Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Lost Byte Eu percebi que sempre tinha esse barulho da ventoinha, mesmo antes de queimar a placa de vídeo(a anterior), logo como sempre vem dando esse barulho, as vezes deixo de trabalhar com vários programas ao mesmo tempo pois fico com medo dela aquecer e estragar algo, já que não sei o que se trata ao certo essa intensidade repentina da ventoinha.

a propósito o modelo da placa de vídeo é o mesmo, e eu não fiz nenhuma alteração no hardware, eu tenho esse computador vai fazer 1 ano e 4 meses.

adicionado 3 minutos depois
12 minutos atrás, Lost Byte disse:

O coolerbox da 7ª geração da Intel ao que eu me lembre não é muito eficiente, principalmente para os i7, logo é possível que seja normal o aumento de velocidade do cooler para tentar manter baixas temperaturas. Mesmo assim, se faz algum tempo que tem este PC, seria interessante trocar a pasta térmica do processador para ver como se comporta, como também verificar se o fio que vai do cooler está adequadamente encaixado na placa-mãe.

Existe também a possibilidade da ventoinha do cooler estar com problemas, mas é melhor por eliminações de possibilidades.

Você mencionou que jogou League of Legends, um jogo que abusa de single thread do processador, logo mesmo que não vá a 100% de uso, pode estar sendo usado o turbo boost, algo que teoricamente requer mais refrigeração.

Aliás, você notou os barulhos antes ou depois da antiga placa de vídeo morrer?

E sobre esse turbo boost, é possível eu desativar ele?
porque o principal pra mim é o desempenho do computador, já que trabalho com programas 3D/2D...não me preocupo com gráficos, apenas com o desempenho pra que rode legal os programas sem eu achar que vai esquentar muito a ponto de danificar o computador.

Postado

@matheuscyberia

Se já faz mais de 1 ano que acontece isto, acredito que esteja tudo normal a princípio. Lembro que estes tempos fui montar um PC secundário com as peças que tinha de sobra e usei um i5-4440 com o coolerbox, e olha, me espantei com o barulho alto da ventoinha em comparação ao air cooler do PC principal. Ao meu ver, se tivesse que estragar alguma coisa devido a esta variação da ventoinha, seria o processador e não a placa de vídeo, fora que teria que dar ao menos sinais como travamentos e desligamentos repentinos.

O fato de ter perdido uma placa de vídeo pode ter criado uma paranoia, ficando você observando com mais atenção todos os detalhes do funcionamento do PC e pensar que qualquer coisa pode prejudicar. Tive uns lapsos parecidos quando queimou uma fonte e troquei de placa de vídeo, pois até o cheiro de produto novo em funcionamento me preocupou.

Se o barulho da ventoinha lhe incomoda, sugiro trocar o coolerbox por um cooler mais eficiente então, já que além de aliviar a preocupação, vai melhorar um tanto a refrigeração do processador.

13 horas atrás, matheuscyberia disse:

E sobre esse turbo boost, é possível eu desativar ele?
porque o principal pra mim é o desempenho do computador, já que trabalho com programas 3D/2D...

É possível desativar pelo BIOS, contudo o turbo boost é exatamente para melhorar o desempenho. Sinceramente, é melhor deixar ativo. Não sei explicar na prática, mas este turbo boost faz aumentar o desempenho conforme a necessidade, algo indispensável para o uso geral.

• Curtir 1
Postado

@Lost Byte Man, muito obrigado pelas dicas, vou seguir religiosamente a todos que colaboraram neste post, e hoje mesmo ja comprei um filtro de linha pra ligar o gabinete separado dos demais periféricos...e futuramente vou dar um jeito nesse cooler e ficar atento ...caso houver alguma mudança eu venho novamente pedir ajuda a vocês, 

desde já muito obrigado a todos! valeu guys!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...