Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, como estão? 
Tenho este setup que comprei em Maio, resetando só quando jogo COD WZ e GTA V, até com a lateral aberta do gabinete.

De refrigeração ativa, é o CPU Wraith Stealth Fan (Pasta Branca Implastec) e um Fan 120mm atrás;

Porém sempre joguei de lateral aberta, solução temporária, até eu conseguir comprar Fans da Noctua que estou namorando à um tempo; 

Prontamente coloquei o AfterBurner e vi que estava batendo 92ºC no CPU com AC stock do R5, claramente eu deduzi, "bom vou comprar um CPU Fan melhor e problema resolvido".

Só que existe uma pulga atrás da minha orelha, que é a minha fonte;

Sinceramente fiz uma economia porca com a fonte, e acabei comprando uma que tivesse o valor bem aproximado ao consumo do PC, sem margem para upgrades;

Antes de comprar, fiz uma pesquisa em calculadoras de consumo, e vi que batia uns 350W. Sendo assim 450W atenderia, teoricamente. Mas é aquilo, fonte também reseta...

Eu sei que é pedir demais, mas tenho dinheiro só para uma troca, ou o Cooler ou a Fonte;

Por isso gostaria da ajuda dos senhores para tentar definir o real motivo, antes de eu fazer qualquer investimento. 

Obrigado antecipadamente!

Gigabyte GA-AB350M-DS3H | Ryzen 5 3600 Stock | Gigabyte GTX 1660 GAMING OC 6G | Corsair 16GB DDR4 3000mhz (SC) | WD Green M.2 240GB | Seagate SATA 2TB Barracuda | Wraith Stealth Fan | CoolerMaster MWE White V2 450W | AeroCool Shard Mid Tower | Acer KG271 | Windows 10 Pro v1909 

AfterBurner COD WZ

Consumo Teórico

Postado

@Filipe Araujo Essa sua fonte é uma boa fonte sim, e é o suficiente pra atender bem seu setup. Recoloque o cooler, ele deve estar mal encaixado, você não aplicou muita pasta termica? Pode estar impedindo do cooler fazer a dissipação do calor de forma ideal.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esta fonte não é uma Brastemp mas leva o seu PC de boa. Este cooler tá instalado corretamente? Parafusos bem fixados em X?

BIOS está atualizado? Overclock automático desativado? Já experimentou baixar a tensão do vcore para 1.25v?

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Filipe Araujo Essa sua fonte é uma boa fonte sim, e é o suficiente pra atender bem seu setup. Recoloque o cooler, ele deve estar mal encaixado, você não aplicou muita pasta termica? Pode estar impedindo do cooler fazer a dissipação do calor de forma ideal.

Eu fui muito cuidadoso ao instalar, apliquei a pasta com espátula, espalhei bem com uma camada fina, apertei os parafusos em X até todos não terem mais jogo... até o curso final...
De qualquer forma, irei refazer tudo e retorno aqui com o resultado.

Agradecido!

10 minutos atrás, Phoenyx disse:

Esta fonte não é uma Brastemp mas leva o seu PC de boa. Este cooler tá instalado corretamente? Parafusos bem fixados em X?

BIOS está atualizado? Overclock automático desativado? Já experimentou baixar a tensão do vcore para 1.25v?

Ultima BIOS atualizada, F50A.

Sim tudo muito bem fixado... por isso estou estranhando, o Fan Stock é insuficiente para jogos?

Sinceramente eu não sabia que o R5 fazia OC automaticamente, mas caso eu desativar, perderei desempenho prometido pelo produto? 

Agradecido!

Postado

@Phoenyx @Felipe Barbosa Melo Amigos, fiz o teste aqui, fui ver a BIOS, o clock CPU estava em Auto (Foto da BIOS Aqui) e (Aqui). Não tem OC.

Após isso fiz a retirada do CPU Fan, e notei que a superfície do alumínio do dissipador tem uma leve e milimétrica protuberância, é como se fosse um riscado, mas para o sentido de fora, não é um sulco interno, é um micro relevo, suspeito que isso seja um problema de contato de superfície, (Foto do CPU Fan aqui)

Recoloquei a pasta térmica, parafusei normalmente até o curso do parafuso acabar e dei um torque de aperto pra garantir. Os testes foram feitos assim (Foto do gabinete aqui).

Porém mesmo assim obtive uma melhora muito baixa, ainda está trabalhando acima de 84ºC.

COD WZ e GTA V

Desde já agradecido!

Postado
1 hora atrás, Filipe Araujo disse:

@Phoenyx @Felipe Barbosa Melo Amigos, fiz o teste aqui, fui ver a BIOS, o clock CPU estava em Auto (Foto da BIOS Aqui) e (Aqui). Não tem OC.

Após isso fiz a retirada do CPU Fan, e notei que a superfície do alumínio do dissipador tem uma leve e milimétrica protuberância, é como se fosse um riscado, mas para o sentido de fora, não é um sulco interno, é um micro relevo, suspeito que isso seja um problema de contato de superfície, (Foto do CPU Fan aqui)

Recoloquei a pasta térmica, parafusei normalmente até o curso do parafuso acabar e dei um torque de aperto pra garantir. Os testes foram feitos assim (Foto do gabinete aqui).

Porém mesmo assim obtive uma melhora muito baixa, ainda está trabalhando acima de 84ºC.

COD WZ e GTA V

Desde já agradecido!

O cooler box do R5 3600 (stealth) é bom o suficiente só pra uso moderado, sem uso do boost. O que ocorre é que esses processadores de 7nm, embora consumam menos energia do que outros em 12+ nm (tipo o 2600/2700 p.ex), tem uma área do die menor pra dissipação térmica. Isso, aliado ao vcore excessivo usado para o boost, leva a picos de temperatura bem altos. Já vi o R5 3600 chegar a mais de 90º no cinebench, blender etc. Em jogos, depende da gpu também, mas não deve ser difícil passar em jogos AAA cpu-bound. Não é incomum o vcore dele chegar a quase 1,50 V em load no single core e quase 1,40 V all cores.

Resumindo: ou você faz undervolt e fixa o clock dele e desabilita o boost clock ou troca de cooler e tenta melhorar o fluxo de ar do seu gabinete. O problema de desativar o boost é que vai perder desempenho, mas não muito. Além de eu achar bem chato ficar setando na bios esses itens. Não é difícil, mas chato mesmo. Abaixa vcore, reseta, testa, abaixa de novo, trava, reseta, abaixa, dá clear cmos na bios e por aí vai até achar o vcore mínimo.

Estou pesquisando isso agora e não tenho muita paciência pra ficar afinando overclock/undervolt. Acho que um gammaxx 300 (<100 reais) da vida já deve deixar ele frio o bastante. Não acho que vale a pena investir 200+ reais em um cooler parrudo ou watercooler (nesse caso seria só por estética/barulho mesmo).

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Gopher disse:

O cooler box do R5 3600 (stealth) é bom o suficiente só pra uso moderado, sem uso do boost. O que ocorre é que esses processadores de 7nm, embora consumam menos energia do que outros em 12+ nm (tipo o 2600/2700 p.ex), tem uma área do die menor pra dissipação térmica. Isso, aliado ao vcore excessivo usado para o boost, leva a picos de temperatura bem altos. Já vi o R5 3600 chegar a mais de 90º no cinebench, blender etc. Em jogos, depende da gpu também, mas não deve ser difícil passar em jogos AAA cpu-bound. Não é incomum o vcore dele chegar a quase 1,50 V em load no single core e quase 1,40 V all cores.

Resumindo: ou você faz undervolt e fixa o clock dele e desabilita o boost clock ou troca de cooler e tenta melhorar o fluxo de ar do seu gabinete. O problema de desativar o boost é que vai perder desempenho, mas não muito. Além de eu achar bem chato ficar setando na bios esses itens. Não é difícil, mas chato mesmo. Abaixa vcore, reseta, testa, abaixa de novo, trava, reseta, abaixa, dá clear cmos na bios e por aí vai até achar o vcore mínimo.

Estou pesquisando isso agora e não tenho muita paciência pra ficar afinando overclock/undervolt. Acho que um gammaxx 300 (<100 reais) da vida já deve deixar ele frio o bastante. Não acho que vale a pena investir 200+ reais em um cooler parrudo ou watercooler (nesse caso seria só por estética/barulho mesmo).

Sim não é nada prático ficar configurando essas coisas, só quero um PC Stock no AUTO pra jogar meus jogos. Andei pesquisando o Gammaxx 400, e se o 300 dá conta, ele deve dar conta do recado e custa 130 reais. Pelo menos a dúvida da fonte foi sanada, nao preciso trocar. Muito obrigado à todos pelo suporte!

Postado
12 horas atrás, Gopher disse:

mas para o sentido de fora, não é um sulco interno, é um micro relevo, suspeito que isso seja um problema de contato de superfície,

Não tem dúvida alguma que é um defeito na base desse bloco do radiador.Deveria reportar o problema para a AMD, eles tem um escritório no Brasil, mas deve abrir um RMA no site oficial.Alternativamente,(como é alumínio), é possivel fazer um polimento, dá um pouco de trabalho e perderá a garantia, mas fica bom.Deve comprar lixas para metal de 400, 600 e 1000.Tem vários posts sobre esse assunto.São bem antigos, kkk!

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/262273-resolvido-tutorial-de-lapida%C3%A7%C3%A3o-e-polimento-de-coolers/page/3/

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Não tem dúvida alguma que é um defeito na base desse bloco do radiador.Deveria reportar o problema para a AMD, eles tem um escritório no Brasil, mas deve abrir um RMA no site oficial.Alternativamente,(como é alumínio), é possivel fazer um polimento, dá um pouco de trabalho e perderá a garantia, mas fica bom.Deve comprar lixas para metal de 400, 600 e 1000.Tem vários posts sobre esse assunto.São bem antigos, kkk!

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/262273-resolvido-tutorial-de-lapidação-e-polimento-de-coolers/page/3/

Sinceramente? Vou deixar o RMA de lado, porque independente disso, se me enviarem outro stealth, tera praticamente o mesmo desempenho, moro no RJ, e o inverno aqui faz 30ºC kkk. Tem que ser um Air Cooler melhor, to entre um Gammaxx 300 ou um Gammaxx C40... Pois só tenho 150mm disponível no meu gabinete, e outros modelos passam disso... Meu dilema é que o 300 tem um fluxo maior por ter mais área, mas o C40 tem 4 heat-pipes, contra 3 heat-pipes do 300... 

Postado

Coloque o Gammax400.O Stealth vende fácil, mas deve avisar desse defeito para não caírem em cima dps.

Putz, com 150mm não caberá o 400.Fica meio complicado.Tem certeza que não cabe até 155mm?

O 300 acho que será até inferior ao BOX AMD.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, PedraX disse:

Coloque o Gammax400.O Stealth vende fácil, mas deve avisar desse defeito para não caírem em cima dps.

Putz, com 150mm não caberá o 400.Fica meio complicado.Tem certeza que não cabe até 155mm?

O 300 acho que será até inferior ao BOX AMD.

Coloquei um paquímetro, tem 157mm do processador até a tampa (lado interno)... Basicamente um 400 vai... Mas é aquilo, vai ficar colado kkkk

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...