Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos.

Espero que estejam bem com esse caos todo.

Seguinte: possuo um Ryzen 3700x, B450 Tomahawk, 2x8 (3600mhz)  mas operando em 2400 e uma RTX 2070 SUPER. Motivo? A placa-mãe não suporta os 3600 XMP e tentei fazer um overclock manual e não consegui... logo, deixei assim.

Eu sofro com stutterings em jogos. Não são todos os jogos, mas são frequentes. Witcher 3, Borderlands 3 e, de vez em quando, no R6. As temperaturas estão ótimas e monitorando o uso da CPU e GPU nos jogos, não consigo ver uma queda no uso de nenhum. Frametime também é constante.

Gostaria de saber até que ponto é normal um PC desse ter stuttering... será que são as memórias que estão causando isso? Eu senti uma boa estabilidade depois que voltei a bios de fábrica e a atualizei, mas sei lá. Gastar uma nota num pc desse e ter isso é um pouco frustante.

Outra questão: se eu apenas setar o DRAM Frequency na BIOS para uma frequencia específica e sem mudar valores, ainda é considerável estável?

Obrigado pela ajuda.

EDIT: Aparentemente, o problema com o W3 é o próprio game.

Postado

@mtkdragon amigo, diga qual modelo de ram você usa... sua bios está atualizada? o driver do chipset B450 da placa-mãe está atualizado? os drivers você atualizou diretamente no site da fabricante ou usou programa genérico que procura pra você?

Postado

@Caio Ferreira T-FORCE DARK Z 3600mhz CL18 (TDZGD416G3600HC18JDC01), amigo. Peço desculpas. A Bios está atualizada e atualizo os drivers sempre pelo fabricante. Chipset também atualizado e uso o plano de energia Ryzen High Performance. 

Postado

@mtkdragon Sua placa-mãe aceita sim uma memória de 3600MHz, você terá que trabalhar com overclock. 

Mas o Max dela por meio da fabricante(3466MHz OC), e isso pode ser alcançado(e ultrapassado).

Obs: Não o incentivo a fazer por conta própria e ter prejuízos, mas seu hardware é capaz e com algumas pesquisar conseguirá obter informação de como fazê-lo.

• Curtir 1
Postado

@mtkdragon  Você pode usar o AIDA64, e medir as velocidades(read, write,etc) em comparações.

Existe sua versão exclusiva para memórias, AIDA64 Cache and Memory Benchmark.

Você pode comparar o antes e depois.

Edit: Não percebi mas é AMD, use o Ryzen Master, e gerencie todo o over por lá.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...