Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Ryzen 5 3600 + RX 5700 XT ou RTX 2070 Super


Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

Preciso de um auxílio, por favor: tenho hoje um sistema composto por uma A320M -HD da AsRock + r5 3600 + 16gb RAM 2666 da marca T-force Vulcan + RX 570 8GB OC, modelo MSI armor. A fonte que alimenta o PC tem 500w com PFC ativo.

Estou pensando em fazer um upgrade de GPU visando a nova geração que está por vir e, nesse momento, escolhi a RX 5700 XT ou a RTX 2070 super.

Gostaria de saber se a minha fonte atual aguenta esse upgrade ou se seria necessário ou recomendando que eu compre outra fonte. Se for este o caso, poderiam me indicar qual o modelo e potência?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mpbrammer a320 para rtx 2070 ou rx5700xt? Não cara, vai explodir o VRM ( exagero ). De qualquer forma não recomendo nem um pouco, mas o teste entre as duas abaixo:

 

https://versus.com/br/amd-radeon-rx-5700-xt-vs-nvidia-geforce-rtx-2070-super

adicionado 1 minuto depois
8 minutos atrás, Mpbrammer disse:

A fonte que alimenta o PC tem 500w com PFC ativo.

Qual o modelo e marca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Yan_ disse:

a320 para rtx 2070 ou rx5700xt? Não cara, vai explodir o VRM ( exagero ). De qualquer forma não recomendo nem um pouco, mas o teste entre as duas abaixo:

a placa de vídeo em nada tem a ver com os VRMs da placa-mãe. o 3600 pra a320 em jogos vai dar conta numa boa, embora perca o boost e não permita overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Yan_ disse:

@Mpbrammer a320 para rtx 2070 ou rx5700xt? Não cara, vai explodir o VRM ( exagero ).

Essa placa-mãe com esse processador e vga não sei se seria o correto também. De qualquer forma, eu iria pra RX 5700XT, mais por causa do preçoXdesempenho.

adicionado 0 minutos depois
6 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

a placa de vídeo em nada tem a ver com os VRMs da placa-mãe. o 3600 pra a320 em jogos vai dar conta numa boa, embora perca o boost e não permita overclock.

acho que ele quis dizer que a placa-mãe não condiz com o resto do setup, de certa forma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira de certa forma tem sim, quanto mais processos ela fizer, mais a placa-mãe é usada, não vou entrar em detalhes porque não vem ao caso. Mas de qualquer forma não seria o correto.

@EnzzoS@Mpbrammer   desde que não seja feito overclock ou undervolt e afins está tudo certo, use em stock e vai dar certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Mpbrammer disse:

 

Gostaria de saber se a minha fonte atual aguenta esse upgrade ou se seria necessário ou recomendando que eu compre outra fonte. Se for este o caso, poderiam me indicar qual o modelo e potência?

 

Valeu!

E se for de marca confiável, 500W aguentaria sim, apenas se for de marca boa, para não arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EnzzoS o correto é passar informações coerentes, dizer que o VRM da placa não aguenta placa de vídeo é uma mentira, não tem nada a ver uma coisa com outra. a placa tem PCIE 3.0 e portanto é 100% compatível e em nada vai limitar o desempenho da gpu.

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, Yan_ disse:

@Caio Ferreira de certa forma tem sim, quanto mais processos ela fizer, mais a placa-mãe é usada, não vou entrar em detalhes porque não vem ao caso. Mas de qualquer forma não seria o correto.

na verdade você não sabe o que diz e está chutando. a estrutura da placa-mãe é 100% compatível e em nada limita o desempenho da placa de vídeo. é uma placa-mãe de entrada que não libera o boost e overclock pra cpu, apenas isso. não foi feita pra processador forte como R7 e trabalhar com render onde aí sim estressa os VRMs devido a alta demanda de corrente e haverá queda de desempenho no clock do cpu por thermal throtling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pessoal, o PC foi comprado na Pichau em abril e veio já com essa configuração. A marca da fonte não é especificada e ainda não abri a lateral do gabinete para ver. Posso ver e informar aqui.

Vocês então sugerem que antes de tudo eu faça um up na placa-mãe? E se for esse o caso, qual modelo vocês sugerem? Uma B450, no mínimo?

E eu li acima que se eu usar tudo em stock, que é o caso, não teria problema usar essa placa-mãe. Isso procede mesmo?

 

Valeu pela ajuda desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira

36 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

a placa de vídeo em nada tem a ver com os VRMs da placa-mãe.

Como assim? Primeiramente, VRMs são 'voltage regulator module', são quem converte a energia da fonte para as demais peças. Se uma placa de vídeo precisa de 125w padrão por exemplo + 65 ou 85w do processador + 50w dos demais logo daria cerca de 240w. Se o VRM não possui uma boa refrigeração ele vai superaquecer. Se fosse assim como você diz, eu poderia colocar uma rtx 3090 numa placa-mãe de 2014 sem problema algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Quanto à marca da fonte, como eu disse acima, a marca da fonte não é especificada e ainda não abri a lateral do gabinete para ver. Como estou trabalhando agora, somente mais tarde para confirmar.

PC feito para jogar. Trabalho somente em questões muito leves (word e internet), pois sou advogado. E meu monitor é o LG ultrawide 25Um58, 21:9, 60hz. Futuramente, quero comprar um de 144hz, talvez de 1440p

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 14/09/2020 às 20:33, Mpbrammer disse:

@Yan_ Boa, obrigado pela dica. Aliás, quais os principais atributos de uma fonte para saber se ela é boa ou não?

Fonte que recomendo: Core Reactor 650W (R$550): https://www.terabyteshop.com.br/produto/19054/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo?srsltid=AeTuncp6HWh7rWZJuHSLCLX0SDzrCh9E04Nn-Om4gk9IpbEHjnXkjdX6OPk

 

Pra saber se a fonte é boa, ou você gasta um tempão estudando um monte de coisa, ou você procura em tier list: https://cultists.network/140/psu-tier-list/

Fonte pra estudar um monte de coisa: https://www.tomshardware.com/reviews/power-supplies-101,4193.html

 

 

6 horas atrás, Rafael R. Dias disse:

@Yan_ A nidus da pichau aguenta até qual placa?

 

Eu não usaria com placas acima de 200W (3060Ti ou 6700XT). Ela deve aguentar, não me entenda errado. É uma fonte boa. Mas, como não é um setup que você tá 'garimpando' dinheiros pra botar em componentes, dá pra pegar uma fonte com mais tempo de garantia, e características que podem melhorar tanto a vida útil da fonte como dos componentes a ela ligados. Também tem o problema que ela usa regulação em grupo, aí avacalha as outras linhas se você puxar muito da de 12V. Provavelmente não deve dar problema, mas é uma incerteza que pode ser evitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!