Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Estou realizando um sonho antigo de montar meu próprio PC e comecei a estudar hardware há pouco tempo.

Gostaria de sugestões de peças que estão faltando na minha configuração, mas qualquer opinião e sugestão é bem vinda. Se eu estiver cometendo algum erro gostaria de saber.

Eu uso o PC para desenvolver, dois ou três browsers abertos com muitas abas, ambiente de desenvolvimento com vários programas, IDE, banco de dados, servidor e as vezes arquivos bem grandes de dados.

Também faço com alguma frequência atividades I/O intensive, ETL em banco de dados e pipelines de data science que as vezes são bem demorados, gosto de paralelizar.

Não jogo, só preciso de placa de vídeo para aguentar no máximo Netflix.

Meu orçamento é 6K sem monitor.

Obrigado!

Postado

Tem algumas mudanças a serem feitas aí:

1. O 3600X é um bom processador e tal, mas não tem motivo para comprar um hoje em dia, pois o 3600 normal é exatamente o mesmo, só que mais barato. A exemplo, tem na Pichau por 1200. Ou então você pula para um processador de mais núcleos, mas aí é com você.
  2. Essa placa-mãe está indisponível, e deve ficar assim, placa-mãe tem sido uma desgraça no Brasil... escolha outra (que não seja a B450M Prime da Asus que não presta).
  3. Er, ah, HMMMMM, não compre esse kit de RAM que está o dobro do preço. Sério, você pega 16GB de RAM por 600R$ no Kabum sem dificuldade.
  4. De novo, SSD indisponível, a não ser que vá pegar esse Open Box.

De resto,

• Procure uma PCYES Electro 450 / 550V2, Nidus 500 ou CX450 / 550. Todas elas são de qualidade e tem folga para você colocar uma placa de vídeo mais potente no futuro, caso queira.
  • Para o cooler, a sugestão é pegar um WC de 240mm, é o melhor balanço de custo/benefício. Ou então usar o padrão mesmo por um tempo.
  • O gabinete você pode escolher atendendo o requisito de ter suporte para WC de 240mm e que tenha uma entrada óbvia de ar na frente. Quando digo isso, não quero dizer que tenha fans, mas sim que fique óbvio que dá para ter boa passagem de ar, seja por uma frente aberta com buracos, ou totalmente fechada, mas que tenha bastante espaço na lateral. Atendendo esses dois requisitos, já vai prestar, e você pode basear o resto na aparência ou qualquer outra coisa.
  • Por fim, para a placa de vídeo... bem, é outra desgraça aqui no Brasil. Para o seu nível de exigência, não precisa de tanto, mas é bom ter certa folga para aguentar um 4k sem laggar o PC inteiro. Talvez uma RX460 / 560 ou então Gtx 1050 usada, mas elas estão todas caras e você tem que ter paciência de procurar - na casa dos 550 para as duas primeiras, ou ~650 para a 1050. 
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

1. Essa placa-mãe está indisponível, e deve ficar assim, placa-mãe tem sido uma desgraça no Brasil... escolha outra (que não seja a B450M Prime da Asus que não presta).
  2. Er, ah, HMMMMM, não compre esse kit de RAM que está o dobro do preço. Sério, você pega 16GB de RAM por 600R$ no Kabum sem dificuldade.

Essa placa-mãe é relativamente abundante em lojas físicas aqui na minha cidade, acredito que não terei problemas para encontrá-la mas a alternativa seria a Gigabyte B450 Gaming X.

Ao escolher as memórias, olhei alguns benchmarks e decidi entre as marcas G. Skill, Corsair e Hyper X nessa ordem, parecem ter o melhor desempenho no geral. Em seguida me baseei no documento de compatibilidades da placa https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_b450-aorus_m_matisse_190828.pdf

para escolher um modelo compatível. Usando esse critério na Kabum só encontrei Hyper X, apenas duas servem, a mais barata seria :

https://www.kabum.com.br/produto/98485/mem-ria-hyperx-predator-rgb-16gb-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-preto-hx432c16pb3ak2-16

mas decidi pagar 168 reais a mais, o que não é tão caro, pra ter a marca com melhor benchmark. Não sei se estou sendo muito rigoroso na minha escolha.

Postado
2 minutos atrás, rafael.sampaio disse:

Essa placa-mãe é relativamente abundante em lojas físicas aqui na minha cidade, acredito que não terei problemas para encontrá-la mas a alternativa seria a Gigabyte B450 Gaming X.

Serve, só cuidado com o preço, loja física costuma ser bem mais cara do que comprando online.

3 minutos atrás, rafael.sampaio disse:

Ao escolher as memórias, olhei alguns benchmarks e decidi entre as marcas G. Skill, Corsair e Hyper X nessa ordem, parecem ter o melhor desempenho no geral. Em seguida me baseei no documento de compatibilidades da placa https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_b450-aorus_m_matisse_190828.pdf

para escolher um modelo compatível. Usando esse critério na Kabum só encontrei Hyper X, apenas duas servem, a mais barata seria :

https://www.kabum.com.br/produto/98485/mem-ria-hyperx-predator-rgb-16gb-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-preto-hx432c16pb3ak2-16

mas decidi pagar 168 reais a mais, o que não é tão caro, pra ter a marca com melhor benchmark. Não sei se estou sendo muito rigoroso na minha escolha.

Marca é irrelevante para RAM, o que importa é só as specs do pente. Aliás, nem isso não importa direito, pois benchmark de RAM na realidade é benchmark de placa-mãe e quão bem ela seta os timings, não quão bom o pente realmente é. Ah, e sobre a lista de compatibilidade, não precisa se guiar por ela, qualquer kit serve.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!