Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul e outros problemas


Nekroos

Posts recomendados

Bem, a história vai ser longa mas vamos lá, a pouco mais de um ano comprei um computador novo na terabyte, ele veio sem nenhum problema mas na primeira vez que fui usar ele deu tela azul, depois disso ele não funcionava mais, tentei formatar mas sempre que abria um programa pesado ou um jogo ele dava tela azul, depois de alguns dias percebi que tinha conectado ele em um estabilizador antigo, quando conectei direto na tomada ele funcionou perfeitamente, a alguns meses ele deu tela azul, mas nada grave, apenas reiniciou e tudo funcionou perfeitamente, aconteceu duas vezes, uma quando eu estava instalando um programa e uma quando estava jogando, porém a 4 dias, aconteceu algo novamente, dessa vez meu HD começou a encher sozinho, não consegui resolver e estava enchendo muito rápido, não tive escolha se não formatar, usei por mais um tempo até que deu tela azul enquanto estava jogando, depois disso o Windows dava erro ao carregar e fui obrigado a formatar, depois disso já deu tela azul duas vezes, uma delas o computador funcionou normalmente e outra tive que reparar o Windows, não sei o que pode estar acontecendo por que não entendo muito sobre hardware mas suspeito que seja a fonte já que é uma fonte genérica de 350w e o cabo de força é velho. 

Aqui vai as especificações do PC

Ryzen 5 2400g vega 11

8gb RAM ddr4 (2x4) 2400mhz

Hd 1tb seagate barracuda 7200rpm

placa-mãe Asus prime a320m-k

Fonte aerocool 350w genérica 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nehroos seja bem vindo,

 

Minha suspeita é o HD, mas irei passar abaixo algumas observaçoes para que eu possa lhe ajudar melhor.

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e em caso de alguma dúvida não hesite em perguntar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma caso não souber.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

*Informe quais os programas instalados no sistema. Poderá retirar um relatório no AIDA64.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD/SSD utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s também possuem atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo idle como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 fazem stresstest e o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória porém utilize a função dele na camada pré-post e não no SO. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este último não o deixe rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    Placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

Para isso, basta acessar a pasta c:/windows e localizar os arquivos “MEMORYDUMP” e “MINIDUMP” – Poste ele aqui para que possamos verificar se existe algum histórico de problema que o windows conseguiu reportar.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto estou fazendo alguns testes e consegui mais algumas informações.

Aconteceram outras telas azuis com erros diferentes como o Critical process died, system service exception etc...

Eu executei testes rapidos de HD que não encontraram nada, mas decidi trocar para um hd de 500gb mais antigo e até então o computador não apresenta problemas, fora isso o HD antigo estava fazendo barulho, o barulho parecia ser de uma especie de disco rodando e tremendo ficava alto e depois parava e ficava repetindo isso durante o uso, as temperaturas de todas as partes do pc estão normais.

Estou suspeitando da fonte ou do HD, como eu disse a fonte é de 350w generica e talvez não esteja fornecendo a energia necessaria e esta funcionando com o  hd novo pois ele consome menos, ou o HD antigo está defeituoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!