Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal,

quero ajudar minha namorada a comprar o primeiro PC para jogos dela. A ideia é ser um computador pra rodar principalmente CS e Valorant, além de vez ou outra Path of Exile e outros jogos atuais (mas nada muito mais exigente em termos gráficos). Também uso de escritório no dia a dia. 

Orçamento é de até 3 mil reais. Melhor se ficar até uns 2,5 mil, mas 3 mil ainda está dentro do limite. Também precisaria de monitor, mas não incluso nesse limite de orçamento. 

A ideia é comprar o PC montado já. Não tenho experiência com montagem e não quero me arriscar a fazer isso pela primeira vez no computador alheio. Também não se vai fazer overclock. 

Segue abaixo o setup que pensei inicialmente (preços da Pichau, que foi a única loja que vi com opção de montar o PC):

Processador: Ryzen 5 3400g - 1070 reais

• alternativamente, Ryzen 3 3200g - 669 reais. Não sei qual dos dois compensa mais no custo x benefício.

Placa-mãe: ASRock A320M-HD - 480 reais

• A mais barata que tem no site. Acho que para esse nível de uso não faz diferença uma placa melhor, ou?

Memória RAM: Corsair Vengeance LPX 4GB (2x, total 8GB) 2400mhz - 400 reais

• Algumas dúvidas sobre a memória:
    • Pelo que li o ideal é ao menos 2666mhz. Vai impactar ser menos? 
    • Passar de 8gb para 16gb faria muita diferença? Dois pentes de 8gb fica meio caro (pula de 400 pra 700 reais). Compensaria o custo? 
    • Alternativamente, comprar um pente de 8gb e deixar pra comprar outro de 8gb no futuro é uma ideia muito ruim? Li que pente único impacta no desempenho no caso de placa integrada, mas teria a vantagem de permitir o upgrade pra 16gb depois. 

Armazenamento: SSD Lexar NS100 256GB - 260 reais

Fonte: Corsair CV450 80 plus bronze - 347 reais

• Por menos dá pra levar uma AeroCool KCAS 500W bronze 80 plus (290 reais). Mas pelo que li por aqui a Corsair é melhor, e os 60 reais não parecem valer a economia. Opiniões? 

Gabinete: T-Dagger Teemo - 190 reais + ventoinha Pichau Gaming Feather 120mm - 40 reais

• É o gabinete mais barato do site. Sinceramente não faço a menor ideia de nada em relação a gabinetes. Tá ok esse aí ou precisaria algo melhor?
  • Quanto à ventoinha, o gabinete tem espaço para até três. Não sei se é necessário. Se for, dá pra adicionar outras duas. 

Valor total dá 2.840 reais pra configuração principal que listei (sempre o item da primeira linha). Diminui 400 reais se trocar pro Ryzen 3 3200g, aumenta 300 se colocar 2x 8gb de memoria. 

Outra opção seria pegar esse Ryzen 3 3200g aqui já montado, que tá por 2.250. Mas daí é fonte AeroCool e só um pente de memória (8gb 2666mhz).

Pensei também em pegar processador sem placa integrada + uma placa simples, que vi algumas sugestões aqui no fórum. Mas mesmo na Kabum o preço acaba ficando mais alto, e tem a questão da montagem. 

Agradeço qualquer ajuda. 

Postado

@Danut Veja quanto custam as peças. Em qualquer cidade há técnicos que montam os componentes por alguns tostões.

As vezes sai mais barato encomendar as peças e pagar um técnico montá-las.

Outra dica: gabinetes são os itens com frete mais caro, para se comprar na internet. Dá uma olhada se não tem algo a bom preço na sua região.

Postado

Fiz umas pesquisas aqui das peças separadamente e montei o seguinte setup dentro do teu orçamento: 

Essa placa-mãe ; 

HD padrão ;

2x4 de memoria 2666mhz ;

Fonte ;

Processsador ; 

SSD 120gb pro sistema ;

O valor total das peças dá uns 2600 se pá, não inclui o gabinete pois estão bem caro, tente encontrar um na sua cidade que seja Micro Atx.

adicionado 7 minutos depois

Ou pode pegar aquele da Pichau que citou.

Vai dá uns $2750, mas repare que adicionei um Hd 1Tb e 2 pente de memoria mais forte do que você tinha colocado ali e outra placa-mãe, por isso é sempre bom pesquisar em outras lojas e não só em uma !!!

Postado
Em 19/07/2020 às 19:14, João Nadal disse:

@Danut Veja quanto custam as peças. Em qualquer cidade há técnicos que montam os componentes por alguns tostões.

As vezes sai mais barato encomendar as peças e pagar um técnico montá-las.

Outra dica: gabinetes são os itens com frete mais caro, para se comprar na internet. Dá uma olhada se não tem algo a bom preço na sua região.

Ok, vou ver quanto sai em separado.

Em relação às peças, algo como eu mostrei ali tá de bom tamanho? Se fosse pegar separado com certeza pegaria memória de 2666mhz (que a Pichau não tinha quando olhei), mas de resto ficaria com uma configuração tipo a que coloquei no post inicial.

Em 19/07/2020 às 19:41, Hian Sousa disse:

Fiz umas pesquisas aqui das peças separadamente e montei o seguinte setup dentro do teu orçamento: 

Essa placa-mãe ; 

HD padrão ;

2x4 de memoria 2666mhz ;

Fonte ;

Processsador ; 

SSD 120gb pro sistema ;

O valor total das peças dá uns 2600 se pá, não inclui o gabinete pois estão bem caro, tente encontrar um na sua cidade que seja Micro Atx.

adicionado 7 minutos depois

Ou pode pegar aquele da Pichau que citou.

Vai dá uns $2750, mas repare que adicionei um Hd 1Tb e 2 pente de memoria mais forte do que você tinha colocado ali e outra placa-mãe, por isso é sempre bom pesquisar em outras lojas e não só em uma !!!

Qual a vantagem dessa placa-mãe aí? Ela tá indisponível no momento, mas pra saber o que procurar.

E acha que o Ryzen 3 3200g tá valendo mais do que o Ryzen 5 3400g em termos de custo-benefício?

No mais, obrigado pela sugestão.

Postado

@Danut A arquitetura da placa-mãe é um pouco melhor,mas aquela de 480 da Pichau ta boa pra vcs.

Escolhi o Ryzen 3 3200g por conta do preço e porque tua namorada tem foco apenas em valorant e CS:GO. Alias pode até pegar 2 pente de memoria de 8GB no lugar daqueles de 4gb agora, já que ficou bem abaixo do teu orçamento.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...