FX, busque um bom aí cooler uma pasta térmica decente

https://m.kabum.com.br/produto/104708/cooler-para-processador-hoopson-led-vermelho-amd-intel-gt-190v?gclid=Cj0KCQjwm9D0BRCMARIsAIfvfIYEZq8TNHo-_F9ckH6Lzw4dG7dPNVDQUquqBEbau71rTF_mc5BxU5QaAgN6EALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Goudardu disse:

@Mr. Caio Augusto

Ok, o HD é extremamente antigo e vou providenciar logo a substituição dele. Estava com esse problema a muito tempo e sou muito grato pela sua paciência e ajuda. Feliz Páscoa! E obrigado novamente.

Estamos a disposição Dr.

 

Abraços conte conosco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Estamos a disposição Dr.

 

Abraços conte conosco

Boa tarde. Infelizmente após remover o HD estragado e continuar só com o SSD saúdavel o problema continuou. ( OBS: eu ainda reinstalei o windows novamente). Joguei Resident Evil 3 por longo período e ok, mas depois de um tempo jogando Sekiro o problema voltou. Será que é a placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Goudardu,

 

Esse processador nao tem video integrado, então dificulta mais para testar.

 

Vamos abaixar estas temperaturas, estão um pouco altas para um FX. Consegue realizar os testes com a tampa aberta, ar condicionado ligado, ventilador sob ele?

Ok, vou fazer os testes assim

adicionado 14 minutos depois
Em 13/04/2020 às 11:35, Italo Thiago disse:

@Goudardu nao compre um water cooler, é muito caro e não vale a pena para um FX, busque um bom aí cooler uma pasta térmica decente

adicionado 0 minutos depois

https://m.kabum.com.br/produto/104708/cooler-para-processador-hoopson-led-vermelho-amd-intel-gt-190v?gclid=Cj0KCQjwm9D0BRCMARIsAIfvfIYEZq8TNHo-_F9ckH6Lzw4dG7dPNVDQUquqBEbau71rTF_mc5BxU5QaAgN6EALw_wcB

esse cooler é compativel com meu FX-8350 e minha placa-mãe GA-970A-DS3P?

adicionado 15 minutos depois
15 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Goudardu,

 

Esse processador nao tem video integrado, então dificulta mais para testar.

 

Vamos abaixar estas temperaturas, estão um pouco altas para um FX. Consegue realizar os testes com a tampa aberta, ar condicionado ligado, ventilador sob ele?

so tirando uma dúvida, o congelamento que da no meu computador pode ser devido o computador desligando para nao danificar as peças por conta das altas temperaturas do processador, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
40 minutos atrás, Goudardu disse:

Ok, vou fazer os testes assim

adicionado 14 minutos depois

esse cooler é compativel com meu FX-8350 e minha placa-mãe GA-970A-DS3P?

adicionado 15 minutos depois

so tirando uma dúvida, o congelamento que da no meu computador pode ser devido o computador desligando para nao danificar as peças por conta das altas temperaturas do processador, correto?


Correto.

 

existe a possibilidade de algum componente do PC não ter sensor de temperatura e daí esquenta e desliga. você nem sabe a temp.

 

Eu estava com um problema de temperatura, o cooler box do Ryzen é um lixo, além de barulhento. Não sei como colocam aquilo junto do processador.

ja usei cooler box da Intel e nunca tive problema, mas esse da AMD meu amigo.. bela de uma porcaria.. 

 

troquei por um collermaster e resolveu o problema.

 

Para detectar eu removi a tampa e liguei o ar do quarto. Deixei ele torando e não travou.. foi aí que vi que era a temp. O que mais me espantou foi que ele estava nas margens que a AMD diz no quesito temperatura. Só depois que verifiquei que aquela margem é pro processador não queimar... mas abaixo daquilo ele não não funciona bem.

 

fora que a frequência do processador começou a alcançar 4.2 sendo que antes ia até 3.8 num pau velho...

 

Quanto a WC eu acho desnecessário sabe. Um bom air cooler já resolve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:


Correto.

 

existe a possibilidade de algum componente do PC não ter sensor de temperatura e daí esquenta e desliga. você nem sabe a temp.

 

Eu estava com um problema de temperatura, o cooler box do Ryzen é um lixo, além de barulhento. Não sei como colocam aquilo junto do processador.

ja usei cooler box da Intel e nunca tive problema, mas esse da AMD meu amigo.. bela de uma porcaria.. 

 

troquei por um collermaster e resolveu o problema.

 

Para detectar eu removi a tampa e liguei o ar do quarto. Deixei ele torando e não travou.. foi aí que vi que era a temp. O que mais me espantou foi que ele estava nas margens que a AMD diz no quesito temperatura. Só depois que verifiquei que aquela margem é pro processador não queimar... mas abaixo daquilo ele não não funciona bem.

 

fora que a frequência do processador começou a alcançar 4.2 sendo que antes ia até 3.8 num pau velho...

 

Quanto a WC eu acho desnecessário sabe. Um bom air cooler já resolve

Meu cooler atual tem 3 pinos, é um bem fuleiro mesmo. Você tem então algum Air Cooler pra recomendar? E me recomendaram o Hoopson GT-190V esse é bom?

adicionado 8 minutos depois
8 minutos atrás, Goudardu disse:

Meu cooler atual tem 3 pinos, é um bem fuleiro mesmo. Você tem então algum Air Cooler pra recomendar? E me recomendaram o Hoopson GT-190V esse é bom?

Também vi o cooler corax e achei interessante, vale a pena? Realmente é necessário os 4 pinos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Os dois são bacanas. 
 

o 3 pino o controle de velocidade é feito por tensão

 

o 4 pino o controle de velocidade é feito por PWM 

 

Não vejo diferença justificável de 3 ou 4 pino. Não muda nada para quem não quer travar velocidade por PWM

 

ah lembre-se de comprar uma boa pasta termica

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Os dois são bacanas. 
 

o 3 pino o controle de velocidade é feito por tensão

 

o 4 pino o controle de velocidade é feito por PWM 

 

Não vejo diferença justificável de 3 ou 4 pino. Não muda nada para quem não quer travar velocidade por PWM

 

ah lembre-se de comprar uma boa pasta termica

certo. comprei o Corax. agora vou esperar chegar e ver se o problema era a temperatura mesmo, até lá, vou aturar o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2020 às 18:14, Goudardu disse:

certo. comprei o Corax. agora vou esperar chegar e ver se o problema era a temperatura mesmo, até lá, vou aturar o problema.

Tem uma coisa que ainda não entendi, se o problema é a temperatura do processador, porque esse problema acontece até em jogos que não demandam processador com league of legends?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto

Em 14/04/2020 às 14:48, Mr. Caio Augusto disse:

Os dois são bacanas. 
 

o 3 pino o controle de velocidade é feito por tensão

 

o 4 pino o controle de velocidade é feito por PWM 

 

Não vejo diferença justificável de 3 ou 4 pino. Não muda nada para quem não quer travar velocidade por PWM

 

ah lembre-se de comprar uma boa pasta termica

10 horas atrás, Goudardu disse:

Tem uma coisa que ainda não entendi, se o problema é a temperatura do processador, porque esse problema acontece até em jogos que não demandam processador com league of legends?

Tem uma coisa que ainda não entendi, se o problema é a temperatura do processador, porque esse problema acontece até em jogos que não demandam processador com league of legends?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Qual a temperatura que ele chega quando trava?

Qual a temp maxima?

 

Dr, ai que esta... eu estava com um problema semelhante porém o meu rotava 100% quando eu jogava... era so fechar o jogo que congelava, ou algum programa.  Troquei o cooler e resolveu. O que eu acho é que existem componentes que nao possuem sensor e esquentam tb.

 

Testou a fonte tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Qual a temperatura que ele chega quando trava?

Qual a temp maxima?

 

Dr, ai que esta... eu estava com um problema semelhante porém o meu rotava 100% quando eu jogava... era so fechar o jogo que congelava, ou algum programa.  Troquei o cooler e resolveu. O que eu acho é que existem componentes que nao possuem sensor e esquentam tb.

 

Testou a fonte tb?

as temperaturas estão bem altas mesmos. espero que trocar o cooler resolva, ainda não testei a fonte pois não sei como realizarar esses testes. Meu cooler do processador so tem 3 pinos então não tem sensor de temperatura, creio eu. O novo que comprei tem 4. Vamos ver se isto resolve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
43 minutos atrás, Goudardu disse:

as temperaturas estão bem altas mesmos. espero que trocar o cooler resolva, ainda não testei a fonte pois não sei como realizarar esses testes. Meu cooler do processador so tem 3 pinos então não tem sensor de temperatura, creio eu. O novo que comprei tem 4. Vamos ver se isto resolve

 

Com relação aos pinos, nao tem relação um com o outro.

o sensor é no DIE do processador. o 4 fio é o modo de rpm do cooler (PWM OU tensão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!