Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa tarde.

Tenho um orçamento de R$ 2000,00 para terminar de comprar um PC para um amigo meu. Ele já tem uma RX 580 8GB, uma fonte Corsair CV450 e os periféricos.

O PC dele fora as coisas básicas é exclusivamente pra jogar PoE, PoE2 quando sair e Diablo 4 se possível.

Vale mais a pena gastar:

Ryzen 5 3600 1300

Gigabyte B450M DS3H 660

XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz 270

2230, comprando mais 8gb de memória no futuro (uns 6 meses no máximo)

Ou:

Ryzen 3 3300x 850

Gigabyte b550m s2h 860

XPG Gammix D30, 8GBx2, 3200MHz 540

2250

A dúvida no fundo é:

vale a pena pegar o processador melhor agora e quando for fazer um upgrade ter que trocar a mobo, gastando mais?

ou apostar que o chipset b550 vai aguentar um Ryzen 7 da série 4000 daqui a uns 3-4 anos, gastando menos?

Eu tenho outras dúvidas também, se vocês não se incomodarem:

1) se apostar no 3300x, vale a pena essa b550 ou uma b450 mais cara, tipo a Gigabyte B450 Gaming X? Sei que as B450 devem receber o update d ebios mas não tô muito confiante em quão prático vai ser isso aí.

2) pra quem vai jogar quase que exclusivamente, o 3300x não vale mais do que o 1600AF? Sei que ele perde 2 núleos e 4 therads, mas pelo menos nos jogos atuais eu vi nos benchmarks a 1600 ficando em média 20% atrás em frames.

3) Essa memória aí é compatível com qualquer coisa que eu escolhi? Não quero ter a dor de cabeça de receber o kit e ele não ligar por que a memória não rolou.

Muito obrigado pela atenção!

Postado
23 minutos atrás, Dainess disse:

A dúvida no fundo é:

vale a pena pegar o processador melhor agora e quando for fazer um upgrade ter que trocar a mobo, gastando mais?

ou apostar que o chipset b550 vai aguentar um Ryzen 7 da série 4000 daqui a uns 3-4 anos, gastando menos?

Não tem muita diferença entre uma B450 ou uma B550, então vale gastar a mais por isso se vai ter que sacrificar no processador. 

28 minutos atrás, Dainess disse:

2) pra quem vai jogar quase que exclusivamente, o 3300x não vale mais do que o 1600AF? Sei que ele perde 2 núleos e 4 therads, mas pelo menos nos jogos atuais eu vi nos benchmarks a 1600 ficando em média 20% atrás em frames.

Vai depender do jogo. No geral, eu dou mais valor para o 1600af por permitir ter o jogo e discord, quem sabe uma música e uma stream rodando, ou talvez querendo gravar alguma coisa eventualmente.

Dito isso, o 3600 é o melhor dos dois mundos.

31 minutos atrás, Dainess disse:

3) Essa memória aí é compatível com qualquer coisa que eu escolhi? Não quero ter a dor de cabeça de receber o kit e ele não ligar por que a memória não rolou.

Sim.

Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Vai depender do jogo. No geral, eu dou mais valor para o 1600af por permitir ter o jogo e discord, quem sabe uma música e uma stream rodando, ou talvez querendo gravar alguma coisa eventualmente.

Dito isso, o 3600 é o melhor dos dois mundos.

Pelo que eu entendi o 3300x vai sofrer até pra ter um Discord e um navegador rodando do lado do jogo?

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Não tem muita diferença entre uma B450 ou uma B550, então vale gastar a mais por isso se vai ter que sacrificar no processador. 

Nem a diferença dele suportar os Ryzen 4000 sem precisar de BIOS beta?

E desculpa, não entendi 100%. Você acha que se a diferença é só pegar uma mobo melhor então é melhor ir com o 3600 mesmo? Ou que vale sacrificar ter um processador melhor pela mobo?

Valeu pelas respostas!

Postado
1 minuto atrás, Dainess disse:

Pelo que eu entendi o 3300x vai sofrer até pra ter um Discord e um navegador rodando do lado do jogo?

Não é bem assim, não é tão limitado a ponto de "sofrer". Mas você corre risco de eventuais quedas de quadro pela falta de threads.

3 minutos atrás, Dainess disse:

Nem a diferença dele suportar os Ryzen 4000 sem precisar de BIOS beta?

Esses processadores nem lançaram, qualquer um que apareça vai ter que ter atualização de BIOS.

4 minutos atrás, Dainess disse:

E desculpa, não entendi 100%. Você acha que se a diferença é só pegar uma mobo melhor então é melhor ir com o 3600 mesmo? Ou que vale sacrificar ter um processador melhor pela mobo?

A prioridade é o processador, placa-mãe é secundária se já atingir um mínimo, coisa que uma B450 com dissipador atende.

Postado
12 minutos atrás, carbonii disse:

O Ryzen 3 3300x as vezes se sai melhor em games do que o próprio Ryzen 5 3600, porém em games + multi tarefas não há discussões Ryzen 5 3600 é o melhor.

Minha dúvida é entre o 3300x e o 1600AF mesmo! Se ele tiver grana pro 3600 vou sugerir ele mesmo.

Hmmm, do jeito que vcs estão me sugerindo, estou considerando essa Gigabyte B450M Gaming, que tá só 40 reais mais cara que a Gigabyte B450M DS3H e parece ter um dissipador maior.

Então eu iria de algo assim:

Ryzen 5 1600AF 800 ou Ryzen 5 3600 1300

Gigabyte B450M DS3H 700

XPG Gammix D30, 8x2GB, 3200MHz 540 ou 8GB 270

Sepá até cabe um gabinete nesse orçamento. Eu vi esse aqui recomendado em outro post do fórum:

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pichau-kronen-rgb-lateral-vidro-temp-pgkn-01-rgb 

Sabem se ele atende ao PC que estamos montando?

Postado
Em 26/09/2020 às 19:24, Lucasinacior disse:

Essa mobo é ótima e tava por 499 ontem, te atenderá perfeitamente.

Eu tava dando uma olhada nela, mas de sexta pra sábado ela pulou pra 600 reais aí desconsiderei.

Vi que hoje ela tá por 479, vou passar pro amigo meu. Aí a decisão de compra é dele. Mas vcs deram maior ajuda pra eu orientá-lo.

Obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...