Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Primeiramente, sou leigo no assunto de mexer na bios, 

Meu pc possui as seguintes configs

Placa-mãe: Gigabyte - x570 aorus elite

Processador: Ryzen 7 3800x

Memória-ram: 1 pente de 16 gigas 3200mhz Hyperx predador

Placa de vídeo: Radeon Rx 580 Series Saphire 8gb

Então, basicamente minha memória estava rodando com a frequência de 2400mhz, apesar da minha placa-mãe aceitar 3200mhz sem OC

Entrei na bios e, usando o XMP, deu pra deixar a frequência em 3200mhz, abri o pc, verifiquei no cpu-z e no CMD e a frequência tava em 3200mhz, tudo certo.

Acontece que após isso o pc travou duas vezes, congelando totalmente e apagando a tela.

O que eu precisaria fazer para consertar isso? 

Andei lendo e vi que talvez poderia ser algo relacionado a tensão da memória, correto?

Caso positivo, qual seria a recomendação de tensão para ajeitar?

Obrigado a todos que ajudarem. 

Postado

@Andre Auerbach você pode baixar a frequência ou aumentar a tensão, esses são os ajustes manuais mais básicos. essa ram é excelente e deve aguentar até 1.4 tranquilo, mas joga safe e vai de 1.37 e vê se fica estável caso não queira baixar a frequência.

pode fazer isso via BIOS ou no Ryzen Master, app da própria AMD pra overclock de cpu e ram.

adicionado 6 minutos depois

caso queira aprofundar um pouco e manje o básico de inglês, aqui um guia que pode lhe ser útil:

Postado

@Caio Ferreira muito obrigado pelo retorno.

Seria inviável manter a frequência em 3200mhz (que é a da memória em si), sem mudar a tensão da memória?

Eu fico na dúvida, porque a minha placa suporta exatamente 3200mhz, sem qualquer OC, e a memória é especificamente 3200mhz.

Agradeço novamente o tempo dispensado.

Postado