Ir ao conteúdo

JogosXviolencia

{A.k}Thunder

Posts recomendados

Postado

Bom estava eu pensando e decidir pedir q o pessoal acha sobre o assunto:

Por exemplo, anos atrá saio Carmageddon uma chacina sobre rodas !!, e eu ouvia falar sobre a proibição do jogo por q é viloneto e tal, mais eu gostava.... eu achava difícil um jogo induzir a pessoa a ser violeta mesmo por q pesquisas mostram q pode-se ficar mais violento assistindo tv do q jogando doom por exemplo. Mais enfim, og eu já penso diferente, não q proibir adinta alguma coisa e q colocar faixas etária vai deixar q crianças joguem jogo vilentos, mais talves ajude. O problema talves não esteja nos gamers normais , mais os q tenham algum disturbio, ou q usam alguma espécie de alucinógeno, e talves o jogo desperte nessa pessoa alguma coisa ou o jogo por algum motivo se confunda com a vida deste pessoa e ela possa fazer alguma atrocidade. Então é correto as proibições ? as faixas etárias ? deve aver um maior cuidado daqui em diante ou assim já está bom ?

Vlewww postem !!!

• Membro VIP
Postado

Deve continuar esse esquema da classificação etária. O que deve existir é uma maior fiscalização desse tipo de controle.

Os jogos podem influenciar da mesma maneira que qualquer outro tipo de meio de comunicação. Há pouco tempo atrás um grupo de jovens japoneses marcou um suicídio coletivo através da internet. Depois de certa investigação, a polícia local chegou à conclusão que o culpado das idéias de morte dessas pessoas foi à internet... E agora? Proibir a internet?

Faço jornalismo e pude estudar certas teorias que se adaptam muito bem a esse tema. A Teoria da Recepção, por exemplo, diz que cada leitor (mesma coisa que receptor) interpreta, e reage, o que lhe é passado de acordo com suas experiências anteriores, ou seja, culturais e sociais. Se determinada pessoa obteve um "trauma" ou tem uma disfunção mental, os jogos podem sim levar a pessoa a cometer atos insanos. Entretanto qualquer outra coisa poderia levar essa mesma pessoa a fazer isso, seja a TV, a internet, o rádio, o cinema, os jornais, uma religião. Colocar a culpa exclusivamente nos jogos é uma burrice. Há males maiores de serem combatidos no mundo.

Postado

eu acho que a classificação etária tudo bem...

agora proibir um jogo porque é muito violento.. :tantan: é ilógico!!!

se é pra não ter violência que proibam programas tipo jornal nacional....linha direta...cidade alerta...pô..tem muito..mais violência nesses programas..!!!

Postado

Classificação etária é uma solução viável, mas na pratica é notório que todos tem acesso livre a estes jogos. A questão se influencia ou não em um ato criminoso, isso vale de cada um, tem loco pra tudo.

:tantan:

Postado

tava aqui pensando:

será q faixa etária tem algum fundamento?

pensem aqui comigo: quem comete esses assassinatos e suicídios, GERALMENTE, não são criançinhas, e sim jovens de mais de 18, sendo assim q q adianta a faixa etária no jogo?

Eu gosto de jogos violentos e com coisas ilegais, sabe porque?

porque eu sei q nunca vou fazer nada do tipo na minha vida, eu utilizo o jogo pra tirar meu stress.por exemplo: Se descuto com a minha irmã, eu vou jogar, eu desconto no jogo a raiva, entende?

Postado

Eu discordo Katsui. não sao as crianças que matam (algumas sim), mas ver tantos jogos, filmes e programas violentos, faz com que elas, que estão formando seu caráter, pensem que isso é normal, que todo mundo pode fazer.

E se ela não tiver uma orientaçao correta, seja de quem for, mas principalmente da familia, há alguma possibilidade de que quando crescer venha a praticar algum ato violento, em menor ou maior escala.

Claro que alem disso tudo, tem a questao da predisposiçao da pessoa a isso...

então, acho que alem de classificar os jogos ( o que não adianta nada, como todos sabemos ), deveria haver uma fiscalizao dos pais ou irmaos mais velhos.

não pra proibir a criança de jogar mas ver se a está influenciando...

Postado

O problema é quem n sabe distinguir realidade do virtual! Eu cresci jogando tudo q é tipo de jogo, inclusive carmageddon! e sou + quieto q muito nego ai q n jogo!

Vai da cabeça e da sanidade de cada 1!

se fosse assim q proibam filmes q nego sai matando meio mundo ué! E bem pior q um jogo!

é como aquela velha frase que nego n vai joga pacman, e sair comendo pilulas, e escapando de monstros em labirintos!

Postado

è isso ai vamos engordar este tópico de opiniões, voltando a jogos, tem q ver também q tem gente q vive com a cara nos livros q mostram pouco violencia e também matam!! Mais também concordo q a criança e feita diacordo com a influencia q recebe, se ela achar q matar é normal é perigoso, agora se tiver um adulto por perto esclarecendo as coisas não importa q ela jogue caermageddon ...

Postado

Esse negócio de faixa etária não funciona, só incentiva ainda mais, porque estudos já indicam q a pessoa se interessam por coisas q são proibidas para ela, então isso desperta o desejo dela em saber o q estão querendo que ela não descubra ou não experimente.

Se jogos ou TV deixassem pessoas violentas eu seria um Serial Killer de 1ª, pois desde pequeno assisto TV e Jogo Games , na maioria deles de violência, e não vou a festas ou coisa parecida, tô sempre em casa e nem por isso penso em sair por aí matando o q vier pela frente, estilo CS.

Valeu é isso q eu penso!!

Abraços Dark Force!!!

Postado

O problema da "influência" falada não é o ato criminoso (assasinado, tentativa de assasinato, roubo, etc..) e sim a naturalidade que a violência é encarada.

eu achava difícil um jogo induzir a pessoa a ser violeta mesmo por q pesquisas mostram q pode-se ficar mais violento assistindo tv do q jogando doom por exemplo.

Como o Red Viper falou, cada pessoa recebe de um jeito. Vou dar um exemplo muito simples de influência: As profissões. Geralmente quem escolhe uma profissão ou gosta de algo descobriu aquilo porque foi influênciado. Tenho amigos que fazem medicina de tanto assistir Plantão Médico, o cara acabou se apaixonando pela profissão. Isso é mais comum do que se pensa e acontece com qualquer 1.

Quantas pessoas neste fórum não falaram que tunning é "arrebenta a lot" depois de jogarem NFSU? Mesmo sem nunca ter feito um tunning na vida e nem saber quanto custa elas acham a coisa mais "louca" do mundo. Ou então aqueles que sonham em ir para a guerra depois de verem filmes ou jogarem algum jogo, inclusive um disse que queria ter ido para o DIA D, que foi uma das invasões mais sangrentas que existiram e o sonho do cara era estar lá (Talvez por 10 segundos, até ele saber o que é guerra de verdade).

Se jogos ou TV deixassem pessoas violentas eu seria um Serial Killer de 1ª, pois desde pequeno assisto TV e Jogo Games

Esperamos que não. Muitas vezes nem as famílias sabem porque a pessoa fez isso. A mente das pessoas podem ter coisas secretas que nem elas saibam que estejam ali e por algum determinado motivo isto vem a tona. Assim como é interessante os relatos de pessoas, que depois de um trauma que ela passou muito perto de morrer, começam a fazer e experimentar coisas que nunca tinham feito, pois ela entra em um estado que não existe "amanhã". Ou então a personalidade dupla (apesar de não ser uma coisa provada ainda) que chega a ser assustador ver vídeos de pessoas que teoricamente sofrem disso.

Para você ver como cada pessoa reage, muitas vezes nós guardamos fatos na nossa cabeça que para nós é algo que marcou bastante, já para outra pessoa que vivenciou aquilo, o fato não é nada importante e é capaz dela nem se lembrar. E ainda tem os fatos que nós nem lembramos e mesmo assim os psicólogos e psiquiatras dizem que influênciam na nossa vida, por exemplo a nossa criação até os 4 ou 5 anos (que é quando começamos a ter nossas primeiras lembranças).

E o que dizer da depressão? Um fato que para muitos é besteira para outra pessoa pode ser algo incrivelmente marcante, levando a pessoa a depressão e até o suicído.

Quantas mulheres tem seus filhos e vivem felizes? Milhões. Mas existem as que ficam com depressão pós parto. Como explicar?

Postado

JulioJr

eu não tinha pensado nisso, você tem razão se formos levar por esse lado...

mas isso de influenciar ALGUMAS pessoas é verdade:

tenho um amigo q só pensa em carro depois q assistiu os velosess e furiosos, ele loca o filme quase toda semana! o sonho dele é tirar racha! tudo isso por causa do FILME

mas isso vai de cada um....

caras, esse é um assunto q da polemica!

vamo continuar com as opiniões, me interessei pelo assunto

Postado

Influencia vem de todos os lados, um aluno pessoa pode gostar mais de uma matéria po enfluênia do professor, enquanto fanáticos religiosos se matam em nome de deus por q alguem os enduzio. Eu acho q jogos tem influência ( claro q depende da pessoa), imagine por exemplo q o pessoal da Eidos crie um novo Tomb Raider e q no final do jogo apareça "Agora vá para fora de casa e mate alguem", aposto q vários fanáticos pela série iriam matar alguem mesmo. Agora você pode pensar q a pessoal da Eidos nunca ia fazer isso, mais em certos jogos em, certos momentos o seu inconciente pode enterpretar mal alguma coisa do jogo e aceitar como uma ordem, e em algum momento propício pode executa-la. Mais esse assunto é polemico e é deficil achar uma conclusão... <_<

Postado

Parabéns pelo seu tópico o assunto é muito bom!!

Mas voltando a falar do assunto, isso vai da cabeça de cada um. O cara pode parecer um ***** por fora mas ter idéias q ninguém imagine q ele possa pensar. Como se vingar de todos q o zoaram. Enfim, não se tem uma definição correta para este assunto.

E como o {A.K}Thunder falou, se alguma produtora de games , por exemplo, no final de algum jogo , pedir pro cara fazer algo ele pode sim fazer com toda a certeza, talvez na cabeça dele isso só pareça uma maior interatividade com o jogo, mas quem tá por fora e com a mente "sã" isso pareça uma ideia maluca, absurda.

Postado

mas isso de influenciar ALGUMAS pessoas é verdade:

Algumas? Qualquer pessoa esta sujeita a ser influênciada e é influênciada. Mesmo que de forma sutil. Sem influência o homem não teria desejos, vontades, etc...

Se você assiste um programa de tv com um ensaio bem sexual de uma modelo e você acha ela "demais", "bonita" ou como queira chamar você foi influênciado da forma que o programa queria. O mesmo acontece com as propagandas. Ninguém esta salvo das influências.

"Agora vá para fora de casa e mate alguem", aposto q vários fanáticos pela série iriam matar alguem mesmo.

Isso não é influência e sim loucura. Se a pessoa faz isto é porque não consegue raciocinar seus atos. Ninguém em sã conciência iria matar alguém só porque o outro disse.

Uma coisa que os vícios despertam é a irritabilidade. Teve até um tópico onde muitos diziam que ficavam irritados quando alguém chamava ou interrompia eles durante a jogatina. Isso prova o quão viciante os games são, assim como um cara chapado ao ser contrariado pode se tornar agressivo.

Postado

Quando eu botei o exemplo da frase eu quis explicar q alguem pode respeitar tanto ou adimirar tanto algo ou alguem, q pode fazer o q ela lhe pedir por achar q ela está acima de tudo e correta, e outros errados. Ou em outros casos querer ser igual a elas, no japão por exemplos, os japoneses pagam para se visterem comos os personagens do Final Fantasy e tirarem fotos, eles adimiram e querem ser como eles. Agora imagine se alguem quer ser como algum personagem loco e sangrento de um jogo, ai já viu!!!! :tantan:

Postado

Bem, quanto a jogos violentos, acho que cada vez mais nós vivemos numa sociedade mais individualista e solitária. Valores como família, amizade, fraternidade, estão sendo esquecidos. Por quê? Porque cada vez mais as pessoas não têm mais tempo para ficar pensando nessas coisas; temos sempre que correr contra o tempo, para garantir nosso emprego, nossa faculdade, para garantir nossa diversão... Então, muitos pais deixam de dar atenção e educação aos seus filhos, e então esses crescem aprendendo coisas na escola, na rua, pela televisão, sem nenhuma orientação.

Proibir jogos violentos, ou classificação etária é tudo balela...

O mais importante e sustentável é os filhos receberem atenção, orientação e educação dos seus pais; e para os maníacos psicopatas desequilibrados, tratamento especializado em clínicas...

O resto é conversa...

Falou

Eduardo <_<

Postado

tipo cara nunca vai ter esse negocio de soluçaum da violencia de jogos por ex faz tempo deste quando o pentium 2 era o top de linha tem essa proibiçaum mas tem uma coisa você vai proibir um jogo de muita violencia q ta tendo esses negocios piratas aí tipo o cara vai la liga pro cara e pedi um jogo muito violento tipo eu tinha um pentium 100 na epoca aí fui na infbox um loja de pc aqui em recife comprei o duke nukem atomic numa boa e o cara viu la q era proibido para menores de 18 anos e assim mesmo vendeu a galera de hoje em dia num quer saber de ganhar dinheiro do q respeitar as leis q existe

Postado
Postado Originalmente por red viper@06 nov 2004, 16:47

Deve continuar esse esquema da classificação etária. O que deve existir é uma maior fiscalização desse tipo de controle.

Os jogos podem influenciar da mesma maneira que qualquer outro tipo de meio de comunicação. Há pouco tempo atrás um grupo de jovens japoneses marcou um suicídio coletivo através da internet. Depois de certa investigação, a polícia local chegou à conclusão que o culpado das idéias de morte dessas pessoas foi à internet... E agora? Proibir a internet?

Faço jornalismo e pude estudar certas teorias que se adaptam muito bem a esse tema. A Teoria da Recepção, por exemplo, diz que cada leitor (mesma coisa que receptor) interpreta, e reage, o que lhe é passado de acordo com suas experiências anteriores, ou seja, culturais e sociais. Se determinada pessoa obteve um "trauma" ou tem uma disfunção mental, os jogos podem sim levar a pessoa a cometer atos insanos. Entretanto qualquer outra coisa poderia levar essa mesma pessoa a fazer isso, seja a TV, a internet, o rádio, o cinema, os jornais, uma religião. Colocar a culpa exclusivamente nos jogos é uma burrice. Há males maiores de serem combatidos no mundo.

tipo red viper poderia ate ter um negocio assim quando o cara for instalar o jogo aí tinha q registrar pra saber se ele é de maior para jogar esse jogo mas tipo quem é o cara q vai ficar la fiscalizando se o cara é de maior ou não eles não querem perde dinheiro nisso i sim ganhar dinheiro com pessoas de menores de 18 anos comprando jogo q tenha proibiçaum de 18 anos pra baixo

Postado

É antigamente as pessoas tinham tempo para educar seus filhos e acompanhar melhor sua rotina, mas hoje em dia, com essa correria do mundo lá fora, com a dificuldade de arrumar um emprego, ou mesmo porque se dedicam ao trabalho e esquecem ou não podem estar acompanhando o desenvolvimento de sua própria família. A criança não tem com quem tirar suas dúvidas ou procuram a pessoa errada para lhe dar conselhos, sorte daquele que tem , mesmo que não seja o pai ou a mãe, mas que tem uma pessoa que realmente se importa com ele. Imagine uma criança que só estude e assite TV e usa computador, vê seus pais somente uma ou duas horas por dia, o que a criança pensará que está sendo abandonada, então se vicia em um game e faz dele sua família, e tenta se parecer com ele e acaba se envolvendo totalmente com a história do jogo. Os jogos tem uma forte influência na cabeça das pessoas, por exemplo, como o Thunder falou , gente que se veste igual aos personagens , isso é um ótimo exemplo , já imaginou se o cara é viciado em CS e se veste como um terror? Se for americano, tá ferrado, já imaginou brincar de CS com os policiais americanos isso ia dar o maior rolo. Mas sabe-se lá quantos gamers viciados não tem com um pensamento igual.

Uma vez , vi na tv o cara que matou ou feriou não me lembro , pessoas num shopping, ele jogava Duke Nukem 3D e quando vi aquilo me assustei porque eu também jogava direto Duke Nukem mas nem por isso pensei em sair atirando em tudo o que via pela frente.

Postado

Pelo q eu to vendo, o melhor jeito para não aver volencia é o amor :wub: , se os pais acompanham os filhos sabem o q eles fasem, explicam as coisas...e não deixam o computador como único amigo...ai o perigo e extremamente minimizado......

Postado

É bem verdade o q disseram sobre os games influenciarem as pessoas. Isso de dizer que nunca foi influenciado, por menor que seja a influencia, é besteira. Eu digo isso porque já passei por isso, na época eu tava jogando NFSU e arranjei o CD com a trilha sonora. Um dia eu saí com o carro do pai e quando botei o CD pra tocar tive uma vontade doida de acelerar fundo e sair correndo, o q não fiz, claro, pois sabia que não deveria. Já tive vontade de ver uma guerra de perto, depois de jogar Hidden & Dangerous... Enfim, eu tenho cosciência de que os jogos influenciam, mas não saio matando pessoas pois sei discernir o certo do errado, mas uma pessoa de formação mais fraca pode ser afetada mais seriamente e acabar cometendo algumas basteiras. Solução pra isso? com certeza não será proibição de games e nem classificação por faixa etária, mas sim um acompanhamento dos pais sobre o que os seus filhos estão jogando, vendo na TV e etc. Agora, se isso é praticável, devido a trabalho ou a vida corrida das pessoas, aí já é uma outra história.....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...