Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando identificar o problema em meu Desktop


Posts recomendados

Olá!

Bem, estou recorrendo fórum pois infelizmente não sei mais como proceder utilizando minhas buscas online, vamos lá.

Em 2013 montei um computador com a seguinte configuração:

Mobo - ASUS P8H61-M LX3 R2.0
Processador - CORE i5 3350P
Memória - 2x Memória 8GB DDR3 1600MHz (PC3-12800)
Vídeo - GTX660
Fonte - PS55MPBM 550w
HD - ST500DM002

Pois bem, depois de alguns anos a fonte parou de funcionar, então troquei ela por uma antiga que tinha aqui em casa, a fonte que tomou lugar tem como modelo: ST-500P-CG 500w

Outro tempo depois, o cooler do processador parou de funcionar e eu demorei a perceber, isso ocasionou que um dos sockets da mobo parou de reconhecer a RAM(eu fiz o teste das duas RAMs no socket que ainda funcionava, ambas funcionaram), assim guardei uma das RAMs para o dia que eu comprasse uma nova mobo. Troquei o cooler antigo pelo cooler Hyper T4 da Coolermaster(socket diferente, mas funcionou)

Então, recentemente o pc parou de ligar de vez, "do nada", um dia simplesmente não ligou mais. Não dava vídeo e nem fazia o "bip" que eu creio ser o sinal de que a placa-mãe passou o sistema pro HD. Mas continuava acendendo e ligando todos os coolers, inclusive o interno da placa de vídeo, por isso considerei que o problema não era a fonte. Por tanto, comecei a fazer os seguintes testes:

- Realoquei as RAMs novamente, em dupla e individualmente, alternando os sockets.
- Testei o vídeo na placa de vídeo e também direto na mobo, com a placa de vídeo retirada.
- Retirei a bateria da mobo e fiz o procedimento de segurar o botão "power" do gabinete para retirar toda a energia.

Nada surtiu efeito. Cheguei a conclusão que o problema seria na mobo, por tanto, comprei uma nova, modelo BMBH61-T da Bluecase, ou seja, a configuração atual do pc é:

Mobo - BMBH61-T
Processador - CORE i5 3350P
Memória - 2x Memória 8GB DDR3 1600MHz (PC3-12800)
Vídeo - GTX660
Fonte - ST-500P-CG 500w
HD - ST500DM002

A mobo nova chegou, instalei e continuou idêntico o problema, mesma reação em todos os aspectos. Assim, passei para a possibilidade de o problema ser no processador, dessa forma, peguei emprestado um processador compatível com um conhecido meu, que supostamente funcionava(afinal, 2 e 3 geração já ta bem antigo) para testar esse processador na mobo nova. Bem, como pode imaginar, não funcionou.

Dito isso, gostaria de ajuda para tentar descobrir onde se encontra meu problema. Agradeço desde já qualquer tempo gasto aqui comigo, estou a disposição para recolher mais informações que vocês eventualmente possam precisar para que o auxílio aconteça.

É isso, grande abraço a todos e fiquem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, aconselho dar um bom reset nas placas. É imprescindível você testar a sua placa de vídeo em outra placa. Seria bom você também ter certeza de que as rams estão em pleno funcionamento e não são incompetíveis com as tuas placas. Infelizmente só assim você vai descobrir o ou os defeitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom dia Ripperox.

 

Para uma fonte estar funcional não basta ligar. Não é porque a fonte liga os competentes do comutador que ela não esteja com problema.

 

Esta fonte por mais que a marca seja confiável, é um projeto antigo e defasado além disso é uma fonte antiga. Acontece que em gerações "atuais" os processadores utilizam de uma tecnologia relacionada a eficiência energética que as fontes mais antigas não possuiam o que pode causar este problema. Me recordo que ao sair as segundas geraçoes de processadores da intel, uma leva de fonte teve esta incompatibilidade e eu na época fui um dos sortudos. Eu tinha uma Corsair GS700W e ela simplesmente ficou incompatível após eu migrar de plataforma para a 4 geração Devil's da intel.

 

Resumindo, teste a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @Mr. Caio Augusto , obrigado pela resposta!

Então, eu usei essa fonte durante alguns anos, até que simplesmente chegou nesse problema que supracitei. Você crê que, mesmo assim, ela possa ser o possível problema? Digo, se fosse questão de incompatibilidade ela nunca deveria ter funcionado, correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você diz sobre trocar de plataforma, você diz o fato que eu mudei a MB? Se sim, é verdade. Mas o problema continuou, aparentemente, igual ao anterior.

A MB é nova sim, quanto a estar funcional, é algo que também me perguntei. Mas a questão é que eu não tenho como testar isso, no momento. Não possuo peças ou outro desktop que funcione para testar tal coisa tão minuciosamente. Então me resta partir do ponto de que ela funciona sim, já que é nova.

Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!