Ir ao conteúdo

Asus prime B450M-GAMING/BR bios 2202 bugs

Ir à solução Resolvido por Luc457x,

Posts recomendados

Postado

Fala galera, mais alguém ai com uma placa dessas testou o update 2202 ("Improve system performance, Improve DRAM stability, Improve system stability, Improve system compatibility, Fixed AI suite 3 issue, Update AM4 AGESA to 1006, Fixed HDMI and DP sound issue") da bios e teve bugs?
Aqui teve muitos bugs, processador em stock indo a 1.5v e batendo 56c ainda na tela da bios, underclock q antes ficava entre 1.35v idle e 1.4v full load ficando em 1.39v idle e 1.33v full load (WTF?!), leituras estranhas no HWMonitor tipo CPU VDD tendo uns drops pra valores como 0.099v, freezes na bios (uma forma q eu consegui replicar o freeze foi mudar a config do qFan, depois mudar de Asus profile na aba tools e quando você tenta entrar no qFan novamente a bios trava) e configurações e mensagens de erros malucas no qFan.
 Voltei para a 2006 e parece estar tudo certo, mas gostaria de confirmar que foi só o update da bios mesmo pos também acabei de dar aquela limpeza anual, de desmontar tudo, gastar aquela lata de limpa contato e bastante isopropanol, também formatei o windows, então fiquei meio preocupado de talvez ter feito besteira em outra parte... rs

Postado
17 minutos atrás, Luc457x disse:

Aqui teve muitos bugs, processador em stock indo a 1.5v e batendo 56c ainda na tela da bios, underclock q antes ficava entre 1.35v idle e 1.4v full load ficando em 1.39v idle e 1.33v full load (WTF?!)

Todas as placas são ruins com a tensão e exageram, é quase que um "recurso" da plataforma em nome de tentar manter a estabilidade.

Em todo caso, coloque a tensão no manual (coisa que já deveria ter feito), e potencialmente fixe o LLC, que talvez tenha mudado o perfil com a atualização. Se mesmo com isso ainda sair do controle, aí sim realmente tem um problema com a placa.

19 minutos atrás, Luc457x disse:

leituras estranhas no HWMonitor tipo CPU VDD tendo uns drops pra valores como 0.099v

Não use o HWMonitor, use o Info64. O monitor costuma ter problemas de leitura com processadores AMD.

De resto, não posso comentar.

Postado

@Imakuni 

28 minutos atrás, Luc457x disse:

Aqui teve muitos bugs, processador em stock indo a 1.5v e batendo 56c ainda na tela da bios, underclock q antes ficava entre 1.35v idle e 1.4v full load ficando em 1.39v idle e 1.33v full load (WTF?!)

esse underclock citado é o que faço, o perfil q eu deixei salvo no asus profile, de abaixar de 1.45v q é o exagero da placa, pra 1.35v q é o que funcionou melhor pra mim, mas com a ultima atualização ele ficou com com tensão alta em idle e a tensão baixa em full load e não imagino o que poderia ser isso...
quanto a tirar do automatico, eu nunca usei no automatico, a parada é q quando atualizei a bios ele resetou as config né, ai ficou com esse 1.5v mesmo em stock, e estando na tela da bios ainda, nem tinha dado load no windows, antes ela em stock ficava em 1.45v em full load e baixava até tipo, beeem baixo se estivesse em idle.
Enfim to fazendo os testes agora que voltei pra 2006 e tá bem normal então não sei, torcendo pra ser só a bios mesmo XD

12 minutos atrás, Imakuni disse:

Não use o HWMonitor, use o Info64. O monitor costuma ter problemas de leitura com processadores AMD.

Já tinha visto isso, mas até q ele tava bem confiavel até então, como já tinha costume de usar ele acabei mantendo. Vou testar trocar pro Info64 se as leituras continuarem imprecisas...

Postado
2 minutos atrás, Luc457x disse:

mas com a ultima atualização ele ficou com com tensão alta em idle e a tensão baixa em full load e não imagino o que poderia ser isso...

Chama-se Load Live Calibration, LLC. As leis da física dizem que, com a carga, a tensão cai, então a placa-mãe precisa jogar um extra para compensar. Ou então não jogar nada e a tensão despenca, ou mesmo jogar em excesso e fazer subir. É bem provável que antes estava com um opção que subia de mais (indo de 1.3 para 1.4) e agora está usando uma que faz o contrário. Em todo caso, basta você alterar para ficar do jeito que quiser.

• Curtir 1
Postado

Esqueci de citar, é um ryzen 5 2400G

1 hora atrás, Imakuni disse:

Chama-se Load Live Calibration, LLC. As leis da física dizem que, com a carga, a tensão cai, então a placa-mãe precisa jogar um extra para compensar. Ou então não jogar nada e a tensão despenca, ou mesmo jogar em excesso e fazer subir. É bem provável que antes estava com um opção que subia de mais (indo de 1.3 para 1.4) e agora está usando uma que faz o contrário. Em todo caso, basta você alterar para ficar do jeito que quiser.

Eu usava o CPU LLC no médio, continua no médio...

Consegui fazer uma config de Undervolt funcionando bem, mas eu também tinha uma de overclock q usava quando precisava dar um up de leve no desempenho, mas ta difícil de fazer o vcore estabilizar entre 1.375v ~ 1.4v e fixar em 3.9Ghz como ficava antes, prime95 trava em alguns minutos e nao vejo p vcore subir ate os 1.4v como setei na bios, na verdade fica ate mais baixo q 1.35v mesmo eu colocando o valor do offset em algo em torno de -0.05 (ja q o valor "automatico" é 1.45v) como fazia até antes deu atualizar essa bendita bios! 😕

Postado
10 minutos atrás, Luc457x disse:

Consegui fazer uma config de Undervolt funcionando bem, mas eu também tinha uma de overclock q usava quando precisava dar um up de leve no desempenho, mas ta difícil de fazer o vcore estabilizar entre 1.375v ~ 1.4v e fixar em 3.9Ghz como ficava antes, prime95 trava em alguns minutos e nao vejo p vcore subir ate os 1.4v como setei na bios, na verdade fica ate mais baixo q 1.35v mesmo eu colocando o valor do offset em algo em torno de -0.05 (ja q o valor "automatico" é 1.45v) como fazia até antes deu atualizar essa bendita bios! 😕

Não, pera, calma, aí é outra história. Offset não é controle manual, é apenas uma mudança fixa em cima do que a combinação de processador + placa-mãe decidirem usar para a tensão em um dado momento.

Coloque em um valor fixo e ajuste o LLC para que fique estável em cargas como P95. Não use o modo offset, que nada mais é do que o automático com leves alterações.

Postado
42 minutos atrás, Imakuni disse:

Não, pera, calma, aí é outra história. Offset não é controle manual, é apenas uma mudança fixa em cima do que a combinação de processador + placa-mãe decidirem usar para a tensão em um dado momento.

Coloque em um valor fixo e ajuste o LLC para que fique estável em cargas como P95. Não use o modo offset, que nada mais é do que o automático com leves alterações.

Essa placa só tem offset e auto (ao menos que eu saiba, sou meio iniciante quanto a oveclock rs ) mas sempre funcionou bem em offset, ficava sim uma variaçao mas sempre perto do que eu havia colocado, mesmo com o LLC no médio. Como citei, colocava -0.05, já q lá mesmo diz q o padrão é 1.45v e ele no offset chegava no maximo a 1.40v, que foi o que havia setado no offset, e em idle ele dava uma baixada mas sempre mantinha entre 3.6 ~ 3.98Ghz então não descia a menos que 1.35v, agora ele desce bem menos que isso e continua estável, mas tá mais difícil de deixar ele estável em full load com o clock mais alto que os 3.9Ghz dele...
De qualquer forma vou fazer mais uns testes agora e depois posto aqui.

• Solução
Postado

Bom, acho que foi só reverter pra 2006 mesmo, antes eu estava com uma um pouco mais antiga, agora com a 2006 to conseguindo fazer um undervolt bem mais baixo que antes e parece estável...

image.thumb.png.f64f5260f80c9a6d062710f4c8073c76.png

Postado

Depois de atualizar a bios para 2202 o meu PC começou a dar vários congelamentos de tela e toda vez que isso acontecia, eu tinha que reiniciar no botão. Mas eu não quis sair caçando a origem do problema não, voltei para a 2006 e tudo voltou ao normal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!