Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou comprando peças pra montar um computador que rode com estabilidade jogos como valorant, cs:go, fornite e eventualmente um GTA V.

Já tenho em mãos:

Processador: Ryzen 3 3200g

Fonte: Corsair vs450

Memória ram: 2x 4gb 2666Mhz da Kllisre

Gabinete: T-dagger cube

Minhas duvidas são em relação a placa-mãe:

Biostar A320HM - R$ 400

Biostar B350M - R$470

Biostar B350ET2 - R$485

Asus EX-A320-Gaming R$490

Tendo em vista que futuramente pretendo trocar o processador e colocar uma RX580, qual dessas placas vocês me recomendam mais?

Obs: sei da possibilidade de incompatibilidade das memórias com o APU, por isso considero caso não funcione em conjunto, vender as memórias e comprar um pente de 8gb no Brasil mesmo, pra não fugir muito do meu orçamento.

Postado

Todas essas placas são bem o que eu chamaria de mínimo... o ideal era uma B450 pois já tem compatibilidade com a 4a geração, mas faltando isso, uma B350 é o que tem para o jantar. Pelo menos já é menos pior do que pegar uma A320, mesmo sendo BIOSTAR.

Postado

Bom dia, não sei em relação à placa-mãe, mas se as memórias não derem certo, tenta comprar dual channel, mesmo q você tenha q comprar 4 primeiro e depois mais 4. Você acabaria perdendo cerca de 50% do desempenho em FPS dependendo do jogo se usar um pente de 8gb, por ser uma APU.

Se você pretende trocar de processador e comprar uma placa, aí já é outra história, mas até lá você estaria preso a um desempenho de 50% de uma Vega 8, que já é meio fraca.

Postado
13 minutos atrás, Imakuni disse:

Todas essas placas são bem o que eu chamaria de mínimo... o ideal era uma B450 pois já tem compatibilidade com a 4a geração, mas faltando isso, uma B350 é o que tem para o jantar. Pelo menos já é menos pior do que pegar uma A320, mesmo sendo BIOSTAR.

Realmente, eu queria uma b450, mas no cenário atual os preços estão muito altos, a mais barata que encontrei tá 650 reais.

Entre essas duas b350, a ET2 eu encontrei reviews falando bem no youtube, já a b350m não achei ninguém comentando sobre ela.

12 minutos atrás, Acvale7 disse:

Bom dia, não sei em relação à placa-mãe, mas se as memórias não derem certo, tenta comprar dual channel, mesmo q você tenha q comprar 4 primeiro e depois mais 4. Você acabaria perdendo cerca de 50% do desempenho em FPS dependendo do jogo se usar um pente de 8gb, por ser uma APU.

Se você pretende trocar de processador e comprar uma placa, aí já é outra história, mas até lá você estaria preso a um desempenho de 50% de uma Vega 8, que já é meio fraca.

Valeu pela dica, dependendo das promoções eu considero fazer isso mesmo, mas como falei, o que me limita é orçamento.

Postado
1 minuto atrás, Luiz Nottar disse:

Realmente, eu queria uma b450, mas no cenário atual os preços estão muito altos, a mais barata que encontrei tá 650 reais.

Entre essas duas b350, a ET2 eu encontrei reviews falando bem no youtube, já a b350m não achei ninguém comentando sobre ela.

A ET2 é melhorzinha.

Postado

Boa Tarde, Luiz.

Acabei de montar recentemente para meu filho um PC. É seu primeiro computador e o investimento foi modesto, mas agradou o filho e o bolso. Seguem as configurações:

Ryzen 3 3200g (com Vega 8 integrada),

placa-mãe gigabyte A320M-S2H,

16gb RAM DDR4 2666mhz da adata (memória simples, nada de gaming, pente único),

fonte 500W,

SSD 120gb WD (para o Windows 10 e o Office),

HD 1Tb seagate,

SEM placa de video (apenas a vega 8 integrada no processador).

E comprei um monitor de 20" da LG usado (básico mesmo, 60hz)

Ele joga LOL, Fortnite e Valorant. Apesar de não ter placa de vídeo, o desempenho foi satisfatório:

LOL - 120 fps

Fortnite - 60 fps, reduzindo um pouco dependendo do momento do jogo (o que era esperado por não ter placa de vídeo)

Valorant - 120 fps

A única coisa que mudei no meu caso, foi atualizar a bios da placa-mãe para última versão e configurar a VRAM compartilhada para o máximo que a placa-mãe permitiu, que foi 2Gb de vídeo.

Pretendo comprar uma placa de vídeo futuramente, mas como minha fonte é modesta ficarei na RX 550 de 4GB.

No seu caso, Luiz, como pretende migrar para uma placa mais poderosa, sugiro (apenas sugestão, não sei como está seu bolso), que comece com uma fonte mais poderosa, de 650W, 700W e também comece com uma placa-mãe B450. Não é nenhuma top mas já dá margem para upgrades mais sensíveis. Eu não fiz isso agora porque o bolso tá curto e só quem gasta é que sabe o tamanho do investimento. Mas o garoto tá mais feliz que "ratinho no fubá"....kkkk

Boa sorte com sua configuração e espero ter ajudado.

Postado
11 minutos atrás, Wagner Senay disse:

Boa Tarde, Luiz.

Acabei de montar recentemente para meu filho um PC. É seu primeiro computador e o investimento foi modesto, mas agradou o filho e o bolso. Seguem as configurações:

Ryzen 3 3200g (com Vega 8 integrada),

placa-mãe gigabyte A320M-S2H,

16gb RAM DDR4 2666mhz da adata (memória simples, nada de gaming, pente único),

fonte 500W,

SSD 120gb WD (para o Windows 10 e o Office),

HD 1Tb seagate,

SEM placa de video (apenas a vega 8 integrada no processador).

E comprei um monitor de 20" da LG usado (básico mesmo, 60hz)

Ele joga LOL, Fortnite e Valorant. Apesar de não ter placa de vídeo, o desempenho foi satisfatório:

LOL - 120 fps

Fortnite - 60 fps, reduzindo um pouco dependendo do momento do jogo (o que era esperado por não ter placa de vídeo)

Valorant - 120 fps

A única coisa que mudei no meu caso, foi atualizar a bios da placa-mãe para última versão e configurar a VRAM compartilhada para o máximo que a placa-mãe permitiu, que foi 2Gb de vídeo.

Pretendo comprar uma placa de vídeo futuramente, mas como minha fonte é modesta ficarei na RX 550 de 4GB.

No seu caso, Luiz, como pretende migrar para uma placa mais poderosa, sugiro (apenas sugestão, não sei como está seu bolso), que comece com uma fonte mais poderosa, de 650W, 700W e também comece com uma placa-mãe B450. Não é nenhuma top mas já dá margem para upgrades mais sensíveis. Eu não fiz isso agora porque o bolso tá curto e só quem gasta é que sabe o tamanho do investimento. Mas o garoto tá mais feliz que "ratinho no fubá"....kkkk

Boa sorte com sua configuração e espero ter ajudado.

Obrigado pela contribuição, ajudou sim. Eu penso em adequar o upgrade futuro de acordo com o que eu conseguir comprar de base agora, então essa RX que coloquei é só uma estimativa kkkkk

Postado

Legal.

Sei bem o que é isso, calcular cada peça pra caber no bolso. A grana tá difícil mas precisamos trocar de computador. O note velho tá engasgando e só pra iniciar demora 40 minutos. Daí foi um investimento necessário. Esse novo PC será de uso geral, embora seja dele. Quando precisar ele deixa usar.

E outra coisa que eu lembrei que também poderia ter melhorado é o tamanho do SSD. O windows e o Office consomem quase 50gb do ssd. Talvez um de 240gb fosse uma boa pedida, mas voltamos ao assunto economia. Foi o que deu pra comprar por hoje...kkk

Reli seu post inicial e vi que você mencionou a Asus EX-A320-Gaming. É uma boa pedida pro bolso curto, se achar para comprar. Ela vem com 4 slots de memória RAM, se não me engano e também atualizada para Ryzen de 3a geração. Se tiver que escolher entre as básicas, vai nessa.

Aquele Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...