Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, primeiramente obrigado por me aceitarem neste forum. Sou novo por aqui e preciso de ajuda.

Durante esta pandemia estou trabalhando em home ofiice e meus 2 filhos estão com aulas online. Ocorre que muitas vezes, estou em videoconferencias (zoom, hangouts, teams, etc) e meus filhos estão simultaneamente também em videoaulas com os mesmos canais (zoom, hangouts, etc). Quando estamos nestes momentos, em que nós 3 estamos simultaneamente, a maioria das vezes meu roteador mantem as 3 videoconferencias ativas e funcionando normalmente, mas o restante das aplicações simplesmente travam e ficam sem acesso à internet. Esse "travamento" ocorre tanto nos dispositivos que estão ocorrendo as conferencias quanto para os demais dispositivos ligados à rede em casa. Tanto cabeada quanto wifi. Já pesquisei em varios locais e nao sei o que fazer.

Ja olhei conflitos de IP e tive o cuidado de asinalar um IP estatico para cada um dos meus dispositivos que acessam a rede (tanto por interface cabeada quanto wifi).

Ja olhei logs do meu roteador (pelo menos as mais basicas) e nao sai nada de erro. Ele nao trava totalmente, tanto que acesso ele normalmente, mas a internet para outros aplicativos e dispositivos diferentes das 3 videoconferencias é "desligada".

Alguem ja viu algo parecido ? Para ajudar vou colocar alguns dados da minha rede e equipamentos:

Internet: Claro/NET

Velocidade de Download/Upload: 240Megabits/20Megabits (90% das vezes bate esta velocidade)

Modem em modo Bridge

Roteador: Ubiquiti Edgerouter X SPF (Ultimo firmware instalado. Ja testei firmwares mais antigos e dá no mesmo)

Access Point Wifi: D-Link DIR-882 (DHCP desligado)

QoS desligado no Router e no AP.

Sem regras de firewall criadas por mim.

3 Switch's D-Link Gigabit de 8 portas (para equipamentos cabeados)

1 Switch D-Link Gigabit de 16 portas (mesma função do de 8)

2 PC"s Windows 10 (dos meus 2 filhos - É por eles que acessos as aulas)

1 Macbook (é por este que eu trabalho e faço minhas conferencias)

O papel do meu AP é apenas para uso Wifi, ou seja, nao tenho nenhum dispositivo cabeado nele. E só conectam nele celulares, tablets e notebooks.

O restante dos dispositivos em casa (TV, Videogame, etc) estão cabeados.

O que fazer ? Alguem tem uma luz ?

Postado

@chuberry2004 tudo bem ?

tenho alguma dúvida referente sua infra,

qual a necessidade de:

3 Switch's D-Link Gigabit de 8 portas (para equipamentos cabeados)

1 Switch D-Link Gigabit de 16 portas (mesma função do de 😎

pergunto isso pelo que descreveu a quantidade de dispositivos não é tão grande quanto a necessidade de usar 4 switchs, posso esta enganada por isso a pergunta.  

Como estão ligados os  estes switch's  em série um switch's ligado no outro ou todos estão ligado em sua Ubiquiti Edgerouter ?
Quando cai  as conferencia você consegue dar uns ping nos equipamentos da sua rede interna ?

Postado
1 minuto atrás, Mauri José da Costa disse:

@chuberry2004 tudo bem ?

tenho alguma dúvida referente sua infra,

qual a necessidade de:

3 Switch's D-Link Gigabit de 8 portas (para equipamentos cabeados)

1 Switch D-Link Gigabit de 16 portas (mesma função do de 😎

pergunto isso pelo que descreveu a quantidade de dispositivos não é tão grande quanto a necessidade de usar 4 switchs, posso esta enganada por isso a pergunta.  

Como estão ligados os  estes switch's  em série um switch's ligado no outro ou todos estão ligado em sua Ubiquiti Edgerouter ?
Quando cai  as conferencia você consegue dar uns ping nos equipamentos da sua rede interna ?

Obrigado pela resposta ! Na verdade os switchs existem para atender a demanda de cabo de cada comodo da casa com equipamentos. Nao estão todos ligados diretamente no roteador, mas sim, em serie. Sei que nao é o ideal mas para minha casa funcionam bem. Sobre o ping eu nao fiz esse teste. Apenas tentei acessar o roteador pelo IP assim como o AP tambem pelo IP deles e acessei normalmente. O estranho é que tenho essa configuração rodando há anos e só agora com essa situação especifica de 3 conferencias simultaneas é que isso ocorre.

Postado

@chuberry2004

Então eu indicaria você a tentar faz um teste removendo parte dos switchs e ligando direto no Ubiquiti Edgerouter para ver o problema continua as fazer pode ser que um dos switch's esteja com problema de loopback ou outro problema.
Referente ao teste de velocidade da operadora esta batendo quantos megas?

Postado

@Mauri José da Costa  

A velocidade bate sempre o top ou proximo de 240. Não há perdas de pacotes, latencia de 10ms ou menos e jiter baixíssimo também. Vejo isso mesmo com o Speedtest quanto com o site/app da EAQ.

Se for uma questao de loopback que voce comenta, há algo que possa ser feito ou uma maneira de eu verificar isso ? E se for isso há algum sentido pelo fato de ocorrer apenas em uma situação de uso específica ?

Postado

@chuberry2004

então poderia fazer o que eu falei tentar montar ligar seus equipamentos direto no Ubiquit isolar os switchs e ligar as 3 videoconferência de umas vez e ver se vai cai. caso sai saberá que o problema esta em seu router  caso não caia ai garimpar para saber qual dos switch esta com problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!