Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou a implantar uma rede em um hospital e provavelmente a internet será de fibra optica GPON. A rede deve atender entre 50 a 100 usuarios simultaneos. gostaria de uma indicaçao de um modem GPON com capacidade para atender essa demanda sem esquentar ou travar. OBS: estou me referindo a capacidade fisica do aparelho processar essa demanda, não estou me referindo a velocidade da internet. alguem poderia me indicar uma solução?

Postado

@edicastro As overtek aguenta 40 usuarios por SSID

São 4 SSID disponiveis, Totalizando 160 aparelhos celulares conectados. Mas tem um porém, Precisa injetar alta quantidade de mega nessa onu,300 megas ja da pra jogar 40 aparelho em 1 ssid, isso porque eu ja testei rs rs.

Quando eu tinha 100, depois 200 megas eu tentava ativar os outros SSIDS a ONU nem permitia ativar por causa da falta de banda.

Um pequeno mau para quem nao sabe usar essas overtek é que a rede lan dela é 4x FE, Fast Ethernet.

Cada cabo de rede saindo dela equivaleria a um plano de 100 megas.

Se injetar mil megas nessa onu, 400 vão para porta lan 600 restante fica ociosa para usar no wifi.808758770_Semttulo-2cpia.jpg.cfb6aa0dc7e139bd2fd40836315ef6c8.jpg

adicionado 1 minuto depois

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-868827390-gepon-onu-ont-ot-4020vw-com-wifi-overtek-_JM

Postado

@Tio Chang eu nao me interesso pela rede wifi do modem pois vou utilizar access point proprios ligados no switch para isso, eu quero que o gpon seja somente o roteador da rede (gateway) se é que voce me entende. Como ele sera o gateway ele ira concentrar e processar todas conexoes da internet da rede. por isso minha duvida se ele aguentaria entre 50 a 100 usuarios conectados. O GPON vai estar conectado no switch junto com todos os usuarios

Postado

@edicastro Aguenta, mas infelizmente essas Overtek nao ira lhe interessar entao, porque todas as saidas lans dela são 10/100,

Exemplo lan 1 sobe o fio ate a torre e injeta na cpe 100 megas, mirada pro norte.

Lan 2 Sobe o fio na torre e injeta 100 megas em outra cpe mirada pro sul.

Hora que esgotar a banda maxima nas cpe norte ou sul, ai sou obrigado a comprar outra cpe e comprar mais banda.

Postado
2 minutos atrás, edicastro disse:

sabe me dizer se o ONU Ufiber da ubiquiti aguenta?

Mostra o modelo exato, pois eles vendem varios modelos de 1ge ou 4 ge

adicionado 6 minutos depois

@edicastro https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1425359502-ubiquiti-uf-wifi-br-ufiber-onu-gpon-wifi-4p-gigabit-ethernet-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=CjwKCAjw_qb3BRAVEiwAvwq6Vm0whx9zVlbiVKl37lbxXjMsB0c2DU0uUXzhJMkFQrIc6zYirmdqhRoC2VUQAvD_BwE&quantity=1&variation=50109301773

Essa ai aguenta, Da pra mandar lan1 rumo a regua do servidor se tiver, e as outras 3 portas restante jogar direto rumo aos access point, assim se um lado pifar,  o outro lado continua funcionando e vice e versa.

adicionado 13 minutos depois
22 minutos atrás, edicastro disse:

O GPON vai estar conectado no switch junto com todos os usuarios

Nesse ponto nao é bom, se o wifi é para cliente, é bom nao misturar, Switch ser exclusivo do hospital, clinica, pois ali trafega os dados sigilosos na rede interna, Jas as outras portas da onu tu joga direto rumo ao WIFI gratuito, assim dificulta mais as redes se enchergarem.

Postado

@edicastro Eu vendo minha banda exedente, 200 megas no wifi pros vizinhos sim.

@edicastro Os cabos de rede saem da Overtek e vão rumo a torre, onde existe duas cpe, cada cpe roteaia uma nova rede e os clientes são limitados a 5 megas de up e dow, da pra ter uns 20 cliente fazendo isso em cada cpe. 20x5 megas = 100 megas, ou seja cada cabo de rede que sobe e liga numa cpe recebe 100 megas.

Um outro cabo de rede sai da overtek entra rumo dentro da minha. onde eu ligo direto no pc ou posso ligar em outros roteadores. 

Eu ainda to empacado com ONU 10/100 porque era essa que era vendida fácil a uns 4 anos atrás. mas ja passou da hora de eu ter uma ONU /1000

Postado

@edicastro Olá amigo, tudo bem?

Para este seu caso seria mais interessante obter um roteador de borda, deixando somente a onu da operadora como gateway de internet, ainda não existe onu que suporte um volume de conexões simultâneas, visto que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e no momento a ideia é para atender residências e empresas de pequeno porte, quando se há uma necessidade maior, é utilizado o link dedicado por questão de limitações da tecnologia pon (um exemplo é para cliente que utilizam pacotes jumbo frame, o próprio fttx não permite passar pacotes acima de 1500).

att;

Postado

@Cadu Campos Tava te querendo pergunta uma coisa

O provedor ativou o protocolo de QOS para as WAN.

Eu ja ativei o QOS da minha WAN.reparei que em 802.1P 3

colocando o numero 3 é onde eu obtenho melhor performace tanto dentro de casa, como na rua via cpe´s

Eu queria saber de tu, se a tabela valores CoS / 802.1p é padrão para todos os fabricantes ?

Postado

@Cadu Campos A unica coisa que me disseram foi, Ativamos o QOS para a WAN, procure na sua ONU que la tem a opção de ativar QOS para WAN. e assim eu fiz, mas eu nao tava entendendo os numeros 0 a 7 e 0 a 63, agora com tua foto, eu entendi.

adicionado 5 minutos depois

@Cadu Campos Acabei de mudar os numero aqui, Agora no teste de velocidade, ela ja começa instantaneamente em 94 megas rs rs quer dizer que deu certo, antes ele inicia em 80 e subia rapidamente ate chegar em 94.

56046165_Semttulo-2cpia.jpg.00a6cd0c67772881f36dde1a2b5b3261.jpg

adicionado 25 minutos depois

@Cadu Campos Senti diferença num site muito famoso de video. Ao entrar no video, ele nao aparece mais o 0 a 100 pra depois conseguir apertar o play, tu ja aperta o play e metade da barra vermelha ja ta carregada.

2058776169_Semttulo-2cpia.jpg.d5cbbca9f2c0c7d263d70041d0b95a89.jpg

No youtube nao deu diferença nenhuma.

Bom isso foi as coisas que percebi nesse pequenos minutos apos sua explicaçao @Cadu Campos

• 2 semanas depois...
Postado
Em 17/06/2020 às 20:45, Cadu Campos disse:

@edicastro Olá amigo, tudo bem?

Para este seu caso seria mais interessante obter um roteador de borda, deixando somente a onu da operadora como gateway de internet, ainda não existe onu que suporte um volume de conexões simultâneas, visto que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e no momento a ideia é para atender residências e empresas de pequeno porte, quando se há uma necessidade maior, é utilizado o link dedicado por questão de limitações da tecnologia pon (um exemplo é para cliente que utilizam pacotes jumbo frame, o próprio fttx não permite passar pacotes acima de 1500).

att;

@Cadu Campos conforme voce sugeriu adquiri um roteador de borda ubiquiti edgerouter, mas ainda nao instalei pois estou aguardando chegada de material. gostaria de saber se colocando roteador de borda terei problemas com jumboframes como voce havia citado

Postado

@edicastro Olá amigo, tudo bem? Pode ocorrer problemas em relação a sistemas de banco de dados externos que necessitem do pacote sem sofrer fragmentação, por causa da onu, mas caso não tenha este tipo de situação, não vai ter problemas.!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...