Ir ao conteúdo

Caixa Tem: "seu dispositivo não é compativel com esta versão"

Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Tentei instalar o Caixa Tem em vários celulares, para ajudar as pessoas que precisam do Auxílio Emergencial, porém muitas vezes me deparei com erros variados. Um desses erros é: "seu dispositivo não é compatível com esta versão". Tenho em mãos dois celulares, abaixo especificados, que dão esse erro ao acessar a página na Google Play Store:

• LG-E435f rodando Android 4.1.2 (Jelly Bean) kernel 3.4.0;
  • Samsung  SM-G316M rodando Android 4.4.4 (KitKat) kernel 3.10.17-1123447.

Gostaria de saber:

1. existe alguma forma de contornar esse erro, considerando que os fabricantes em questão não lançaram mais atualizações do sistema Android para esses modelos específicos?
  2. qual é a versão mínima do Android exigido para rodar o Caixa Tem, considerando que essa informação não está disponível no site oficial?

Nem todo mundo precisa, e nem todo mundo tem condições de ter o celular mais recente do mercado. Especialmente não quem depende do Auxílio Emergencial do governo, então me parece falta de noção do pessoal da CAIXA ter sistemas web totalmente obsoletos e malfuncionais de um lado, no que tange às necessidades das empresas, e exigir equipamentos top de linha nas mãos de pobres e desempregados.

• Moderador
  • Solução
Postado

Boa noite.

É uma situação complicada mesmo, pois envolve segurança e estes celulares não possuem mais atualização. Culpar a CEF 100 não é correto, apesar que o sistema é bem complicado mesmo. O certo era eles liberaram o acesso no computador.... mas isso acredito ao ser possível.

O jeito é tentar emular o programa com um emulador de Android no computador... unido modo que eu vejo... 

Com o seu celular, não consegue fazer acesso para estas pessoas que você está ajudando? Eu ajudei algumas pessoas também mas elas conseguiram instalar o sistema.

• Obrigado 1
Postado

@Rezando Casto O ideal é entrar em contato com a Caixa para ver sobre esse assunto.

18 minutos atrás, Rezando Casto disse:

existe alguma forma de contornar esse erro, considerando que os fabricantes em questão não lançaram mais atualizações do sistema Android para esses modelos específicos?

Talvez e TALVEZ, dê para baixar fora da Play store o app com uma versão compatível, mas não recomendo de jeito nenhum, principalmente pois se trata de dinheiro e não se sabe o que esses caras que disponibilizam esses apps por fora programam internamente, pode ser que roubem os dados e bye dinheiro.

• Confuso 1
Postado
15 horas atrás, JochenO disse:

@Rezando Casto O ideal é entrar em contato com a Caixa para ver sobre esse assunto.

Talvez e TALVEZ, dê para baixar fora da Play store o app com uma versão compatível, mas não recomendo de jeito nenhum, principalmente pois se trata de dinheiro e não se sabe o que esses caras que disponibilizam esses apps por fora programam internamente, pode ser que roubem os dados e bye dinheiro.

Entrar em contato com a Caixa é uma Missão Impossível atualmente. Eles estão com o call center sobrecarregado. Quanto se liga pro número de suporte técnico, e se escolhe o ramal do Caixa Tem, a ligação cai na hora, nem sequer entra numa fila de espera. Por isso mesmo que vim lançar a questão no Fórum, já que no local mais adequado e específico é impossível.

Além do mais, já tive experiências ruins com o suporte ao Internet Banking anos antes, com eles me encaminhando de departamento pra departamento uma dúzia de vezes, sempre pro departamento errado, pois ninguém sabia quem era o responsável pela Segurança da Informação. Tudo pra eu, de graça, no meu tempo livre, avisá-los de que esqueceram de usar HTTPS numa página de vital importância, permitindo interceptação dos dados dos clientes para uso em fraudes. Eu esperava mais respeito com um feedbacker voluntário, sabe? Ainda mais quando se trata de proteger o dinheiro que eles próprios terão que reembolsar caso seja furtado... Mas, como é banco estatal, lidando com dinheiro (do) público, quem se importa, não é mesmo? Eu é que sou trouxa de me importar!

Assim sendo, desprezo esse banco estatal com todas as minhas forças, e torço para que seja privatizado o quanto antes. Os aplicativos web deles são sofríveis e obsoletos, tratam os usuários como se nada valessem, afinal, têm a estabilidade do serviço público garantindo que não precisam fazer nada o dia inteiro, e que não tomarão punição nenhuma por isso. E preciso mencionar o uso político da instituição, e a politicagem entranhando até nos ossos? Pra quê o Estado tem que se envolver no setor bancário, aliás, até com mais de um banco? Já não bastam as instituições estatais que regulamentam o sistema financeiro nacional, controlando a inflação e as taxas como lhes convém? Não basta o Estado ser o próprio criador e recolhedor de impostos? Não basta ser o Estado o próprio emissor da moeda?

Quanto a não usar a Play Store, já fiz isso num celular horroroso da Positivo, pois era o único meio de baixar o WhatsApp. Afinal, não cabiam a Play Store, o Google Play Services, e mais o WhatsApp todos na mesma memória interna. O WhatsApp, inclusive, tinha de ser uma versão desatualizada, pra ocupar menos espaço... Mas eu não envolverei Internet Banking nestes contornos jamais, pois é "dar mole pra Kojak". Mais mamão-com-açúcar pros Metralhas não tem, né? É como você disse: o APK pode ser adulterado de qualquer maneira para roubar as informações e o dinheiro do usuário.

16 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

É uma situação complicada mesmo, pois envolve segurança e estes celulares não possuem mais atualização.

Excelente hipótese para a incompatibilidade: segurança. Parabéns!

Citação

O certo era eles liberaram o acesso no computador.... mas isso acredito ao ser possível.

Excelente afirmativa... Eles têm internet banking via PC para os clientes "normais", mas não para os plebeus.
Porquê não acredita ser possível? Pois seria muito trabalho para uma solução que é apenas provisória?

Citação

Com o seu celular, não consegue fazer acesso para estas pessoas que você está ajudando? Eu ajudei algumas pessoas também mas elas conseguiram instalar o sistema.

Os meus celulares são esses aí mesmo, que eu apontei. Eu ganhei eles de outras pessoas há muitos anos, e só uso eles pra ligações, SMS, e WhatsApp. O resto não me importo e não tenho tempo pra desperdiçar com aplicativos bobos, e por isso não vejo razão de gastar meu dinheiro trocando-os por outros mais novos. Até porquê eu mesmo não tenho dinheiro sobrando pra gastar com besteira: eu nunca deixaria de comprar livros ou pararia de pagar a faculdade pra comprar um celular de última geração, não sou tão fútil/geek/nerde bazinga.

Eu tentei usá-los para ajudar pessoas que estão numa situação pior que a minha, mas não deu, como viu.

Citação

O jeito é tentar emular o programa com um emulador de Android no computador... unido modo que eu vejo... 

É seguro? Ou equivale ao que o @JochenO disse, de instalar por fora da loja oficial? Me parece não ser seguro, dado que o emulador de Android por si só não é oficial...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Rezando Casto Eu entendo sua frustração e eu também concordo plenamente contigo, sem tirar nada. 

Mas vamos se concentrar no problema.

Emuladores neste caso acredito que sim, pois o Google disponibiliza ferramentas de criação e para rodar precisa testar. Os apps não serão baixados por fora e sim pela playstore mesmo. Não vejo problema é acredito ser a única solução. 

Eu já usei o NOX. Oficial na página. Não vejo problemas de segurança 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...