Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Primeiramente, sou leigo no assunto de mexer na bios, 

Meu pc possui as seguintes configs

Placa-mãe: Gigabyte - x570 aorus elite

Processador: Ryzen 7 3800x

Memória-ram: 1 pente de 16 gigas 3200mhz Hyperx predador

Placa de vídeo: Radeon Rx 580 Series Saphire 8gb

Então, basicamente minha memória estava rodando com a frequência de 2400mhz, apesar da minha placa-mãe aceitar 3200mhz sem OC

Entrei na bios e, usando o XMP, deu pra deixar a frequência em 3200mhz, abri o pc, verifiquei no cpu-z e no CMD e a frequência tava em 3200mhz, tudo certo.

Acontece que após isso o pc travou duas vezes, congelando totalmente e apagando a tela.

O que eu precisaria fazer para consertar isso? 

Andei lendo e vi que talvez poderia ser algo relacionado a tensão da memória, correto?

Caso positivo, qual seria a recomendação de tensão para ajeitar?

Obrigado a todos que ajudarem. 

Postado

@Andre Auerbach você pode baixar a frequência ou aumentar a tensão, esses são os ajustes manuais mais básicos. essa ram é excelente e deve aguentar até 1.4 tranquilo, mas joga safe e vai de 1.37 e vê se fica estável caso não queira baixar a frequência.

pode fazer isso via BIOS ou no Ryzen Master, app da própria AMD pra overclock de cpu e ram.

adicionado 6 minutos depois

caso queira aprofundar um pouco e manje o básico de inglês, aqui um guia que pode lhe ser útil:

Postado

@Caio Ferreira muito obrigado pelo retorno.

Seria inviável manter a frequência em 3200mhz (que é a da memória em si), sem mudar a tensão da memória?

Eu fico na dúvida, porque a minha placa suporta exatamente 3200mhz, sem qualquer OC, e a memória é especificamente 3200mhz.

Agradeço novamente o tempo dispensado.

Postado

@Andre Auerbach o que você pode fazer é atualizar a bios da placa-mãe caso ela não esteja na versão mais recente. com sorte corrige esse problema seu. manter a frequência sem mudar a tensão acredito que só dá mudando os timings manualmente, um por um, coisa que é mais chata e o usuário comum não sabe nem pra onde vai. o vídeo que te indiquei fala sobre isso inclusive.

você instalou o pente em qual slot?

Sem título.png

Postado

@Caio Ferreira Depois que te respondi eu resolvi buscar atualização da bios, fiquei até animado porque apareceu um update que  dizia corrigir problema com xmp, liguei o pc e estava indo bem, até que fui abrir o jogo, no menu principal até que foi, mas na hora do load, fechou duas vezes sozinho, e depois consegui voltar pro game, rodou bem uns 5 min e depois começou a dar alguns bugs no gráfico.

Então, eu coloquei no slot a1, ou seja, o mais próximo do processador, eu deveria por no que tem um círculo vermelho ali?

Postado

@Andre Auerbach o correto no caso teria sido comprar dois pentes de 8gb pra usar em dual channel e ter mais performance, os slots A2 e B2 são os indicados pro dual channel no manual da placa-mãe, então eu instalaria no B2 só pra seguir a lógica mesmo caso um dia compre outro pente, só fixar no A2 kkkk

sobre a instabilidade, pois é. vai ter que subir a tensão ou setar cada timing manualmente um por um na bios ou via ryzen master. por isso falei que o mais simples é você diminuir a frequência pra 3000mhz. não fará a menor diferença visto que você usa uma RX 580 (que é fraca pro seu processador) com apenas um pente de memória; talvez isso basta e acaba sua dor de cabeça com instabilidade aí você joga em paz. faça o teste.

instalou qual versão da BIOS? F12h?

Postado

@Caio Ferreira Entendo... Mas tem um porém, eu comprei um pente de memória e chega semana que vem, vai ficar 2x16 gb... 

Vou colocar no a2 e b2, como você explicou.

Só uma dúvida, você falou agora que é para diminuir a frequência para 3000mhz, como eu faria isso? Eu entrei na bios, habilitei o xmp e tinha a opção de perfil 1 e 2, no 1 ele foi automático pra 3200mhz, padrão da memória.

Eu tava seguindo os passos do vídeo que você mandou, e não tem a opção pra minha memória no dram, no vídeo o do cara era b-die, e o meu é j-die. Eu li no reddit que é porque é muito novo e não é suportado pelo programa. Sabe me dizer se é isso, e o que fazer?

jdie.jpg

Postado

@Andre Auerbach você pode baixar a frequência direto na BIOS, na parte avançada de memória. basta apertar o botão MENOS (-) e deixar em 3000mhz, salva e fecha. ele vai automático pra 3200mhz porque é a freq nativa com XMP ativado. isso do print você fez ao assistir o vídeo que indiquei pra você ter noção, chuto, então realmente fica bem confuso se você ainda tá aprendendo do zero sobre OC em ram. faz direto na bios como sugeri, mais simples e prático.

Postado

Retornando para dizer como resolvi o problema, para ajudar caso alguém tenha o problema similar.

Achei em um fórum Gringo.

Então, primeiro habilita o XPM no PROFILE1

A questão é que eu só fazia essa habilitação e deixava o XMP HIGH FREQUENCY SUPPORT em automático, e o system memory multiplier em auto.

O que tive que mudar foi por o XMP HIGH FREQUENCY SUPPORT no level 1 e o system memory multiplier em 32.00.

Depois disso funcionou tudo certinho.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...