Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações.

 

Eu estive observando que alguns computadores na empresa onde trabalho estão recebendo uma internet com velocidade de 100 Mbps enquanto outros recebem com velocidade de 1 Gbps. Todos os cabos são U/UTP Cat.6, que trocamos recentemente.

 

Há alguns dias eu troquei o cabo de um desses computadores que estavam recebendo um sinal de 100 Mbps e notei que, ao mudar o padrão de crimpagem de T-568B para T-568A ele voltou a ter uma conexão de 1 Gbps. Detalhe, ambos eram partes do mesmo cabo, um Nexans Cat6 23AWG ANSI/TIA 568C.2. Presumi ter encontrado a origem do problema, mas testei um cabo Amp Netconect 24AWG ANSI/TIA 568B.1-2 em outro computador e notei que ele também conectou a 1 Gbps.

 

Encontrei neste tópico que o padrão dos cabos ao longo da rede não têm ligação nenhuma, mas...

  • No primeiro caso, o computador está ligado pelo T-568A a um keystone T-568B, ligado a um switch que recebe sinal através de um cabo T-568A ligado a outro Keystone T-568B, que chega ao switch principal.
  • Já no segundo caso, o computador está ligado pelo T-568B a um keystone T-568B ligado direto no switch principal.

 

Todos os cabos são partes do (mesmo) Nexans Cat6 23AWG ANSI/TIA 568C.2, com exceção do que liga o segundo computador no keystone.

 

Qual poderia ser o problema para que alguns cabos tenham uma internet 100 Mbps e outros 1 Gbps?

Aproveito pra levantar a dúvida: existe um "padrão melhor"? (T-568A, T-568B ou outro?)

Postado
5 horas atrás, Guilherme Martinho Luiz disse:

Encontrei neste tópico que o padrão dos cabos ao longo da rede não têm ligação nenhuma

 

Mas não haverá ligação nenhuma se todos os aparelhos tiverem o tal MID/MIDX.

 

Segunda coisa que não fala ali, é que quando o MID/MIDX atua, ele trabalha a cada tantas horas ele faz uma varredura na rede, que causa pico de latência na rede local.

 

Terceira coisa que já sabemos hoje nos dias atuai, é que uma rede 1000BASE-T usam todos os quatro pares de cabos para transmissão simultânea nas duas direções, Ou seja a interconexão entre um modem a um router no padrão A e depois do router no padrão b para o pc, só vai aumentar serviço extra no equipamento router, e consequentemente mesmo que pequena vai consumir processamento e energia.

Multiplique isso num ambiente que contenha 50 maquinas disputando banda por internet.

 

Por isso o padrão deverá ser sempre o mesmo do inicio ao fim, pelo menos tu terá a garantia que é um processo a menos para os modem, router ou seja la o que for, ficar processando à toa. automaticamente Aumentamos a confiabilidade e durabilidade da operação, visto que desse mau, nao será preciso ficar reiniciando redes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...