Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE!

 

Bom...ja de antemão vou deixar as config's do meu setup o mais detalhado possível para quem entenda do assunto ter a melhor noção da situação e poder opinar com mais segurança.

 

placa-mãe Gigabyte: GA-990FXA-UD3 REV: 4.0

Processador: FX9590 4.7ghz a 5.0ghz em teoria ksksksk

Cooler: Cooler Master HYBRID TEC V10 utilizado com pasta térmica Thermalright 2g condutividade 14.3w/m-k

Memórias Kingston 16GB: HYPERX 1866MHZ

Placa de Vídeo: Power Color R9 390 8GB

Fonte: SENTEY 1100W. 

Gabinete: Cooler Master storm trooper sempre usado aberto e ainda com 2 fans na frente e 1 embaixo para entrada de ar + 2 fans em cima e 1 atrás para saida de ar. 

 

Agora vamos a duvida de fato rsrsrsr bom...recentemente montei outra maquina baseada em ryzen pra jogar e afins, ai decidi que quero usar essa maquina para "brincar de overclocker" mas não consigo de jeito nenhum estabilizar o processador acima de 4.7ghz, tendo em vista que o boost do processador seria até 5.0ghz e ainda assim as vezes em 4.7ghz ja apresenta problemas, eu sei que o processador exige 220w de dissipação que os vrm's esquentam pra caramba, pois já fiz inúmeros testes mas não importa em qual frequência o processador esteja setado, se o processador chegar a mais de 60 graus e o vrm a 82 graus o pc apresenta problemas, mas é ai que esta a 'treta' pois pelo que entendi seu eu setar a tensão  muito acima o processador e o vrm esquentam e o pc apresenta problemas por aquecimento, se eu setar a abaixo o pc apresenta problemas por falta de alimentação, ja fui em varios foruns ver se acho algo a respeito, já coloquei fans em cima do vrm pra ventilar mas não adianta, o que me deixa encucado é que tem videos no youtube de outros com setups muitas das vezes sem o aporte que o meu tem e fazendo teste de stress a 5.0 ghz, pois bem se tiver alguem com experiencia no fx9590 em placas mães gigabyte e puder dar uma luz, serei seu dicipulo ksksksk no mais desejo-lhes muito boa noite!!!

 

 

 

 

  • 2 semanas depois...
Postado

Olá amigão, nunca tive um FX9590, mas já brinquei muito com o FX8350 e a minha MB é uma gigabyte 970ud3p 140w tdp igual a sua, vamos lá..

Em teoria essa MB não suportaria o FX9590 com configuração padrão, pois ele vai acabar setando 1.52v pra chegar em 5.0, o que exigiria 220W dos VRM e que pode colocar a fan que você quiser que os VRM não vão segurar decentemente, não é só questão de temperatura nesse caso..

Porém, ao menos nos FX8, existe uma "gordura" vamos por assim dizer no Vcore padrão de fabrica, sendo possivel estabilizar o mesmo clock com muito menos Vcore se você fizer manualmente, o meu FX8350 em stock joga 1.41v pra setar o turbo 4.2ghz e manualmente consigo os mesmos 4.2 com 1.35v, ficando muito mais frio e reduzindo muito o TDP, mas eu utilizo 4.5ghz/1.40v diarios..

 

Já fiz umas gambiarras com 2 ventiladores aqui pra brincar de "Overclocker" e consegui 4.7ghz/1.464v, acima disso o CPU já liga batendo limite de temperatura (devido meu cooler ser apenas razoavel) e trava, mas aparentemente a MB aguenta..

Já reparei que os FX somente aceitam efetivamente tensão a cada 0.012v, então independente do valor colocado na BIOS, ele não vai aumentar o valor até o adicional ser superior a este valor.. então no caso seria partindo de 1.404v q eu uso aqui:

 

1.404v/1.416v/1.428v/1.440v/1.452v/1.464v/1.476v...

No seu caso eu tentaria setar na bios o valor que você conseguir logo acima de 1.440v (tipo algo entre 1.443/1.449), setaria o Load Line Calibration em medium, setaria o multiplicador para 4.7ghz e faria o teste..

Se não estabilizar por falta de alimentação, mas seu cooler ainda segurar temperatura, iria subindo Vcore até conseguir setar 1.476v, acima disso acho muito difícil a MB ou seu cooler conseguir segurar..

Depois posta aí pra mim saber se deu certo!
Abraços..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!