Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Tenho dúvidas em relação a instalação e controle de fans/RGB/controle via software RGB Fusion na mobo AB340m DS3H versão 2 da Gigabyte.

Conforme se vê na mobo e também no site da Gigabyte, ela possui 1 SysFan, também chamado de cabeçalho híbrido de ventilador (Hybrid Fan Pin Header). Também possui 1 conector para LED (RGB Fusion).  

Assim, pergunto:

Para instalar mais de 3 fans com RGB vou precisar de hub multi fan ou controlador? Se sim, ligo direto no SysFan ou é melhor aqueles que liga um cabo na fonte e outro na mobo? Fazendo isso, vou conseguir controlar os luzes do LED e a velocidade das fans pelo software RGB Fusion, ou perco esses comandos via software para ser via por controle remoto externo?

Desde já, agradeço !

2018103015392554_src.png

2018110210350989_src.png

• Membro VIP
Postado

O sysfan é responsável apenas pelo controle e rotação do fan, não pelo RGB.

Também não recomendo pendurar vários fans no sysfan, tu vai perder corrente e por consequência velocidade ou prejudicar a conexão.

O RGB nesta placa é naquele LED_C, e não é compatível com a maioria dos fans que são ARGB de 3 vias e 5v.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Phoenyx disse:

O sysfan é responsável apenas pelo controle e rotação do fan, não pelo RGB.

Também não recomendo pendurar vários fans no sysfan, tu vai perder corrente ou prejudicar a conexão.

O RGB nesta placa é naquele LED_C, e não é compatível com a maioria dos fans que são ARGB de 3 vias e 5v.

Hum, entendi quanto a função do Sysfan. Mas no meu caso quero colocar fans RGB de 4 pinos 12v. Como ainda não comprei os fans, tenho dúvidas de quais conexões/cabos eles precisam ter e onde conecto (se em hub que liga direto na fonte e outro na placa-mãe). Fans com RGB só irão ligar os leds se conectar também nesse LED_C?   

• Membro VIP
Postado

@Henrique Dall Ago Fica esperto em relação aos fans, a maioria é ARGB de 3 pinos 5v. Eles possuem a conexão de 4 pinos mas um deles é obstruído, presta atenção nisso!

Se encontrá-los, o que duvido, você os liga diretamente na fonte e o RGB no LED_C com splitter.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Henrique Dall Ago Exato. E se não achar os fans compre um kit com controlador RGB. Aí você controla a rotação (5v e 12v somente, ou seja, ele trabalha em quase meia carga ou full) e controla os leds pela controladora.

Na maioria das placas de primeira geração Ryzen você esquece o AuraSync ou RGB Fusion, ou qualquer outra papagaiada, porque tu não encontra os fans para a conexão. A minha X370 é a mesma porcaria, sou obrigado a utilizar o controlador RGB.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...