Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente. Tem três dias que venho passando por um problema que não consigo solucionar. Usando o computador normalmente ele simplesmente desligou e a partir dai fica desligando em momentos aleatórios. Uma ele desliga depois de 1h ligado, depois 2h, depois desliga apos segundos, depois de 8h e assim aleatoriamente. Já fiz de tudo, limpei todos os componentes, testei outra fonte, testei sem placa de vídeo, sem memoria, desmontei o PC e montei ele em bancada e todos dão o mesmo problema. Quem poder ajudar, dá um help aí!!
Tenho um:
Core i5 7400
Asus Strix B250G,
Hyperx 8GB DDR4 2133 CL15
Cosair H45
EVGA GTX 1060
EVGA 500w
SSD Kington 120GB
HD TOSHIBA 1TB

Postado

Opa td certo?

Verifica essa pasta: C:\Windows\Minidump 

Se tiver arquivos .dmp você pode vizualizar com aplicativos como Dumpchk.exe

Esses arquivos são criados quando um programa ou uma peça tem um erro ou falha

• Curtir 1
Postado

@Twiing Testo as temperaturas?....

https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

Tive um assim que desligava do nada e era o cooler falhando que parava do nada, e nem barulho ele fazia, a ventoinha ia se freando quando esquentava e parava ai o PC desligava.

adicionado 5 minutos depois

@Twiing Acrescentando.. se não for temperatura só sobre uma alternativa VRMs morrendo, quando eles esquentam, VRMs já gastos pelo tempo, eles aumentam ainda mais sua resistência gerando mais calor até o ponto que desarma. O HWmonitor vai mostrar também se sua placa-mãe tiver sensor nos VRMs.

• Curtir 1
Postado

@Twiing Começo a achar que pode ser problema de solda BGA, oxidação na solda da placa-mãe, em algum componente...

Se quiser tem um jeito caro e seguro de tentar resolver.. (nada é garantido nesse mundo)

OBS: Esse procedimento pode terminar de soltar algum componente já oxidado que era para estar bem soldado na placa, portanto faça-o em uma bacia plástica para olhar os resíduos a procura de algo que venha a cair.

Compre um pincel novo e macio.

Compre Alcoólico Isopropílico. ( https://www.americanas.com.br/produto/53461153/alcool-isopropilico-isopropanol-1-litro-implastec)

Hora do banho.. Lave toda a placa-mãe com álcool isopropílico, esfregando delicadamente o pincel para retirar a sujeira e oxidação.

Acho que ao a solda de algum componente já oxidado, ao esquentar ela perde o contato e o computador desliga, pois deve haver um pequeno curto de oxidação, também é possível durante a lavagem a placa parar de vez, mas isso é muito pequena essa chance. Deixe a placa secar o álcool por 4 a 5 horas, pois existe solda BGA embaixo do chipset e o álcool que entra lá demora a evaporar.

Faça o procedimento deixando o álcool escorrer e levar a sujeira com ele. Vai gastar quase 1litro.

Sim já fiz isso, e não resolveu para mim, enviei para https://www.getechinf.com.br/ e eles também não conseguiram resolver, minha placa morreu de vez, mas se a lavagem não resolver considere enviar num técnico.

Mas antes de enviar para um técnico, considere usar o computador sem placa de vídeo, use o vídeo integrado ao processador, pois o problema pode estar na sua placa de vídeo. Conecte o cabo do monitor na sua placa-mãe e use o vídeo integrado do processador... não dá para jogar assim mas terá certeza se é ou não a placa de vídeo. Não esqueça de retirar a placa de vídeo do computador.

• Curtir 1
Postado

@Henrique PP Obrigado pelas dicas. Eu tentei sem a placa de vídeo e da o mesmo problema, eu tô achando que provavelmente é a placa-mãe mesmo. Mas esse problema está sendo muito estranho, vou ter que enviar para um técnico, só que não conheço nenhum de confiança na minha cidade.

• Curtir 1
Postado

@Twiing Olha de confiança eles são.. https://www.getechinf.com.br/

eu enviei pelos correios as peças com seguro, chegou lá e volteou de boa, só tenho 2 críticas a eles. Se seu conserto for muito difícil eles não perdem muito tempo com sua placa dizem logo que não deu conserto (isso pode se dar por falta de peças ou por estarem lotados), pois eles vivem lotados (justamente por serem de confiança), a 2º crítica é que perderam uma pecinha minha lá pequenininha da placa-mãe, aquela que dá o bip (autofalentezinho), então envie sem isso a sua placa. Mas aquilo custa no máximo 5 reais e é uma peça tão pequena que podem ter perdido, nem me dei ao trabalho, afinal, consertaram meu note de graça.

Bom na verdade enviei para eles consertaram meu note também, eles tentaram, mas meu processador também havia queimado, chegando em casa troquei o processador e funcionou... A fase do meu note que queimou levou também o processador, lá eles não tinham outro processador para testar só consertaram a fase e cobraram pela tentativa de reparo, saiu muito mais barato que o reparo completo. Como eu disse eles são de confiança, eles de maneira nenhuma desfizeram os procedimentos que haviam feito, nem queimaram meu note de propósito ao não conseguirem consertar, por isso que confio neles.

adicionado 5 minutos depois

https://www.youtube.com/channel/UCmL2URKREunQeQKCES1XcXQ

• Curtir 1
Postado

@Henrique PP Retornando. Fiz o banho na placa-mãe, porém o problema continua. Reparei uma coisa o termal pad do dissipador de vrm da placa estava saindo um óleo. Vi que isso acontecia por conta da qualidade do pad. Limpei tudo e mesmo assim o problema continua. Ontem fiz os testes da maioria dos componentes e só sobrou a placa-mãe e processador, não tenho onde testa-los. Todos os outros componentes rodaram tranquilos e não apresentaram problema.

Vi também que poderia ser a temperatura do HD, porém utilizando só o SSD ele também apresenta o problema.

Temperaturas 1.png

Temperaturas 2.png

Postado

@Twiing Que bom que não piorou, risco sempre existe, podia melhorar, podia piorar e podia continuar na mesma, Já desconfiava que fosse placa-mãe, para ser mais exato problema de solda, fatos históricos.

Em 2010+- Europa aprova uma lei de eliminação de chumbo de produto eletrônicos, logo o estanho das solda da placa-mãe não poderiam mais tem chumbo, mas o chumbo aumentava e muito a durabilidade das soldas (todas elas inclusive a BGA), prova disso é que meu notebook que tenho a 10 anos nunca deu problema de solda, 10 anos usando e nenhuma solda oxido ou trinco. Como fabricantes não vendem só para o Brasil eles passaram a fazer sem chumbo para todos apartit de 2012.

Sua situação e probabilidade de ser, Pode ser Solda BGA do chipset, que esquenta após um tempo e ao esquentar se expande e com isso perde o contato e ai desliga, ou pode ser a solda BGA embaixo so socket d processador (mas isso é bem raro).

Quanto ao termal pad nos VRM, isso de soltar óleo é normal quando eles esquentam por muito tempo podem se deteriorar e soltar óleo, desde que estejam ainda grudentos e íntegros (sem se despedaçar) ainda estão usáveis. Agora com sorte ainda pode ser VRM Ruim, mas sendo sincero esse sintoma de desligar após um certo tempo, é característico de solda BGA, e reparo de qualidade é 450 reais+-, reparo na churrasqueira nem tenta.

Tem uma coisa que pessoal faz ,,,,, Tentar pressionar o chipset com um preso em cima do dissipador dele e o mesmo no processador (caso o problema esteja na solda do socket do processador), se não desligar é porque é problema de solda, mas isso cria força de trabalho no socket/chipset podendo matar de vez ele o componente (tipo trincar de vez),

Somado custo de correios mais reparo pode ficar mais caro do que a placa vale, considere isso.

Olha o peso que o cara teve que colocar para funcionar.

1111772655_pesonoprocessador.png.82c48f7582f9121ca1b827f399afd39c.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!