Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória com menos da metade de capacidade como utilizável


Posts recomendados

@Gui GC Fiz aqui mas infelizmente não resolveu. Demorou bastante para iniciar (não sei se é comum, com uma reconfiguração) e segue do mesmo jeito. Na verdade nesse print parece variar até menos uso do que antes. Não sei bem a leitura se é positiva ou negativa desse uso de memória, mas enfim. Sigo na mesma.

 

image.png.ca4128f212bfaada2a6f85b9e5f2acca.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodpavao Ainda existe a possibilidade de testar um pente por vez, para descobrir se o problema não é um pente em especifico. É importante saber se o PC ligaria com um pente por vez.

 

Atualizar a BIOS da placa-mãe - supondo que seja um problema com a BIOS. Ou tentar fazer um reset com retirando a bateria da placa-mãe por cerca de 1 minuto e retirando o PC da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Então, abri o CPUz antes (apenas por ser mais prático, nenhum outro motivo).

Fui na aba que mostra os dados de cada slot e um não mostra dado nenhum. Tudo desabilitado. Acredito que se uma memória estivesse ruim a CPU não poderia usar ela né? Pensei em ir no chipset e ver se altero a quantidade de uso, mas não achei essa opção no campo chipset do meu setup. Eis os prints do CPUz:

image.png.05c00fae404dcb1b14024eaf95730922.pngimage.png.ea70341ad13943e4ee026ab45cada684.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodpavao Em teoria uma memória ruim não daria boot em um PC, o problema é que nem sempre o erro tem a mesma causa. As vezes o erro poderia ser no SLOT da placa-mãe.

 

As vezes o que acontece é que a memória RAM até é reconhecida, mas vai para o setor de não utilizável, por isso é importante testa-las separadamente e até em slots diferentes.

 

@rodpavao Quanto a questão do chipset provavelmente só apareça se o processador tiver vídeo integrado. Algumas opções quando desativadas provavelmente ficam invisíveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC antes de ver sua resposta anterior fiz essa foto do setor de chipset. Será que algo aí pode estar configurado para consumir esses 4GB?

Bem, de qualquer forma, é fazer os testes de slots. Inverter elas nos slots e ligar juntas. Ligar com cada uma memória e depois inverter a posição delas e ligar também individualmente. Fazer todas as opções possíveis, mas aí só amanhã. Eu volto aqui para dizer no que deu.

 

IMG_20220722_173724085.thumb.jpg.49e11ca6767ee9173c7e2fc008fc0f3d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodpavao A opção de gráfico integrados deveria aparecer em cima do SATA Mode. Tanto a opção de Ligar/Desligar o gráfico como a quantidade de RAM alocada.

 

Mas como não tem gráfico integrado no processador ela fica desabilitada, não sei se existe algum comando para ver opções invisiveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodpavao Esses 100mb extras que desapareceram foram da BIOS, talvez carregar as configurações otimizadas das BIOS reverta para 4GB. 

 

Mas é quase certeza que o problema é hardware, o problema é saber se é o slot ou a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC sobre os 100MB extras eu não sei... Porque antes de aplicar a otimização já estava 4GB utilizados pelo hardware e depois de aplicar a otimização continuou isso. Passou para 4,1GB após fazer as atualizações de BIOS (fui obrigado a atualizar 4x, uma atualização após outra). Obviamente só fiz isso porque tenho nobreak hehe

 

Amanhã farei esse teste das memórias. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@Gui GC sei que já tem alguns meses, mas estou voltando aqui para dizer que possivelmente sem querer resolvi meu problema nesse caso ontem (na tentativa de resolver outra coisa, que ainda vou criar uma postagem no forum sobre a coisa. Pois já é assunto de driver de vídeo).

 

Eu dei um reset na BIOS (tirando a bateria por 5 minutos e colocando de volta) e dei uma bela faxina nas memórias e sockets delas com borracha nelas e limpa contato nelas e nos sockets. Quando o PC entrou no Windows e olhei por curiosidade quanto de utilização estava de memória, estava utilizável 6,95 GB. Ou seja, agora acho que está pegando as duas. Nesse caso parece que o problema foi resolvido. Não sei se foi a limpeza ou se foi o Reset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2020 às 07:31, BlitzNeki disse:

Mano eu n sei se vai funcionar mas faz assim: Windows + R / msconfig / 2° aba / opções avançadas / na direita em cima vai estar memória, se a caixa estiver marcada vcs desmarca, da aplicar e reinicia o pc

Não meu amigo, isso aí quase nunca vai servir pra alguma coisa, o Windows já usa isso aí no máximo que ele conseguir, essa opção foi feita para por exemplo simulação de máquinas.

agora, rodpavao disse:

@Gui GC sei que já tem alguns meses, mas estou voltando aqui para dizer que possivelmente sem querer resolvi meu problema nesse caso ontem (na tentativa de resolver outra coisa, que ainda vou criar uma postagem no forum sobre a coisa. Pois já é assunto de driver de vídeo).

 

Eu dei um reset na BIOS (tirando a bateria por 5 minutos e colocando de volta) e dei uma bela faxina nas memórias e sockets delas com borracha nelas e limpa contato nelas e nos sockets. Quando o PC entrou no Windows e olhei por curiosidade quanto de utilização estava de memória, estava utilizável 6,95 GB. Ou seja, agora acho que está pegando as duas. Nesse caso parece que o problema foi resolvido. Não sei se foi a limpeza ou se foi o Reset.

Provavelmente foi o reset, talvez a BIOS tava com alguma configuração alterada ou o pc "esqueceu de tudo" e quando reiniciou detectou os pentes por completo, aliás, em alguns casos é até recomendável tirar a pilha da BIOS por no mínimo 1 minuto e colocar de novo. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Otávio Amorim disse:

Não meu amigo, isso aí quase nunca vai servir pra alguma coisa, o Windows já usa isso aí no máximo que ele conseguir, essa opção foi feita para por exemplo simulação de máquinas.

Provavelmente foi o reset, talvez a BIOS tava com alguma configuração alterada ou o pc "esqueceu de tudo" e quando reiniciou detectou os pentes por completo, aliás, em alguns casos é até recomendável tirar a pilha da BIOS por no mínimo 1 minuto e colocar de novo. 😉

 

Pois é. Resolvi isso mas agora não consigo usar o Pc porque está dando tela azul e não inicia. Até fiz a postagem na área específica 😭

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, rodpavao disse:

 

Pois é. Resolvi isso mas agora não consigo usar o Pc porque está dando tela azul e não inicia. Até fiz a postagem na área específica 😭

Meu pc tava com o mesmo erro, cara, te recomendo instalar Windows o mais rápido possível, senão chega uma hora que o WIndows simplesmente não inicia e só vai pra aquela tela de solução de problemas. O meu tá nessa, mas não tô conseguindo instalar Windows, se você olhar meu tópico vai saber o motivo 😥

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Otávio Amorim disse:

Meu pc tava com o mesmo erro, cara, te recomendo instalar Windows o mais rápido possível, senão chega uma hora que o WIndows simplesmente não inicia e só vai pra aquela tela de solução de problemas. O meu tá nessa, mas não tô conseguindo instalar Windows, se você olhar meu tópico vai saber o motivo 😥

Cara, aqui já está assim também. Exatamente isso. Não vou detalhar mais pra não descaracterizar o tópico. Agora tô tentando criar um pendrive bootavel e ver se acho opção no setup (pois só vi opção de boot de HD lá) e tento reparar ou reinstalar o windows. É fogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2023 às 16:40, Otávio Amorim disse:

Não meu amigo, isso aí quase nunca vai servir pra alguma coisa, o Windows já usa isso aí no máximo que ele conseguir, essa opção foi feita para por exemplo simulação de máquinas.

tem pessoas que por algum motivo tem essa opção ativada, pode ser por terem ativado antes e não lembrarem, então como eu não sabia se seria isso que o ajudaria, disse para testar

@rodpavao é melhor criar um pendrive bootável, como o seu windows não está iniciando, recomendo usar seu notebook (vi no seu perfil), caso não saiba como criar um, é ,basicamente, ir nesse site: Baixar o Windows 10 (microsoft.com) e baixar a ferramenta da microsoft, lá ele vai te dar a opção de criar um pendrive e você a escolhe e seleciona qual pendrive vai querer para isso, quando for usa-lo no pc procure na placa-mãe a aba "boot manager" e dentro dela procure por "boot priority" que é a fila prioridade que sua placa-mãe usa para dar boot nos HD/SSD/usb que tem no seu pc e então você coloca em primeiro lugar da fila o pendrive bootável que você criou com a ferramenta do windows e de F10, após isso o pc vai reiniciar e vai começar a instalação do windows e você tem que ficar negando/permitindo aquelas permissões do windows e então o windows estará pronto para uso. Além disso, tem tudo isso que eu escrevi no youtube e eu recomendo ir lá para ver mais detalhado, apenas te passei o básico para compreender melhor o vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BlitzNeki disse:

tem pessoas que por algum motivo tem essa opção ativada, pode ser por terem ativado antes e não lembrarem, então como eu não sabia se seria isso que o ajudaria, disse para testar

@rodpavao é melhor criar um pendrive bootável, como o seu windows não está iniciando, recomendo usar seu notebook (vi no seu perfil), caso não saiba como criar um, é ,basicamente, ir nesse site: Baixar o Windows 10 (microsoft.com) e baixar a ferramenta da microsoft, lá ele vai te dar a opção de criar um pendrive e você a escolhe e seleciona qual pendrive vai querer para isso, quando for usa-lo no pc procure na placa-mãe a aba "boot manager" e dentro dela procure por "boot priority" que é a fila prioridade que sua placa-mãe usa para dar boot nos HD/SSD/usb que tem no seu pc e então você coloca em primeiro lugar da fila o pendrive bootável que você criou com a ferramenta do windows e de F10, após isso o pc vai reiniciar e vai começar a instalação do windows e você tem que ficar negando/permitindo aquelas permissões do windows e então o windows estará pronto para uso. Além disso, tem tudo isso que eu escrevi no youtube e eu recomendo ir lá para ver mais detalhado, apenas te passei o básico para compreender melhor o vídeo.

Então meu amigo, eu sei muito bem sobre formatar pendrives/fazer um pendrive ser bootável, já tentei usar o Windows 10 Media Creator Tool porém sem sucesso, o pc tentava usar o pendrive porém dava a famosa tela laranja com listras... Não sei se tô animado pra tentar usar a ferramenta de instalação do Windows 10 de novo e ficar 30 minutos esperando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BlitzNeki disse:

tem pessoas que por algum motivo tem essa opção ativada, pode ser por terem ativado antes e não lembrarem, então como eu não sabia se seria isso que o ajudaria, disse para testar

@rodpavao é melhor criar um pendrive bootável, como o seu windows não está iniciando, recomendo usar seu notebook (vi no seu perfil), caso não saiba como criar um, é ,basicamente, ir nesse site: Baixar o Windows 10 (microsoft.com) e baixar a ferramenta da microsoft, lá ele vai te dar a opção de criar um pendrive e você a escolhe e seleciona qual pendrive vai querer para isso, quando for usa-lo no pc procure na placa-mãe a aba "boot manager" e dentro dela procure por "boot priority" que é a fila prioridade que sua placa-mãe usa para dar boot nos HD/SSD/usb que tem no seu pc e então você coloca em primeiro lugar da fila o pendrive bootável que você criou com a ferramenta do windows e de F10, após isso o pc vai reiniciar e vai começar a instalação do windows e você tem que ficar negando/permitindo aquelas permissões do windows e então o windows estará pronto para uso. Além disso, tem tudo isso que eu escrevi no youtube e eu recomendo ir lá para ver mais detalhado, apenas te passei o básico para compreender melhor o vídeo.

Tudo bem? 

Então, eu já conhecia sobre deixar o pendrive bootavel e fiz isso no mesmo dia (sim, usei pelo notebook mesmo). Formatei o windows com a tela ruim por causa do driver de vídeo, mas no final adivinha? Isso mesmo, não dava windows e não finalizava consertando o drive, simplesmente apagava tudo e tinha que reiniciar no botão. 

Tentei umas quatro vezes e acontecia a mesmo coisa. Então desisti. Estava cansado já. O dia inteiro vendo isso.

 

Agora estou pensando em comprar uma placa de vídeo, substituir o hardware mesmo. Só tenho medo de os drivers instalados estarem zoadas e darem conflito com a placa que colocarei (diferente da atual, de propósito para não seguir o erro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Amorim você pode baixar o arquivo ISO por essa ferramenta do windows e usar o Rufus para criar um pendrive bootavel, pesquisa no YouTube que eu acho melhor do que usar a ferramenta do windows

@rodpavao ja tentou desconectar a placa de vídeo? Tente limpar o conector dela com uma borracha e depois tire os resíduos da borracha, me explica melhor, o driver da placa de vídeo está com problema? Não consegui compreender com a sua explicação 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, BlitzNeki disse:

@Otávio Amorim você pode baixar o arquivo ISO por essa ferramenta do windows e usar o Rufus para criar um pendrive bootavel, pesquisa no YouTube que eu acho melhor do que usar a ferramenta do windows

@rodpavao ja tentou desconectar a placa de vídeo? Tente limpar o conector dela com uma borracha e depois tire os resíduos da borracha, me explica melhor, o driver da placa de vídeo está com problema? Não consegui compreender com a sua explicação 

Desconectei sim. Limpei com borracha também. Vou procurar o link da postagem sobre a placa de vídeo e colocar aqui.

14 minutos atrás, BlitzNeki disse:

@Otávio Amorim você pode baixar o arquivo ISO por essa ferramenta do windows e usar o Rufus para criar um pendrive bootavel, pesquisa no YouTube que eu acho melhor do que usar a ferramenta do windows

@rodpavao ja tentou desconectar a placa de vídeo? Tente limpar o conector dela com uma borracha e depois tire os resíduos da borracha, me explica melhor, o driver da placa de vídeo está com problema? Não consegui compreender com a sua explicação 

Nessa postagem estou explicando detalhadamente tudo que aconteceu com a placa de vídeo e PC: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1632546-driver-de-vídeo-tela-azul-vídeo-tdr-failure-atikmpagsys/#comment-8531081

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, BlitzNeki disse:

@Otávio Amorim você pode baixar o arquivo ISO por essa ferramenta do windows e usar o Rufus para criar um pendrive bootavel, pesquisa no YouTube que eu acho melhor do que usar a ferramenta do windows

@rodpavao ja tentou desconectar a placa de vídeo? Tente limpar o conector dela com uma borracha e depois tire os resíduos da borracha, me explica melhor, o driver da placa de vídeo está com problema? Não consegui compreender com a sua explicação 

Mano, anteriormente já disse que eu sei fazer um pendrive bootavel com Rufus. Porém não consigo usar o Rufus no meu pendrive, não vou explicar aqui, se quiser saber vai num tópico do meu perfil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!