Ir ao conteúdo

Turbo boost Ryzen 5 2600

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Bom, andei pesquisando na internet que turbo boost do processador pode sla, reduzir a vida útil da minha placa-mãe por ser uma Biostar B350-GT3 e ela colocar voltagens altas no processador por causa disso, mas não sei se isso é verdade, alguém com conhecimento poderia me ajudar? Se isso realmente impactaria na vida útil do PC, e como eu poderia ativar ou desativar o Turbo boost no meu PC?
Outro ponto, eu vi um vídeo na internet da minha placa-mãe mostrando como ativar e desativar turbo boost por uma opção lá se não me engano era "CPB Mode", estressei o CPU com turbo boost ativado e desativado e mesmo assim o clock do processador ficava na mesma, 3.5ghz no caso, sabendo que  o clock dele é 3.4ghz até 3.9ghz
Agradeço a quem me ajudar.

• Solução
Postado
6 minutos atrás, Leo Collette disse:

mas não sei se isso é verdade

Não, bobagem.

6 minutos atrás, Leo Collette disse:

estressei o CPU com turbo boost ativado e desativado e mesmo assim o clock do processador ficava na mesma, 3.5ghz no caso, sabendo que  o clock dele é 3.4ghz até 3.9ghz

3.9 GHz é o clock quando 1 a 3~4 núcleos são exigidos. Com todos os núcleos vai escalando pra baixo e o máximo depende da placa-mãe em questão. Com as melhores placas mãe pega algo perto de 3.75 GHz. Sua B350 é meio chinfrim, então 3.5 GHz tá mais ou menos dentro do esperado.

image.png.44ce197e11e3cea4b1488f528080ebaa.png

Postado
18 minutos atrás, Leo Collette disse:

@Shaman93

Outra coisa que percebi, o clock do processador in-game, fica sempre em 3.7ghz, deve ser por causa da placa-mãe então?
E também no HWMonitor os clocks do processador as vezes ia em 3800 também

Sim, jogo não força tanto quanto alguns testes de estresse. Parece tudo normal.

• Curtir 1
Postado

É uma meia verdade, no caso do Ryzen 5 2600, que opera normalmente a 1,2v a 3,75 ghz (não é em todos os núcleos) em jogos com turbo ativado. Eu pessoalmente desativo o turbo do meu e uso a 1,25v e com 3.9 GHz em todos os núcleos, mas daria perfeitamente para usar a 1,2v e 3.8ghz em todos os núcleos. No final percebemos que o turbo é impreciso e ineficiente impondo uma tensão maior que a necessária para determinado clock, porém 1.2v ainda é uma tensão bem normal e que não oferece risco.

Já no caso do Ryzen 5 3600, a história muda totalmente, e deve ter sido de lá que você ouviu essas coisas. Em stock o 3600 pode alcançar os 1.5v, isso é alto pra caramba, se fosse esse seu cpu, recomendaria você mexer, mas não é o caso.

Mano, eu tenho uma placa-mãe com quase a mesma Bios que a sua, uma X370 GT3, pode me ajudar a mexer nessa joça? Kkkkk tô fazendo oc pelo Ryzen master porque essa Bios é ruim dms de mexer.

(Whats 71 99690 5622 - Felipe)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...