Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Há alguns dias a bateria do meu Macbook Pro - Final 2013, entrou em colapso e não funciona mais, mas ele liga e funciona "normalmente" desde que ligado à tomada.

Acontece que, o desempenho do notebook despencou (MUITO) após isso.
Pelo que pesquisei parece haver uma relação entre: bateria removida afeta diretamente a performance.
Parece que a fonte original do Mac não é potente o suficiente para manter a máquina funcionando em plena carga e quando isso acontece ele usa a energia da fonte e da bateria em conjunto, então quando a bateria está ruim o SMC limita a performance da máquina para que não seja possível atingir a performance de pico e evitar assim o desligamento inesperado ou travamentos.

Alguns tutoriais na web mandam apagar um arquivo plist.
MASSSSS ao seguir o tal caminho, o modelo do meu mac não aparece lá.
De acordo com as Informações do Sistema possuo um MacbookPro11,1 e não tem esse na lista dos plist.

Alguém poderia me ajudar?

P.S Já redefini o SMC e mesmo assim a lentidão permanece

Links dos tutoriais que segui:
- https://www.makeuseof.com/tag/macbook-slow-battery-fix/
- https://youtu.be/qIF2KIh-CYY

Valeu pessoal!

Error.jpg

• 4 semanas depois...
Postado

Fala Rafael, tudo bem? 

Tenho um computador idêntico ao seu e ocorreu o mesmíssimo problema! Você conseguiu encontrar alguma solução? 

Do meu lado, eu fui pessoalmente na loja própria da Apple no shopping Morumbi. Eles rodaram um diagnóstico e atestaram que somente havia problema na bateria mesmo. Quiseram me vender a peça por mil e duzentos reais (junto com o keypad) e eu recusei o serviço, óbvio. 

Eu também encontrei a mesma possibilidade que você encontrou, de excluir o arquivo PLIST, mas também não encontrei o tal arquivo dentro da pasta. A razão que eu encontrei é que teoricamente nos sistemas operacionais mais atuais a a Apple desenvolveu um sistema de proteção que não permite acesso ou alteração de certos arquivos de sistema. Da uma olhada:

"If you are running on Mac OS X El Capitan and above, you might have problem to delete the plist file, this is because Apple introduced System Integrity Protection (rootless) mode as a security feature in OS X El Capitan. It prevents you (and programs) from changing root-level files even with your password. The protected directories are: /System, /bin, /sbin, /usr (but not /usr/local). The symbolic links from /etc, /tmp, and /var to /private/etc, /private/tmp, and /private/varare also protected, although the target directories are not themselves protected. Most preinstalled Apple applications in /Applications are also protected. please refer to here How to turn off Rootless (SIP, or System Integrity Protection) in OS X"

Eu fiquei com receio de desabilitar este SIP e parei por aí, ou seja, continuo com o mesmo problema. 

Você conseguiu avançar algo? 

Vamos compartilhando nossos avanços por aqui? Quem sabe a gente encontra juntos a solução? 

Abraços, 

Rodrigo. 

Postado

Olá Rodrigo! Tudo bem?

Então... também levei a autorizada (em BH não temos lojas próprias da Apple) e foi identificado que minha bateria teve um curto circuito sendo necessária ser substituída junto ao keypad. Me cobrariam 1200 para fazer as substituições - mas, infelizmente não posso arcar com isso agora.

No mais, cheguei a postar a mesma dúvida em diversos fóruns, (inclusive americanos), mas nunca obtive uma resposta.

Sigo usando o notebook BEEEEEEEEMMMMMM LENTO.

Já essa coisa do SIP eu nunca tinha visto. Continuarei buscando mais sobre.

E claro, vamos nos falando!

Abraços,

Eduardo.

Postado

@gutopereira @durafael

Fala Guto! Obrigado pela sugestão. 

Nestes dias fiz down grade formatando e instalando o El Capitain, o Yosemite e o Mavericks. Não consegui encontrar o modelo do meu macbook (Macbookpro11, 1) em nenhum destes sistemas operacionais. 

O mais provável é que eu tenha que desativar mesmo o tal do SIP, mas fico com receio de deixar a máquina vulnerável. 

Então, acabei reinstalando o Mojave mesmo e tentarei conviver com a máquina lenta mesmo. 

Valeu mesmo assim pela tentativa! 

Abraços! 

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Fala galera tudo bem 

Eu ganhei um Macbook Pro 13 2011 de um amigo 

e fiz alguns modificações como trocar o HD por SSD e aumentar a memória, de 4Gb para 8GB porém pretendo colocar 16GB 

porém percebi que esta bem lento mesmo com SSD pois a bateria dele estava inchada e removi ligando direto na tomada. 

estou a 2 dias validando se poderia ser um problema do SSD porém lembrei da informação do uso da bateria e desempenho. 

o meu dentro do 8.1 que aparece na lista acima, porém eu não consigo apagar o arquivo, 

sobre o SIP eu fiz o procedimento aqui você pode desabilitar aplicar o comando e habilitar novamente sem problemas, a função é justamente para nenhum virus entrar com mais facilidade "falando simplicado"

hoje eu tenho um Macbook pro retina 2012 e um Mac Mine 2011 , todos funcionando lindamente e com uma velocidade incrível

agora esse Macbook Pro 13 2011 ta me deixando  com a pulga atras da orelha rs  sinto pequeno travamentos e fato de você abrir um safari em um video no youtube maximizar e voltar já gera um lentidão processador ok , memória ok. 

por fim to quase arriscando comprar uma bateria no ML custando , 500,00 e colocar para ver qual é , 

ainda estou tentando colocar ele para funcionar com força total via fonte  se conseguir algo posto aqui.  

Postado

Minha namorada tem um macbook pro 2011, com um Core i7 (2 core/4 threads), 8Gb RAM, e SSD 500Gb Samsung EVO 850 que foi trocado há 4 anos. Ele foi comprado numa viagem a NY em 2012 quando o dólar ainda estava 1,79...

Acho ele ótimo, não percebo lentidão nenhuma para tarefas de uso básico do dia a dia, a bateria ainda esta com 450 ciclos. Ela nem pensa em trocar no momento, ainda mais com o dólar no patamar atual.

Tenho um iMac 2012, Core i5 3330S (4 core/4 threads), 8Gb RAM, SSD 500Gb Samsung EVO 860. Uso ele no trabalho e para tarefas do dia a dia também acho ele ótimo, nem penso em trocar no momento...

Resumindo, caso não de certo desativar o SIP, acho que vale a pena trocar a bateria pois com 8Gb de RAM e um SSD ele fica super rápido!

Acho 16Gb de RAM um exagero, e a não ser que voce utilize algum aplicativo que consuma tudo isso de RAM, colocar mais que 8Gb não trará mais rapidez.

Postado

@gutopereira , a bateria do meu teve apenas 127 ciclos de recarga e pifou (há dois anos atrás). A máquina ficou lenta desde então porque este arquivo "plist" diminui a performance da máquina no intuito de minimizar o consumo de energia. 

A Apple não só não se responsabilizou por uma bateria pifada tão cedo, mas me passou um orçamento de R$ 1.200,00 para reposição da peça. 

Recusei... 

Postado

@RodrigoMusico Tenta desativar esse arquivo "plist" apenas para observar se o desempenho realmente melhora? Qualquer coisa se voce não estiver se sentindo seguro é só ativar ele novamente...

Mas se melhorar muito a performance eu deixaria esse arquivo desativado e instalaria um bom Antivírus e um anti-Malware. Obviamente tambem não ficaria entrando em qualquer site e baixando arquivos desconhecidos.

Tentou instalar o Windows 10 via bootcamp? O windows tambem fica lento, ou essa lentidão é apenas no OSX?

Postado

@gutopereira obrigado, Guto,pelas dicas! 

No entanto, o nome do arquivo plist correspondente ao modelo do meu macbook não está presente dentro da respectiva pasta de arquivos plist. 

Sobre malwares, a hipótese não é válida porque eu formatei a máquina do zero pelo menos 8 vezes e a lentidão ocorre mesmo apenas somente com o sistema operacional instalado. 

A questão é simples: com a bateria danificada, o tal arquivo plist dá o comando para que o sistema fique lento na tentativa de resguardar a energia que supostamente ainda resta. Mas eu não consigo encontrar o tal arquivo plist na pasta de nenhum sistema operacional (já tentei pelo menos 4 deles instalando após as formatações que já fiz). 

Abraços! 

Postado

@RodrigoMusico Eu comentei do antivirus e anti-malware porque falaram aí em cima que desativando esse arquivo o computador ficaria mais suscetível a vírus...

Pelo que andei lendo, a fonte externa dos macbook não conseguem fornecer toda a energia que o notebook utiliza em full load, então para evitar desligamento repentino(e perda de dados não salvos) a apple utiliza esse artifício de reduzir o clock da CPU. 

Em outras marcas de notebooks que utilizam windows, alguns usam esse mecanismo de proteção e outros não. Então nos modelos que não possuem esse mecanismo de proteção, quando a bateria está danificada o computador as vezes desliga do nada e voce perde o trabalho que estava fazendo.

Pelo que li, no macbook daria pra desativar esse mecanismo de proteção e assim evitar a queda do clock do processador, porém voce ficará suscetível a esses desligamentos por falta de energia. Além do mais, se por acaso houver um superaquecimento do processador, o mecanismo de defesa que é justamente a redução do clock não irá funcionar, e consequentemente o seu processador pode queimar se isso acontecer. Por isso é recomendável instalar e deixar funcionando o tempo todo algum aplicativo de monitoramento da temperatura, pois se isso acontecer voce será avisado e poderá desligar o computador manualmente antes que queime o processador. 

https://portugnole.blogspot.com/2020/05/running-macbook-without-battery-lets-go.html?m=1

Postado

@gutopereira obrigado! 

Mas vou preferir conviver com a lentidão da máquina mesmo e ponderar se realmente vale a pena investir num Mac na próxima compra. Fiquei muito decepcionado com a marca, pois a bateria pifou com apenas 127 ciclos há mais de dois anos atrás... A Apple se omitiu. 

Grande abraço e obrigado. 

• Curtir 1
  • 8 meses depois...
Postado

Boa tarde amigos!! No meu caso foi realmente o defeito na bateria. Após trocada a bateria, porém tenho q descordar a respeito do Windows. O Mac só apresentava a lentidão no sistema Mac OS. Fiquei cerca de 16 dias usando somente o Windows 10 que rodava liso demais até a bateria chegar para mim. 

Postado

As vezes o Windows10 é mais leve que o MacOS e por isso ele não engasgava, mas isso não quer dizer que o desempenho não estava capado...

O certo seria fazer algum benchmark antes e depois de trocar a bateria como o do CPU-Z, só assim pra ter certeza.

Postado

Olá @Abnermoraesp...

Fiz isso que recomendou e de fato, funcionou.

A ventoinha está LOUCASSA!!!! Rodando muuuuito rápido.

No meu caso, a bateria foi removida - porque a substituição que custava R$ 1200 foi pra R$ 1600 aqui na minha cidade (não dá pra pagar).

Tenho usado um notebookzinho com Windows, enquanto o Macbook fica guardado numa gaveta. =(

• Triste 1
  • 2 meses depois...
Postado

@Abnermoraesp fiz o seu procedimento e tudo parecia correr bem (ventoinhas ligaram no máximo), até que meu Mac reiniciou e ficou nesse loop (vai até quase final da barrinha para entrar no MacOS e reinicia e assim repetidamente), tentei dar boot via BootCamp no Windows 10 e também não inicializou (ficou uns 10min dai desisti e desliguei).

Minha bateria estufou, então após ver seu comentário pensei em remover e usar ela nesse modo com as ventoinhas ligadas até o talo etc.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...