Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Guest Z£®O

[Resolvido] access

Recommended Posts

Guest Z£®O

Pessoal.. to tentando fazer alguma coisa em access faz um tempão e não estou conseguindo... gostaria de limitar o numero de registros num banco de dados que criei pra 30 registros... tentei criar um campo com autonumeração e botar a seguinte regra para ele "<30" só q essa autonumeração é meio louca... me colocou inicialmente um numero como 23... o que fiz para quebrar o galho foi o seguinte, botei num formulario um campo para inserir um numero manualmente esse numero tem pór obrigação ser menor que 30.. mas não é assim que eu quero fazer... esse numero deveria ser editado pelo proprio usuario com o numero que o usuario quisesse e mesmo assim ter uma limitação de 30 registros....

:help:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Z£®O@02 nov 2004, 11:27

1) gostaria de limitar o numero de registros num banco de dados que criei pra 30 registros

2) tentei criar um campo com autonumeração e botar a seguinte regra para ele "<30" só q essa autonumeração é meio louca... me colocou inicialmente um numero como 23...

3) o que fiz para quebrar o galho foi o seguinte, botei num formulario um campo para inserir um numero manualmente esse numero tem pór obrigação ser menor que 30..

4) mas não é assim que eu quero fazer... esse numero deveria ser editado pelo proprio usuario com o numero que o usuario quisesse e mesmo assim ter uma limitação de 30 registros....

1) Veja o número 3

2) Isso porque provavelmente você já havia inserido alguns registros antes nessa tabela. Para zerar a autonumeração, tem que esvaziar a tabela e depois compactar e reparar o banco de dados (Menu "Ferramentas > Utilitários de banco de dados")

3) Esse método é o mais apropriado. Tem que limitar isso na janela onde o usuário vai entrar com os dados. Mas você não pode colocar esse campo como AutoNumeração, pois esse tipo de dados incrementa automaticamente e o Access não permite edição nesse caso.

Faça o seguinte:

a ) Abra o editor do Visual Basic (Ferramentas > Macros > Editor do Visual Basic)

b ) No painel "Projeto" (à esquerda), selecione o Formulário vinculado à tabela que você quer limitar.

c ) Agora vá em "Exibir > Código", para exibir a janela de código do Formulário.

d ) Acima da janela de código, tem duas caixas de combinação: (Geral) e (Declaração). Na caixa (Geral) selecione, pelo nome que você deu ao controle, a caixa de texto que você quer que sirva como limitador. É essa caixa de texto que deverá impedir o lançamento de novos registros e cancelar a operação.

e ) Supondo que você tenha dado o nome à essa caixa de texto como txtNumero, o código que você deveria colocar seria mais ou menos assim:

Private Sub txtNumero_BeforeUpdate(Cancel As Integer)

Dim R As Object

Set R = Me.Recordset

Cancel = (R.RecordCount >= 30)

If Cancel Then MsgBox "Não é possível gravar: quantidade de registros atingiu o limite.", vbExclamation, "Aviso"

End Sub

Isso vai recuperar a propriedade 'RecordCount' do objeto 'Recordset' vinculado ao Formulário, que é o meio pelo qual você pode saber quantos registros a tabela já tem. Depois de avaliar se a quantidade de registros é ou não maior que 30, O argumento 'Cancel' do evento 'BeforeUpdate' se encarrega de cancelar a inclusão.

4) Então você não pode colocar o campo como AutoNumeração, conforme citado no exemplo acima.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Z£®O

Muito obrigado, Clemente Silva...

o código funcionou direitinho...

eu uso emuma maquina o office 2000 e em outra o office 97.. o codigo só funcionou no access 2000.. mas mesmo assim muito obrigado.. fico te devendo essa...

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais