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Postado

Oi pessoal ^^

 

Tenho esse PC aqui, após alguns jogos estarem abertos por um tempinho o meu pc reinicia com tela azul, e aparece a mensagem "stuck in thread device driver".

Aqui vai as SPECS dele, e também as infos do CPU-Z.

Os drivers são diretos do site do fabricante e eu já atualizei a bios, ele sempre reinicia quando eu abro muitos apps (tipo Dota 2, chrome e obs), e cerca de 5 min após eu encerrar ou terminar de usar os apps, ele reinicia com essa tela.

 

Specs

placa-mãe COLORFUL AB350M-K PRO V14 DDR4 AMD AM4

PROCESSADOR AMD RYZEN 3 3200G 

2X MEMÓRIA DDR4 8GB 3000MHZ  (2400mhz geil super luce)

HDD 500gb

W10

Fonte PC Yes v2 white 400w

 

specs do CPU-Z:  https://valid.x86.fr/xdcsc3

 

 

adicionado 1 minuto depois

Eu vi alguns tópicos na net de um pessoal com o mesmo processador, reinstalando versões anteriores da bios (pra placas asrock), ou desabilitando os drivers do windows e deixando o software da AMD, mas não sei mais o que fazer, já tentei de tudo com o pc. ;A;

  • Moderador
Postado

Olá Isabela, tudo bem? seja bem vinda.

 

Irei passar a você alguns procedimentos padrões ok? depois das devidas respostas eu consigo lhe auxiliar com maior propriedade. 

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e em caso de alguma dúvida não hesite em perguntar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma caso não souber.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

*Informe quais os programas instalados no sistema. Poderá retirar um relatório no AIDA64.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD/SSD utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s também possuem atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo idle como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 fazem stresstest e o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória porém utilize a função dele na camada pré-post e não no SO. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este último não o deixe rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    Placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

Para isso, basta acessar a pasta c:/windows e localizar os arquivos “MEMORYDUMP” e “MINIDUMP” – Poste ele aqui para que possamos verificar se existe algum histórico de problema que o windows conseguiu reportar.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada

  • 2 meses depois...
Postado

Olá, pessoal.

Vim postar a solução que eu encontrei para a minha máquina, estava tendo o erro BSOD "Thread Stuck in Device Driver", tenho um Ryzen 3 3200g.

 

Basicamente, é só fazer o seguinte:

 

Reinstala o windows do 0 (pode excluir tudo)

Roda o DDU, pra desinstalar todos os drivers anteriores, limpa tudo.

 

E AGORA PRESTA ATENÇÃO QUE ESSA PARTE É IMPORTANTE:

 

Quando for instalar os drivers, instala SOMENTE o driver de ÁUDIO direto do site da fabricante da placa-mãe

E em seguida instala o driver de CHIPSET + APU, direto do site da fabricante da placa-mãe.

Em seguida, não atualizem os drivers, e PRINCIPALMENTE não atualizem o software do amd adrenalin (radeon software), pode usar a versão mais antiga mesmo que vem com o driver da placa-mãe.

Fiz isso e meu pc não deu mais erro nenhum.

 

Acredito que o que estava acontecendo, ao menos no meu caso, era que eu estava baixando o driver de APU e Chipset direto do site da AMD, tem alguma coisa de errada com as versões mais recentes do site deles.

 

Agradeço se puderem publicar uma resposta dizendo se funcionou ou não.

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