Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava usando o pc sossegado até que meu teclado, mouse e fone simplesmente desligaram ao mesmo tempo, não pararam de funcionar, desligaram. Tentei tirar e repor os USBs mas não funcionou. Apertei o botão de reset mas o computador não religou. Os fans ligados direto na fonte, além do fan ligado na placa-mãe, o air cooler, a placa de vídeo e os leds da placa-mãe estavam todos ligados, como se tudo estivesse funcionando normalmente, mas os periféricos continuavam desligados e não dava vídeo. Nesse ponto o botão de reset já não funcionava e eu também não conseguia forçar o desligamento ao segurar o botão de power. Fiquei em choque ao não saber o que fazer e no fim decidi puxar a tomada. Esperei o computador ser totalmente desenergizado e coloquei de volta na tomada, aí ele funcionou.

Passei a mão em todo lugar que imaginei que acarretaria em um thermal throttling, mas tudo estava gelado graças aos meus fans que são bem decentes em termos de fluxo de ar.

Vocês acham que foi só um susto, ou eu devo me preocupar seriamente?

OBS: Quando os periféricos desligaram o PC ainda apresentava vídeo. Ainda não tenho certeza se o fone realmente desligou ou o vídeo travou junto com o sistema. Não sei nem se o sistema realmente travou.

Possíveis causas que pensei:

1. Memória RAM? Normalmente sou bem cuidadoso com os meus 8GB mas confesso que deixo de me preocupar quando estou fazendo pesquisas, onde chego a usar 30 ou mais abas do chrome com vídeo rodando, discord, spotify e programas de edição de texto e slides em simultâneo.
  2. Minha fonte é ATX mas não é real e nem tenho filtro de linha. Acho que problemas de alimentação levariam ao desligamento total do sistema ou mesmo queima de alguns componentes, mas pensei em considerar isso, já que o computador voltou a funcionar normalmente depois de desenergizado por um tempo.
  3. Uso um Ryzen 7 1700 em uma PRIME A320M-A. Já levantei um tópico aqui no fórum sobre possíveis problemas de alimentação e aquecimento nos VRM's e no fim não tive problemas com isso, apenas um natural e automático corte nas frequências que não prejudicou minha experiência nem a usabilidade do processador. No mesmo tópico consegui montar todo um road map com as sugestões de um usuário. O Ryzen 7 foi mais um luxo a que tive oportunidade de ter e não pensei duas vezes. Pensei que com um processador decente eu poderia investir em todo o resto sem muita preocupação, e de fato sobra desempenho para o meu uso apesar dos apesares.
  4. Algum mal contato? Com exceção das saídas de vídeo, uso quase todas as portas da minha placa-mãe. Talvez algum fio foi movido por acaso e gerou algum mal contato.
Postado
7 minutos atrás, marcosdly disse:

Memória RAM? Normalmente sou bem cuidadoso com os meus 8GB mas confesso que deixo de me preocupar quando estou fazendo pesquisas, onde chego a usar 30 ou mais abas do chrome com vídeo rodando, discord, spotify e programas de edição de texto e slides em simultâneo.

O quanto (em GBs) você usa ou não usa a memória RAM é irrelevante, isso não vai prolongar e nem reduzir a vida útil da mesma, tampouco provocaria defeitos e problemas no geral. Tu pode usar os 8 GB inteiros da RAM que não dá nada.

8 minutos atrás, marcosdly disse:

Minha fonte é ATX mas não é real e nem tenho filtro de linha. Acho que problemas de alimentação levariam ao desligamento total do sistema ou mesmo queima de alguns componentes, mas pensei em considerar isso, já que o computador voltou a funcionar normalmente depois de desenergizado por um tempo.

Não existe esse negócio de fonte com watts reais, até porque isso implicaria na existência dos watts falsos; rs.

Mas você tem que ver que fonte é essa, especificamente marca e modelo porque no Brasil tem muita bomba sendo anunciada e vendida como fonte, e os problemas ao se usar fontes assim vão desde oscilações de tensão, níveis de ruído altos demais, incapacidade de suprir até mesmo a potência rotulada à causar danos em outros componentes do PC, ou no pior dos casos, explodem.

Postado
36 minutos atrás, marcosdly disse:

Minha fonte é ATX mas não é real

Não existe isso de fonte "Real".

A fonte é real em matéria, você vê ela, pega, sente o peso e dá um tapa nela.

Isso é o mais real que pode chegar.

Você não falou toda a configuração do seu pc, inclusive marca e modelo da fonte, se a fonte for genérica já é um indicio de causador dos problemas.

Verifique se sua tomada está Aterrada e da forma correta seguindo o novo padrão brasileiro, pode ser uma das soluções para o fim dos problemas com estática no pc, e ainda ajuda a evitar queima de peças por conta de surtos de tensão.

Postado

@marcosdly Comprou uma fonte pelo bolso.

Seu bolso falou, eu pago isso aqui, vai e não inventa de querer algo mais caro.

E você foi.

Essa fonte ai é porcaria, isso ai queima seu pc, economizou justamente onde não devia.

Ainda faltou dizer toda a configuração do pc para pegar uma recomendação de fonte.

Recomendo testar com fonte diferente, Corsair, XFX, Thermaltake, PCyes.

Postado

@Elder Nauvirth

Ryzen 7 1700

PRIME A320M-A

Corsair Vengeance LPX 1x8GB 2666MHz CL16

AFOX RX550 4GB

Air Cooler Brazil PC CLA965W

Seagate Barracuda 1TB 7200RPM (Versão de OEM)

Samsung 500GB (HDD)

TP-Link Adaptador Wireless PCI-E 150Mbs

4 Fans sem RGB

e a fonte

Postado

@marcosdly Arriscando de queimar o pc todo.

Troca essa sua fonte fuleira por uma de qualidade.

A partir de 450W já dá conta.

CV450 ou 550, VS450 ou 550, Pcyes electro v2 450W ou 550W, CoolerMaster MasterWatt 450 ou 550W, EVGA 450bt ou 450br, Nidus 500 da Pichau, e Superflower 450W.

E nada de usar estabilizadores.

Sua fonte ainda pode ser problema no futuro caso seu pc volte a funcionar com ela mesmo, o ideal é trocar a fonte, pois ela nem se quer é recomendada.

• Obrigado 1
Postado

@marcosdly Não querendo desmerecer teu PC, mas tá bem esquisita essa tua build...
Ryzen 7 numa a320 não, deveria ter pego ao menos uma b450; essa memória era melhor estar em dual channel, no caso ou duas de 4GB pra continuar com 8 ou então logo 2 de 8GB; um SSD de 128gb pro sistema ia fazer uma diferença enorme também, principalmente se tu usa o win10 e por ultimo fonte genérica jamais, gasta 500 reais com uma fonte e compra um Athlon 3000G, mas não compra um Ryzen 7 e coloca numa a320 asus prime com fonte genérica...
Enfim, tu comprou um processador caro e tentou economizar com o resto, não foi boa ideia.

Quanto ao teu problema, se a placa mão liga de boa, procura o buzzer que vem na caixa dela (um alto-falante pequeno e redondinho), conecta na placa-mãe e escuta o barulho q vai fazer, ele envia um código sonoro pra saber o que tá dando errado, por exemplo: 1 beep curto e 2 longos e problema no vídeo, 3 beeps curtos é problema na memória, etc...
Escuta o barulho dps posta aqui ou então pode procurar você mesmo pelo significado, tem no manual da placa.

adicionado 6 minutos depois

EDIT: não passa a mão na placa procurando alguma peça quente, você pode se queimar feio, você pode levar um choque e na pior das hipóteses queimar teu PC também...
pra isso o PC tem sensores, e caso você não consiga acessar os sensores (porque o PC não dá vídeo), tem um produto congelante em spray para se fazer isso, você aplica na placa e depois de alguns segundos ela fica toda branca, quando você injetar corrente (ou no caso ligar o PC) e houver algum componente em curto ele vai descongelar na hora enquanto o resto vai continuar branco.

adicionado 7 minutos depois
11 horas atrás, marcosdly disse:

@Amanda Gonçalo Tenho sérios problemas de chiado no microfone por excesso de estática. A fonte pode ser uma causa?

Isso ai tem cara ded ser problema na aterragem, ou talvez sua casa nem tenha aterragem, comum em casas antigas no brasil...

• Obrigado 1
Postado

@Luc457x Meu processador antigo era um Athlon 200GE e troquei pra esse R7 do AliExpress. Fonte era uma Aerocool 80 plus de 600w que troquei nessa porque precisava do dinheiro. A memória RAM foi um ponto bem burro mesmo que vou corrigir depois. Na verdade, eu já sei exatamente como melhorar meu PC na ordem certa, mas só vou ter grana provavelmente lá pra março do ano que vem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!