Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, vou tentar ir direto ao ponto. O orçamento é R$9000,00, a finalidade do setup é edição de vídeo, editores de imagem no geral, transmissão de tv e uso contínuo, portanto preciso de recomendação de nobreaks também. Os nobreaks que tenho a disposição me dão autonomia de 20 minutos e é insuficiente, pois preciso dessa máquina pra fazer transmissões que não podem ser interrompidas. Não será utilizado para jogos e não precisa ter um monte de LEDs, só preciso que seja o mais funcional possível dentro desse orçamento.

Vou pegar carona na ajuda que o @WOZ Dods deu lá na publicação do @mavidlrox, disponível abaixo e a partir desse setup, fazendo as melhorias necessárias com ajuda de vocês. Eu mesmo monto meus computadores e a sugestão do fórum deve me ajudar a me atualizar do que tem disponível no mercado hj. Se eu for fazer sozinho, pode ser que cometa um erro num aspecto ou outro.

Abaixo o orçamento que o @WOZ Dods fez na publicação citada. Só duas observações, 500GB não é suficiente, preciso de no mínimo 1,5TB que pode ser dividido entre SSD e HD e preciso de um monitor de 21".
image.thumb.png.c888c0fd2aa55bfdd4504c2108f49522.png

Postado

@b.cordeiro Boa noite caríssimo, ou bom dia. Meu tempo hoje se esgotou, mas vou prestar atenção no seu tópico e o ajudarei mais tarde da forma que puder. 

Só para adiantar, nos diga exatamente quais programas precisará usar, e quais desses são prioritários. Entenda que uma máquina que usará programas que não se beneficiam com a presença de CUDA na GPU se beneficiarão mais com uma máquina com maior poder de processamento bruto. Já programas que fazem uso da tecnologia terão maior desempenho se o valor for dividido entre processamento geral e especializado/CUDA. 

Além disso, qual tipo de edição de vídeo fará, em qual volume e qual é sua prioridade é importante de definir. Se você vai fazer edição de vídeo profissional, uma máquina que tenha maior desempenho de armazenamento será melhor para você, mas se não for sua atividade principal, se for fazer mais design 3D por exemplo, talvez SSDs tipo NVMe não sejam tão importantes.

Seja como for, detalhe tudo o máximo que puder e busque referências em fóruns da sua área e profissionais que tem como referência se possível, sempre priorizando o software, pois o hardware raramente as pessoas que não trabalham na área vão compreender de fato.

Abraços.

adicionado 0 minutos depois

Ah, e esse orçamento é só para o PC ou para PC+monitor+periféricos?!?!?

Postado

@WOZ Dods O orçamento é pra todo o setup, desde a alimentação até os periféricos. Os programas mais utilizados são, Vmix, Marsis Playout, Xeus. Sendo que Vmix e Marsis ficam 24h rodando e é feita captura via NDI. Na verdade não vai ser usado pra edições, é mais para transmissão mesmo, a máquina precisa ser confiável e suportar o uso contínuo. As máquinas que tem aqui são compradas sem planejamento nenhum, apenas faço a instalação. Quem faz uso desses programas na empresa são meros operadores, não sabem que hardware é mais adequado, então o patrão deu 2 dias pra gastar esses 9 mil reais e a gente resolveu buscar informação, ou então ele vai pegar uma máquina ruim no fornecedor local.

No vmix tem o monitoramento do hardware e na configuração atual mostra CPU, GPU e RAM frequentemente com 100% de uso. O HD também fica no talo.

A configuração atual é:
H110m
Gtx 1660 3GB
i7 7700
16Gb de Ram ddr3
fonte 500w (Não sei qual, mas falaram que é uma cosair)

Talvez a máquina se beneficie de um SLI, não sei.

Talvez o R5 3600x dê lugar a um processador mais forte na configuração. Fiz um orçamento na kabum parecido com o seu e acho que dá pra pegar um r7, só não decidi qual. O nobreak coloquei um APC 1400va que dá 700W com possibilidade de adicionar mais bateria. Quando decidir o setup inteiro é que vou ver preços em outras lojas, mas geralmente aqui no Ceará a gente só compra da kabum, porque tem o frete mais em conta pra essa região. Em anexo o orçamento que fiz, já mandei pra empresa, capaz de nem esperarem um orçamento definitivo porque esse ficou bem abaixo e com peças de melhor qualidade, mas no que puder ajudar com sugestão, agradeço

Postado
6 horas atrás, b.cordeiro disse:

Talvez a máquina se beneficie de um SLI, não sei.

Isso depende do volume de processamento gráfico que é feito na máquina. Não conheço os programas que citou especificamente. Precisarei pesquisar quais são os requisitos. Seria bom consultar outros profissionais da área ou até as produtoras dos programas em questão, cujos sites vou consultar agora.

6 horas atrás, b.cordeiro disse:

Talvez o R5 3600x dê lugar a um processador mais forte na configuração. Fiz um orçamento na kabum parecido com o seu e acho que dá pra pegar um r7, só não decidi qual. O nobreak coloquei um APC 1400va que dá 700W com possibilidade de adicionar mais bateria. Quando decidir o setup inteiro é que vou ver preços em outras lojas, mas geralmente aqui no Ceará a gente só compra da kabum, porque tem o frete mais em conta pra essa região. Em anexo o orçamento que fiz, já mandei pra empresa, capaz de nem esperarem um orçamento definitivo porque esse ficou bem abaixo e com peças de melhor qualidade, mas no que puder ajudar com sugestão, agradeço

O que vai determinar a melhor CPU para você é a otimização dos programas citados para multi threading. Se eles forem apenas single thread, mas rodarem vários simultaneamente, um bom Ryzen será também uma boa opção. O Ryzen 7 de melhor custo/benefício hoje é o 3700X. O 3800 terá pouco desempenho a mais em relação ao custo adicional. Só vou recomendar algo acima do 3700X se a aplicação for crítica, onde cada minuto ganho significa retorno financeiro direto. Em muitos casos, dependendo do workload, é melhor ter uma máquina secundária para a parte mais leve (se for possível) do que investir em uma CPU que dará poucos % a mais de desempenho.

O mais importante que precisaremos saber é qual monitor será utilizado, pois dependendo do monitor de aplicação profissional isso pode reduzir o restante do orçamento de maneira significativa. Os programas e seus requisitos são a segunda coisa que vai nos guiar.

Me responda assim que puder para eu poder aproveitar meu tempo livre que tenho agora com essa pesquisa.

adicionado 14 minutos depois

@b.cordeiro Como não tenho experiência na área de streaming que é seu foco, recomendo que observe esse texto do site do vMix: https://www.vmix.com/knowledgebase/article.aspx/171/hardware-encoding-with-nvidia-graphics

Similarmente, recomendo a leitura dessa parte também: https://www.vmix.com/knowledgebase/article.aspx/217/amd-cpu-support-in-vmix

Seria importantíssimo observar todas as características dos programas e do workload que vocês tem antes de determinar qual será a opção ideal. Não consegui encontrar informações mais sólidas sobre o programa Marsis Payout, mas pelo vMix já deu para entender que, se estiverem transmitindo em altas resoluções e mais de um stream simultâneo, seria indicado um hardware ainda mais robusto. 

Postado

@WOZ Dods  poxa cara, valeu pela contribuição, queria ter respondido antes, mas vamos lá.

Li o material e essa informação do vmix ajudou muito. Como já estou excedendo o orçamento com o 3600x e no site diz que o vmix é otimizado para o 3600x para configurações mais modestas, acho que vai ficar nele mesmo. Em se tratando da GPU, só fala da NVIDIA, e como os preços na kabum mudam o tempo todo, hoje precisei trocar a RTX2060 pela 5600xt OC 6GB, também porque exigiram 32GB de RAM e precisei fazer as adequações.

Sobre Marsis, pelo que andei colhendo de informação com o operador, ele parece ser quem mais consome recursos do computador, mas pelo que vi pesquisando o vmix é um encoder e o objetivo do marsis é automatizar as cenas e posicionamento de elementos junto do material pré produzido. Como a hora de entrar nome do entrevistado, troca de câmeras, adição de varias telas simultaneamente e etc. 

Quanto a workload, seria carga de trabalho, certo? Como eu disse, não sei muito sobre os processos

a serem desempenhados pela máquina e o operador não entende nada de hardware, só sei que ela ficará 24hs ou algo assim transmitindo programação de TV e rádio. As transmissões são em FullHD.

Exigiram também uma placa com mais conexões, tanto que pediram pra ver a possibilidade do SLI.

Achei que o orçamento tinha ido em anexo, vou colocar quando concluir aqui.

adicionado 3 minutos depois

Até tentei colocar o 3700x, mas sobrou pouca grana para o resto. O setup me pareceu muito desequilibrado.

Postado
1 hora atrás, b.cordeiro disse:

As transmissões são em FullHD.

Essa foi a informação mais importante para mim. Acredito que em FHD sua carga de trabalho não será tão pesada.

Sobre saídas de vídeo, observe esta tabela:

image.png.a5b1470d24c0634497616c6325ca2f77.png

Esta tabela é do próprio site da Nvidia e ela é idêntica em toda a linha RTX (2060 a 2080 Super). Você teria então até 4 monitores ligados simultaneamente, observando que a maior parte das saídas da 2060 é Display Port, geralmente tendo apenas uma HDMI. Alguns modelos de algumas fabricantes declaram suportar apenas três monitores simultâneos, apesar de a Nvidia declarar que o modelo de referência suporta quatro.

O número de saídas de monitores em cada GPU vai variar de modelo a modelo, fabricante a fabricante, sendo necessário observar atentamente cada uma individualmente. Observe também os monitores que tem, ou que vai adquirir, para compatibilizar uma coisa com a outra. Se for necessário usar adaptadores, já considere isso no custo também, lembrando que não é recomendado utilizar monitores que tenham apenas entradas analógicas (D-SUB), pois para isso seria necessário usar conversores de vídeo, que são caros e reduzem a qualidade de imagem.

Se entendi corretamente, a resolução máxima dessas GPUs é 1920x1080 x 4 telas (7680x4320). Ou seja, elas rodam até quatro telas em FHD com taxa de aspecto 16:9.

Postado

@WOZ Dods acho que só vão usar um monitor, as outras saídas são pra conectar  numa "mala" de transmissão e outros esquipamentos lá que não entendo. Esse monitor que coloquei no orçamento é pra usar na máquina antiga que vai pro setor de criação/edição. Mexeram nesse orçamento trocando esse kit de fans por um mais barato e consegui esse mesmo monitor quase 200 reais mais em conta em outro lugar. Tudo ficou por R$8802,00.

Acho que agora tenho uma ideia do porque precisam de tanta máquina. Nessa mesma máquina fazem transmissões simultâneas pra YouTube, tv, redes sociais e mexem com rádio também. Achei que essa configuração tá até exagerada e a máquina antiga só precisa de manutenção, mas não sou pago pra dar pitaco. Acho que já decidiram.

IMG_20200722_100032.jpg

Postado

@b.cordeiro Ok, mas deixo minhas sugestões:

• Mouse C3Tech é de baixa qualidade, dura pouco. Um mouse logitech barato dura mais e tem melhor qualidade.
  • HD Seagate tem baixa durabilidade. Recomendo WD ou Toshiba.
  • A MB é boa, mas tem opções mais baratas como a B450M DS3H.
  • Se puder optar por dois módulos de 16GBs de memória ao invés de 4 de 8GBs, ainda poderão expandir a memória depois se necessário.
  • As ventoinhas escolhidas, da Rise Mode, são pouco duráveis e bem caras. Recomendo que compre ventoinhas das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair e Noctua, lembrando que o gabinete escolhido já vem com 4.
  • O teclado também é pouco durável, mantenho a mesma recomendação do mouse.
  • Nobreak só terá utilidade de evitar que o PC desligue, mas não protege o PC em si.
  • Faltou a fonte, e insisto que para uma máquina desse calibre seria ideal pegar uma XFX XTR2 550 ou 650W.
  • Faltou também um bom cooler para a CPU. Recomendo o Hyper 212 Turbo ou Black Edition.

Ah, não é necessário usar pasta térmica nessa configuração. Tanto o cooler stock da CPU quanto qualquer cooler avulso comprado já virão com pasta térmica de qualidade.

A GPU escolhida não tem CUDA, então não aumentará o desempenho de codificação de vídeo. Se não for pre-requisito para algum dos programas processamento 3D na GPU ou algum outro recurso do tipo, sugiro que o modelo seja inferior, pois sem CUDA quem estará fazendo todo o trabalho de codificação é a CPU e essa poderia ser superior reduzindo-se o modelo de GPU. 

Inclusive, eu recomendaria uma GTX 1660 Super ao invés dessa Radeon justamente porque ela tem CUDA e aumentaria o desempenho de codificação, mesmo custando menos.

Na verdade, custando basicamente o mesmo se usarmos um modelo de similar qualidade: 

Spoiler

image.png

Postado

Havia esquecido a fonte, mas já tinha escolhido a xfx 650w.

Mouse e teclado serão pouco utilizados, qualquer um serve, peguei os mais baratos e tenho aqui muitos switchs de qualidade pra fazer a substituição quando quebrar.

O nobreak é só pra não desligar a máquina abruptamente e segurar um tempo ligado, porque a transmissão não pode cair, esse modelo dá pra adicionar uma bateria extra e as especificações diz que tem proteção contra surtos, mas sei lá¯\_(☯෴☯)_/¯ quanto a isso confiamos na rede, temos ligações independentes com proteção nós quadros pra evitar surtos locais.

A combinação de 4x8 das memórias foi o melhor custo benefício e se precisar aumentar mais tarde esses módulos serão reaproveitados em outras máquinas.

O gabinete ficou fora de estoque, peguei outro cosair com menos fans. Não achei um kit mais barato que esse, saiu 3 por 125 no fim das contas.

A GPU acabou ficando essa mesmo, a 2060 subiu o preço e a 5600 xt me pareceu ter as especificações mais próximas, a 1660 estava com o mesmo preço, achei que seria mal negócio e já temos duas 1660, substituímos. 

Monitor consegui um um LG ips 23" Openbox por 589, o preço normal dele estava 789.

A pasta térmica é pra outra máquina.

A placa-mãe estava com um preço muito bom. A elite chegou a ficar abaixo de 1000, mas saiu de estoque rápido. Acabei pegando a b450 m aorus por 700 e pouco.

Tinha adicionado um cooler, mas pediram pra retirar, porque o ambiente é climatizado e já haviam muitas fans 🥴 o valor final ficou 8848+217 de frete e queriam baixar mais para o limite de 9000, mas convenci de pagarem os 9066 porque os preços estavam oscilando muito e provavelmente o quinto orçamento traria uma configuração muito inferior e seria só perda de tempo.

Fim da novela. Já não aguentava mais pesquisar preço.

Muito obrigado pela ajuda, suas dicas foram importantes.

• Obrigado 1
Postado
7 horas atrás, b.cordeiro disse:

O nobreak é só pra não desligar a máquina abruptamente e segurar um tempo ligado, porque a transmissão não pode cair, esse modelo dá pra adicionar uma bateria extra e as especificações diz que tem proteção contra surtos, mas sei lá¯\_(☯෴☯)_/¯ quanto a isso confiamos na rede, temos ligações independentes com proteção nós quadros pra evitar surtos locais.

Fiz questão de salientar a questão do nobreak porque muitas pessoas tem a ilusão, ainda, de que estabilizadores prolongam a vida de PCs e os protegem, quando é o extremo oposto. Recomendo leitura do setor do fórum dedicado a fontes e alimentação, em especial o tópico sobre estabilizadores e nobreaks.

A combinação de 4x8 das memórias foi o melhor custo benefício e se precisar aumentar mais tarde esses módulos serão reaproveitados em outras máquinas.

Entendo. No final, se forem reaproveitados, o custo compensa.

O gabinete ficou fora de estoque, peguei outro cosair com menos fans. Não achei um kit mais barato que esse, saiu 3 por 125 no fim das contas.

Os deepcool são superiores e custam 19.90 a unidade de 12mm... 

8 horas atrás, b.cordeiro disse:

A GPU acabou ficando essa mesmo, a 2060 subiu o preço e a 5600 xt me pareceu ter as especificações mais próximas, a 1660 estava com o mesmo preço, achei que seria mal negócio e já temos duas 1660, substituímos

A questão do CUDA é um aumento no desempenho de codificação significativo. Pesquise sobre CUDA e veja quais programas vocês usam que se beneficiariam com esse recurso. Pode parecer bobagem, mas se realmente os programas usarem, o ganho seria considerável mesmo com uma GPU inferior. Ainda dá para trocar.

Monitor consegui um um LG ips 23" Openbox por 589, o preço normal dele estava 789.

A pasta térmica é pra outra máquina.

Ok e ok.

A placa-mãe estava com um preço muito bom. A elite chegou a ficar abaixo de 1000, mas saiu de estoque rápido. Acabei pegando a b450 m aorus por 700 e pouco.

Sensacional!

Tinha adicionado um cooler, mas pediram pra retirar, porque o ambiente é climatizado e já haviam muitas fans 🥴 o valor final ficou 8848+217 de frete e queriam baixar mais para o limite de 9000, mas convenci de pagarem os 9066 porque os preços estavam oscilando muito e provavelmente o quinto orçamento traria uma configuração muito inferior e seria só perda de tempo.

Para um PC que ficará 100% do tempo fazendo encoding de vídeo, ainda recomendo um cooler de qualidade. Entenda que as CPUs hoje vão ter ganho de desempenho efetivo com temperaturas inferiores, e elas vão cair com um cooler mais eficiente a despeito do ambiente climatizado. Não tem como comparar o volume de cobre e alumínio, tampouco a eficiência do form factor torre, entre os dois tipos de coolers. Os coolers BOX, todos eles, são feitos para ambientes domésticos, jamais para uso profissional. JAMAIS.

adicionado 1 minuto depois

Fim da novela. Já não aguentava mais pesquisar preço.

Muito obrigado pela ajuda, suas dicas foram importantes.

Insista no cooler quando sobrar uma grana. Acho que de tudo que foi investido e ponderado, esse foi o único fator que ficou no negativo. A CPU não precisa rodar a baixas temperaturas, mas seu desempenho pode aumentar se isso ocorrer. Melhor desempenho equivale a maior eficiência do sistema inteiro, e vídeos de melhor qualidade e com menos bugs. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!