Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos.

Tempos atrás eu teria a resposta para essa questão, mas creio que os meus chips estão bugando e venho pedir uma dica.

Minha pergunta chega a ser tosca, mas vamos lá : Preciso ligar um motor DV 90V ( desses de esteira ) na rede elétrica AC normal ( 110 ou 220 ).

Minha opção foi adquirir ou criar um dimmer conforme imagem abaixo, regular a saída para uns 60VAC e retificar com uma ponte de 50A para uma boa folga.

Se for o caso até remover o Pot  e colocar no dimmer um resistor fixo no valor desejado.

Alguma chance de isso não funcionar ?

Vi em outros posts que não é uma boa solução, e que se usaria um trafo para isso , mas um trafo de 20A ou 30A não é viável , além de que nas próprias esteiras não tem trafo e apenas uma placa que faz o  retificação a partir da rede elétrica AC normal .

Naufraguei no pote de Hellmans ? 

dimmer 4KW.jpg

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Alguma chance de isso não funcionar ?

Beeem menor que 50%. kk

Sim... teoricamente é um caminho certo a seguir. Conta pra nós o resultado prático.

abç

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

olá. Agradeço a gentil mp e desculpe resposta 'meia boca' literalmente kk. Seguinte uma chance de funcionar maior que 50% é quando percebo algo que nunca fiz mas tem tudo pra dar certo e não quero assumir responsabilidade técnica. Também não havia considerado a corrente inicial pois achei que você deveria aumentar gradualmente, afinal o dimmer é pra isso. Também você pode evitar usar com carga imediata (compressor, esmeril) onde a inércia faz a alta corrente inicial se manter por mais tempo. Mantenha um multímetro ou medidor na saída pra não ultrapassar muito de 90v. Pra teste inicial, considere que este motor deve funcionar com tensão menor e isolada da rede. P.ex. baterias 12V

abç

• 2 semanas depois...
Postado

Ola.

Conforme prometido, reportando a "missão" .

Recebi o Dimmer  220VAC 4000W , uma Ponte KBPC5010 e um capacitor 470uF 400V.

Montado o kit e .... tá funcionando como esperado !!!

Como sugeriu a @Isadora Ferraz, usei o dimmer para um arranque suave evitando sobrecarga na corrente.

Agora vem a segunda parte: 

A intenção é que o aparato opere em modo bivolt,  mas acontece que a posição final do potenciômetro é diferente quando alimento na rede 110V e 220V. 

Então preciso fazer o monitoramento da saída já retificada para anular a progressão do potenciômetro quando atingidos os 90VDC na entrada do motor .

Ainda não tenho ideia de como fazer isso,  alguém pode me apontar uma direção ? 

'_'

• Membro VIP
Postado

Pra coisa parruda penso que é uma boa opção:  2 resistores de limitação em série com pot selecionáveis por chave reversível. Um pra 127, outro pra 220.

Pra automático, observe o algoritmo:

-uma amostra do 90V retificado e filtrado - já em dc fofinho e bunitinho - retornando pra um comparador

-se passar de '90v' (amostra dele), bloqueia o acionamento do triac

spacer.png

Não detalho 🤪

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra coisa parruda penso que é uma boa opção:  2 resistores de limitação em série com pot selecionáveis por chave reversível. Um pra 127, outro pra 220.

Sim, esse me parece um caminho viavel  pois o motor com carga vai puxar uns 10A .

Vou tentar então substituir o pot original ( 500K ) por dois outros que serão alternados por seletor manual e que tenham como resistência  máxima o valor desejado para gerar a tensão DC lááááá  depois da retificação.

Assim não preciso de um limitador acionado por comparação na entrada do motor, isso ?

( ainda  bem que você completou o post com " não detalho "  ....  vai que tivesse respondido " procura no google " ! )

🤪

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Tito Fisher disse:

não preciso de um limitador acionado por comparação na entrada do motor

Isso. Mas há vantagem na comparação ou monitoramento da V: ela não cai como deve ocorrer com o sistema sem realimentação. Certa feita teorizei um sistema pra realimentar com V proporcional à RPM que a grosso modo mantém o torque.

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

" procura no google " !

Se achar, a ideia foi minha...😜

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...