Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou com um problema me perturbando a algum tempo. Sempre que decido abrir um jogo ou um programa mais pesado (por exemplo Photoshop) o computador desliga depois de algum tempo utilizando o programa.

Os desligamentos ocorrem apenas quando é exigido um pouco do notebook, ele funcionava perfeitamente, e de um tempo pra cá começou com esse problema.

Inspiron 14R 5437

Video: Intel HD Graphics Family (integrado) 

Intel Core i7 -4500u

8GB de RAM

Windows 10 Ver. 1903

Coisas fora do comum que o notebook tem apresentado além do desligamento:

- A bateria do notebook já não funciona a algum tempo então eu sempre utilizo ele diretamente na fonte, sempre que tento conectar a bateria ao notebook ele desliga, mesmo com o carregador ainda conectado;

- O nível de bateria apresentado pelo Windows é 255%, mesmo sem a bateria estar conectada;

- Um driver 'Intel (R) Series PCI Express Root Port #5 - 9C18' está com um ícone de alerta e em propriedades apresenta a mensagem: "O Windows não pode iniciar este dispositivo de hardware porque suas informações de configuração (no Registro) estão incompletas ou danificadas. (Código 19)";

- No site do fabricante, eles sugere instalar um driver da NVIDIA mesmo não possuindo a placa;

- Algumas vezes quando atualizo os drivers por como DriverBoost, um driver da Nvidia é instalado, mas eu não possuo placa Nvidia (mesmo testando com esse driver o notebook continua desligando);

- A tela do notebook dá algumas piscadas quando eu movimento ela e o segundo monitor continua funcionando normal.

Medidas Tomadas:

- Atualizei drivers do Chipset, Placa Gráfica, Áudio, e USB;

- Teste de memoria do Windows feito: OK;

- Teste de memoria do Dell Assist: OK;

- Teste de CPU do Dell Assist: OK;

- Teste de HD do Dell Assist: OK;

- Teste de PCI do Dell Assist: OK (mesmo um dos drivers não aparentar funcionamento no Gerenciador de Dispositivos);

- Temperatura do Processador: 55~61º em idle, 65~78º quando desliga (o que não parece alto para um notebook);

- Medidas como desabilitar Inicialização Rápida, economia de energia, diminuir desempenho do processador e etc já foram feitas;

- chkdsk /f  /r já foi feito;

- Correção de erros pelo Windows já foi feito (nada detectado);

- Os programas que causam desligamento já foram desinstalados e reinstalados;

- Fiz teste com Benchmark e apresentou o mesmo problema (desligou);

- O carregador do notebook foi trocado;

- A limpeza do hardware foi feita;

- Pasta térmica trocada.

Observações:

Os jogos que testei foram World of Warcraft e Minecraft, que não são jogos tão pesados assim;

Se deixo meu personagem parado, sem combate ou qualquer ação significativa o notebook varia o tempo de desligamento, podendo desligar em minutos e algumas vezes não desligando, alcançou 4 horas ligado uma vez e não desligou, porém sempre quando eu tento jogar o jogo de fato ele desliga 100% das vezes;

As vezes desliga na tela de loading do jogo, nem mesmo dando tempo do notebook esquentar.

Eu já não sei mais o que fazer, o notebook funciona perfeitamente, não apresenta nem quedas de fps dentro dos jogos ou congelamento em programas, tudo roda liso e sem travamento, porém há o desligamento.

Alguém já teve esse problema ou conhece alguma solução?

Desde já agradeço a atenção.

Postado
16 horas atrás, Douglas Feles disse:

A tela do notebook dá algumas piscadas quando eu movimento

Indicação de defeito no cabo flat que vai para a tela.

17 horas atrás, Douglas Feles disse:

sempre que tento conectar a bateria ao notebook ele desliga

A melhor forma seria de testar com outra bateria que esteja confiável, caso persista o defeito, tem de verificar o circuito na placa-mãe. Um teste importante, seria com uma bateria já carregada, fazer o teste de ligar somente pela bateria, como tambem verificar se consegue fazer o carregamento.

17 horas atrás, Douglas Feles disse:

Eu já não sei mais o que fazer, o notebook funciona perfeitamente

Defeito na bateria, ou em seu circuito de carga, como tambem defeito no cabo flat da tela, já seriam defeitos suficientes para o desligamento inesperado do note. O fato da placa-mãe não ter queimado de vez, seria porque o projeto de proteção é muito eficiente.

Minha sugestão, seria de normalizar os defeitos aparentes listados, para depois partir para uma análise secundária, sobre estes desligamentos inesperados.

Postado

@Reset2020 Entendo.

Atualizando:

Fazendo mais uns testes, diminui a potencia máxima do processador para 60% e consegui atualizar o driver que estava dando erro 'Intel (R) Series PCI Express Root Port #5 - 9C18'. O notebook depois disso demorou mais a desligar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!