Ir ao conteúdo

Entrar para o mundo do linux

Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

Postado

Bom, desde sempre usei o sistema operacional da microsoft, mas estou entrando para o mundo da T.I..

Minha duvida é qual a recomendação para eu ter uma divisão de sistemas operacionais, ou seja, instalar o linux como 2°sistema operacional, podendo alternar entre windows e linux.

Meu Windows está instalado em um HD de 1TB, mas tenho um segundo HD DE 80GB sem nada.

Minha ideia é utilizar o windows para jogos etc..

E usar o linux como plataforma de estudo da faculdade.

image.thumb.png.322b97bf7c334dd5a3332d3302e14bac.png

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Pedrockz Tudo bem jovem?

Recomendaria os dois sistemas no disco de 1TB, e sua divisão vai variar de acordo com a necessidade. Como você indica que o Windows será para jogos e estes na sua maioria demanda de grandes quantidade de armazenamento acho que deixar pelo menos 100GB para o linux é suficiente.

Não há necessidade de dimensionar o disco previamente, isso é mais fácil de ser feito direto na instalação do linux. Recomendo utilizar a distribuição Linux Mint em sua versão cinnamon que é muito parecida em usabilidade com o windows 10, e sua loja de aplicativos é bem completa o que facilitará a instalação de aplicações e até mesmo jogos (steam). Para isto use o Rufus para criar o pendrive e selecione a opção UEFI (Não CSM), durante a instalação da distribuição linux a partição de windows será detectada e você terá a opção de colocar os sistemas "lado a lado", depois é só definir o espaço reservado para o linux e seguir a instalação. 

image.png

Exemplo do rufus

Se houver dificuldades na instalação leia este pequeno tutorial:

Até!

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado
26 minutos atrás, Pedrockz disse:

Minha duvida é qual a recomendação para eu ter uma divisão de sistemas operacionais

divisao de espaco?

normalmente as instalacoes linux precisam de pouco espaco, entao criando particoes de 100gb pra essa finalidade já dá e sobra.

eu mesmo quando usei linux, rodava até em pendrives.. e quando fiz dual boot com o windows fiz um particionamento bem pequeno mesmo

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Se usa intenção é instalar no disco de 80GB voce tem selecionar o sda
Ou melhor, selecionar a partição do sda que é a sda1
O sdc é o disco de 1TB

• Amei 1
Postado

Na sua primeira imagem tem o campo Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização
Ali voce deveria selecionar a partição do Linux

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, GusGraf disse:

Não há necessidade de dimensionar o disco previamente, isso é mais fácil de ser feito direto na instalação do linux.

Volte no Windows e desfaça a divisão do disco. Na própria instalação você pode selecionar o espaço para o Linux. Você quer instalar no HD de 80gb?

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!