Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

@Marcos FRM

Sim, pensei em trocar um, esperar reconstruir o arranjo e depois trocar o outro...

Esses discos rígidos tem 8 anos apenas (servidor é de 2012). Você acha que a vida útil deles é curta assim mesmo? Estou com medo de ser um pane na rede elétrica.

Deixo a tarefa de descobrir por que estão falhando com você. Talvez nem tenha nada para ser descoberto, apenas desgaste natural.

1 minuto atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Então pra trocar um dos discos rígidos (tirar do slot e colocar outro), basta eu apenas desligar o servidor (pelo windows mesmo) e não há necessidade de retirar os cabos de força da fonte (pra cessar completamente a passagem de energia)?

Sim.

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM Amigo, bom dia

Me tira um dúvida. RAID 5 precisa de no mínimo 3 discos rígidos pra dar certo e aqui nós temos 4. Se 2 derem problema, ficaríamos com 2 e obviamente o RAID 5 não funcionaria.

Mas se isso acontecesse, todo o arranjo RAID 5 iria se perder automaticamente? Quer dizer, se ficássemos com 2 discos rígidos e eu colocasse mais um (ficando com 3), eu teria que fazer o arranjo novamente todo do zero (apagando os dados dos discos rígidos) ou somente colocar o terceiro HD que o arranjo iria voltar a funcionar automaticamente (sem perder nenhum dado)?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

@Marcos FRM Amigo, bom dia

Me tira um dúvida. RAID 5 precisa de no mínimo 3 discos rígidos pra dar certo e aqui nós temos 4. Se 2 derem problema, ficaríamos com 2 e obviamente o RAID 5 não funcionaria.

[...]

Mas se isso acontecesse, todo o arranjo RAID 5 iria se perder automaticamente?

Não funcionaria e perderia tudo que tem no arranjo. Windows, programas, banco de dados, tudo que tem nele.

Citação

Quer dizer, se ficássemos com 2 discos rígidos e eu colocasse mais um (ficando com 3), eu teria que fazer o arranjo novamente todo do zero (apagando os dados dos discos rígidos)

Refazer tudo do zero: arranjo zerado. Instalar Windows do zero, configurar, restaurar backup, etc. RAID 5 com 4 discos sendo que 2 estão começando a dar problema é situação limite. Precisa intervir antes que piore.

Off-topic: Windows Server 2008 R2 foi descontinuado e não recebe mais atualizações de segurança desde 14 de janeiro de 2020 (a menos que tenham assinado o plano de suporte pós-morte da Microsoft, que custa uma fortuna). É recomendável, se possível, planejar upgrade para alguma versão mais nova que seja suportada. Mas isso é assunto para outro tópico na sala "Sistemas operacionais -> Windows -> Windows Server" caso seja do seu interesse.

• Curtir 2
Postado

@Marcos FRM

10 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Não funcionaria e perderia tudo que tem no arranjo. Windows, programas, banco de dados, tudo que tem nele.

Refazer tudo do zero: arranjo zerado. Instalar Windows do zero, configurar, restaurar backup, etc. RAID 5 com 4 discos sendo que 2 estão começando a dar problema é situação limite. Precisa intervir antes que piore.

Off-topic: Windows Server 2008 R2 foi descontinuado e não recebe mais atualizações de segurança desde 14 de janeiro de 2020 (a menos que tenham assinado o plano de suporte pós-morte da Microsoft, que custa uma fortuna). É recomendável, se possível, planejar upgrade para alguma versão mais nova que seja suportada. Mas isso é assunto para outro tópico na sala "Sistemas operacionais -> Windows -> Windows Server" caso seja do seu interesse.

Poxa, que situação tensa... Quando dá esse problema de SMART é sinal de que o HD ainda tem um tempo de vida ou pode parar a qualquer momento?

Meu HD é o que anexei a foto. Eu achei esse no ML (foto com HDD S/N marcado e WWN marcado:

produto.mercadolivre.com.br/MLB-1019487282-hd-sas-600gb-dell-15-k7-35-w347k-9fn066-150-st3600057ss-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6542484841&matt_ad_group_id=84209438291&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385102491763&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=267723762&matt_product_id=MLB1019487282&matt_product_partition_id=342889296875&matt_target_id=pla-342889296875&gclid=Cj0KCQjwuL_8BRCXARIsAGiC51DNKjahuTgeLOE9CAPTxnSawUF22f9NfePPwavHzbBNPnsgWt0eQOEaAtx6EALw_wcB

Reparei que esse do ML tem HDD S/N e WWN diferente do meu, mas o restante é tudo igual (inclusive model Number). Na sua visão, você acha que esse HD do ML é perfeitamente compatível pra substituir os que deram defeito? 

Obrigado!

HD slot 1.jpg

Novo.JPG

@Marcos FRM Outra dúvida amigo

Inicialmente nosso RAID 5 foi feito usando 4 discos rígidos. O Servidor aqui tem 6 slots para HD (4 ocupados e 2 disponíveis). Se eu quiser manter os 4 discos rígidos e colocar um quinto (ou mesmo 6), é possível fazer com que esse quinto (ou sexto) HD pertença ao arranjo RAID já feito? Ou, nesse caso, teríamos de fazer todo o arranjo RAID novamente?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

@Marcos FRM

Poxa, que situação tensa... Quando dá esse problema de SMART é sinal de que o HD ainda tem um tempo de vida ou pode parar a qualquer momento?

Minha bola de cristal está enguiçada.

2 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Reparei que esse do ML tem HDD S/N e WWN diferente do meu, mas o restante é tudo igual (inclusive model Number). Na sua visão, você acha que esse HD do ML é perfeitamente compatível pra substituir os que deram defeito? 

Pergunte para o vendedor.

Acho que qualquer disco SAS de 3,5 polegadas é compatível com a gaveta (tray caddy). Assim tem mais opções de discos de outras marcas.

• Curtir 2
Postado

@Marcos FRM

1 minuto atrás, Marcos FRM disse:

Minha bola de cristal está enguiçada.

Pergunte para o vendedor.

Acho que qualquer disco SAS de 3,5 polegadas é compatível com a gaveta (tray caddy). Assim tem mais opções de discos de outras marcas.

Saquei. hahaha, mal pela pergunta aí de quando o HD pode parar, é porque é novidade pra mim aqui a situação.... E quanto a colocar um quinto ou sexto HD no arranjo RAID que foi feito inicialmente com 4 discos rígidos, você acha ser possível?

• Membro VIP
Postado

RAID 5 possui redundância de apenas 1 disco. Se adicionar mais discos, aumentará a capacidade do arranjo, mantendo 1 disco de redundância sempre.

RAID 6, por outro lado, possui redundância de 2 discos (requer no mínimo 4). Essa controladora aceita migrar de RAID 5 para RAID 6 sem perda de dados -- RAID Level Migration (RLM). Contudo, por favor, leia atentamente o manual antes de pensar em migrar:

https://downloads.dell.com/manuals/all-products/esuprt_ser_stor_net/esuprt_dell_adapters/poweredge-rc-h700_user's guide_en-us.pdf

• Curtir 2
Postado

@Marcos FRM

34 minutos atrás, Marcos FRM disse:

RAID 5 possui redundância de apenas 1 disco. Se adicionar mais discos, aumentará a capacidade do arranjo, mantendo 1 disco de redundância sempre.

RAID 6, por outro lado, possui redundância de 2 discos (requer no mínimo 4). Essa controladora aceita migrar de RAID 5 para RAID 6 sem perda de dados -- RAID Level Migration (RLM). Contudo, por favor, leia atentamente o manual antes de pensar em migrar:

https://downloads.dell.com/manuals/all-products/esuprt_ser_stor_net/esuprt_dell_adapters/poweredge-rc-h700_user's guide_en-us.pdf

Bom demais! Se eu fosse manter RAID 5 e colocar o quinto disco (mantendo os outros dois com error SMART), basta seguir aquele mesmo procedimento que você passou anteriormente (de substituição do disco)?

• Membro VIP
Postado

Leia o manual.

Aliás, o que falei antes, agora olhando por cima no manual, ao invés vídeos de idiotas no YouTube, sobre Hot Spares (HS) não está totalmente correto. HS é para uso temporário até o disco com falha ser trocado e o novo plugado no mesmo slot.

De novo, leia o manual, está tudo lá.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Leia o manual.

Aliás, o que falei antes, agora olhando por cima no manual, ao invés vídeos de idiotas no YouTube, sobre Hot Spares (HS) não está totalmente correto. HS é para uso temporário até o disco com falha ser trocado e o novo plugado no mesmo slot.

De novo, leia o manual, está tudo lá.

@Marcos FRM  Sim, estou checando o manual também. Mas a parte que interessei da troca com sua explicação seria essa daqui:

"Perfeito. Esse disco com erro não é confiável. Em princípio, o processo é: desligar o servidor (talvez dê para fazer a quente, não sei... baixe o manual para ver), colocar um disco novo no lugar, entrar no BIOS do controlador e configurá-lo em "PD Mgmt" como "Make Global HS" (menu via F2). Depois esperar a reconstrução, que será feita em segundo plano (pode inicializar o Windows enquanto isso).

O disco precisa ter pelo menos o mesmo tamanho dos atuais. O ideal é ser do mesmo tamanho."

Inicialmente, se fosse apenas retirar o disco com defeito e trocar pelo novo, faria dessa forma (desligando o servidor pra retirar o disco com defeito e colocar o novo e após seguindo esse procedimento). Estou buscando informação se eu fosse colocar o quinto (ou sexto) disco seria tão simples assim....

• Membro VIP
Postado

Para os discos com defeito:

"Replacing an Online Physical Disk". Não precisa configurar como Hot Spare o substituto:

Citação

NOTE: The replacement disk must be a hot spare or an unconfigured disk without
a foreign configuration
. It must have the same or greater capacity and should be of
the same type as the disk it is replacing.

O resto é com você.

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM Amigo, me tira mais um dúvida. Eu andei estudando e pesquisando sobre RAID 5 e compreendi melhor. No meu caso aqui, o primeiro HD teve o espaço consumido para criação do disco virtual do arrajnjo (HD do slot 0), tanto é que a luz de leitura dele nem pisca ao ler os demais discos rígidos do arranjo (slot 1, 2 e 3).

Se por acaso esse HD do slot 0 começasse a apresentar problema e eu fosse substituí-lo (estando os 3 demais funcionando ok), esse HD do slot 0 poderia substituído sem problemas (sem prejudicar o arranjo RAID)?

valeu!

Postado

@Marcos FRM

Em 14/10/2020 às 15:05, Marcos FRM disse:

Perfeito. Esse disco com erro não é confiável. Em princípio, o processo é: desligar o servidor (talvez dê para fazer a quente, não sei... baixe o manual para ver), colocar um disco novo no lugar, entrar no BIOS do controlador e configurá-lo em "PD Mgmt" como "Make Global HS" (menu via F2). Depois esperar a reconstrução, que será feita em segundo plano (pode inicializar o Windows enquanto isso).

O disco precisa ter pelo menos o mesmo tamanho dos atuais. O ideal é ser do mesmo tamanho.

Outra opção, melhor até, é adicionar o disco novo junto com o atual. Entrar no BIOS e, em "VD Mgmt", expandir "Physical Disks", selecionar o disco problemático e por fim usar a função "Replace" do menu F2. Não lembro se esse recurso é oferecido em "PD Mgmt". Lá, tem uma função "Replace Member", que não é bem igual se a memória não me falha. Acho que configura a substituição automática em caso de falha, mas posso estar errado.

Dê uma pesquisada melhor por garantia.

Amigão segui o primeiro processo que você passou (Make Global HS). Está dando certinho, o disco está sendo inserido no arranjo e já iniciei o Sistema Operacional, tranquilo aqui.

O que eu tirei do Slot 1 (colocando o novo), ele está mais desgastado que o do Slot 3 (que também está pra dar pau). Eu quero tirar o do Slot 3 e colocar esse antigo do Slot 1, porque na teoria o antigo do Slot 1 vai dar parar primeiro que o do Slot 3 (menor vida útil). Depois de inserido o novo disco no arranjo (feito a Rebuild), você sabe me dizer se é possível fazer isso? Realocar discos rígidos de slot's  que já fazem parte do arranjo?

Desde já agradeço bastante a ajuda

Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Acho que sim. Deve mostrar aquela mensagem "Foreign configuration(s) found on adapter".

@Marcos FRM  Tentei aqui agora cedo, não vai de jeito nenhum... Aparece a mensagem "Foreign configuration(s) found on adapter", aperto a tecla "F" para fazer mas não reconstrói. Entrei na controladora RAID e nas opções em cima do "missing" tem apenas opções para mexer com o LED.

Quando voltei o HD original do Slot 3, apareceu para apertar "F" para "Foreign configuration(s) found on adapter", apertei e está reconstruindo normalmente. Bom que vi que não dá, rs. Acho que nos metadados ele salva a posição que o HD deveria estar.

Marcos, você sabe se esses discos rígidos SaS eu posso ligar ele num sata normal de outro computador? Minha intenção é ligar esse HD que não foi e apagar tudo dele (zerar pelo instalador do Windows). porque aí depois teoricamente ele iria, já que reconheceria como um HD "novo". Obrigado!

Postado
5 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Não precisa. Procure em "PD Mgmt" a opção "Force Offline": removerá o disco do arranjo.

@Marcos FRM  Sim, mas eu falo em questão do disco que quero inserir no Slot 3. Se eu coloco ele no Slot 3, a única opção que tem disponível é Led Blinking (digo o disco que tentei dar "Foreign configuration(s) found on adapter" e não foi). Minha intenção é zerar ele e fazer o "Make Global HS", como se ele fosse novo.

• 5 meses depois...
Postado

@Marcos FRM

Em 30/10/2020 às 09:24, Marcos FRM disse:

"Force Offline" enquanto ainda estiver no slot original, antes de movê-lo.

Fala Marcos, bom dia

Bom, revivendo o tópico aqui. Se eu fizer "Force Offline" em "PD Mgmt", ele retiraria o disco em questão e deixaria a vaga no arranjo RAID 5 para inserir um novo, ou retiraria o disco e retiraria a vaga? 

Nosso arranjo RAID 5 aqui foi feito incialmente com 4 discos rígidos, se eu forçar offline no 4º disco (pra retirar ele do arranjo), esse vaga ficaria disponível para um novo disco? Aí eu iria inserir um novo disco e em "PD Mgmt" e depois "Make Global HS" e daria certo inserir o disco no lugar do quarto?

Obrigado se puder ajudar!

• 1 ano depois...
Postado

@Marcos FRM fiz a troca do HD, porém ele não sincroniza com os outros.. fica com a luz verde sempre acessa e os outros 3 ficam piscando na mesma ordem, olhando no painel do raid na BIOS (crtl+R) la ele aparece como não alocado no raid, aparece os 3 ativos e esse novo aparece como não alocado. só que não me da opção nenhuma de alocar ele pra sincronizar.. existe algum software que posso usar pra fazer essa configuração? desde ja, muito obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!