Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Wearable usando o LilyPad com suporte para bateria e Switch


Matildren

Posts recomendados

Olá, tudo bem? 

Quero fazer um projeto usando a tecnologia wearable e estou com algumas dúvidas. Tenho em casa os seguintes componentes para fazer algo simples, como acender LEDS. 
O Lilypad já vem com um Switch, mas eu queria usar outro, pois o Lilypad não ficará em um local acessível para ascender. É possível? Tem como fazer isso com o Switch da foto (é o que tenho).
Especificações do switch que tenho em casa: MTS-101 2 pinos spst on-off 2 posição 6a 125 v

Outra pergunta... preciso usar resistores quando uso LEDS comuns? Se eu usar o LiliPad Led ele já vem com resistores na placa né? 

lilypad.jpg

switch.jpg

lilypadled.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if. Não, a Lilypad que estou usando é a que mandei na foto mesmo, que tem o suporte para a pilha CR2032 e 2 terminais positivos e 2 negativos. 
Fiz uma ligação simples, terminal positivo com os terminais positivo dos LEDs e os negativos com os negativos. Está acendendo ok... mas quero colocar um outro switch e futuramente aumentar o número de LEDS. O meu maior problema agora é conseguir fazer funcionar o switch que enviei na primeira mensagem. 

WhatsApp Image 2020-10-15 at 14.55.21.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Matildren disse:

@if. pois é, mas como já vem um switch na board Lilypad tem como funcionar um outro switch esterno? Como faço isso? Testei ligando o positivo no positivo e o negativo no negativo como fiz nos LEDs e não deu certo. 

Quantos polos tem o switch que você mencionou?
Não tem como não funcionar como você falou. Provavelmente ele tem mais de 2 polos e você não viu algum deles ou entendeu errado o que é o positivo e negativo do switch (até porque switch não tem isso via de regra)

Já tentou colocar multimetro nas pontas do switch com o lilypad s/ bateria para ver como é o funcionamento dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matildren disse:

@Thiago Miotto pois então, antes de abrir o tópico aqui, eu procurei os datasheets para conferir as informações e ver como poderia fazer, porém não achei nada de informação relevante.

você tem multimetro?
Retire a baterai do Lillypad, Escala de Diodo, meça onde há continuidade com a chave na posição on e onde há continuidade com a chave na posição off

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe minha burrice mas ainda estou na dúvida do que quer efetivamente fazer e o que este lylipad faz. Ele é um super pisca led com efeitos? você que ampliar o efeito conectando mais leds à ele? Leds em paralelo? Ou só quer acender mesmo? Neste segundo caso, pra que o lylipad?

Publique fotos, desenhos ou links de algo que já achou e quer fazer semelhante e eventualmente quer melhorar/personalizar

Dica: pra aumentar a durabilidade coloque mais pilhas. p.ex. pilhas normais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Não tenho um multímetro em casa, estou vendo se consigo um emprestado. 

@if. LilyPad é uma derivada das placas Arduino que visa atender projetos portáteis. Ela funciona conectada a baterias recarregáveis e pode ser integrada a projetos wearable (vestíveis). Esse Lilypad que eu tenho é o Módulo Suporte Bateria CR2032 e é ideal para utilização em projetos vestíveis devido à sua compatibilidade com o Lilypad Arduino e promove a alimentação das placas LilyTiny LilyPad ou da LilyPad Arduino em suas mais diversas aplicações.

Como eu somente quero acender uns LEDS e não programar nada por enquanto, eu comprei só esse módulo de bateria. No futuro eu quero colocar mais LEDs, mas isso é tranquilo, a princípio. Futuramente quero tentar fazer piscar e tentar adicionar outros elementos e aí eu vou precisar da LilyPad Arduino que conecta com o Arduino para programar as funções. 
https://www.instructables.com/Electronic-Embroidery/ estou tentando algo básico como isso antes e o meu principal problema agora é colocar outro switch que não é o que tem nesse módulo Lilypad que tenho. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah tá.. Começa a esclarecer. O que você tem é nada mais nada menos que um soquete para pilha

lilypad.jpg

anabolizado com um botãozinho e não quer usar ele dele mas sim uma chave liga desliga como esta:

switch.jpg

mas deve estar preocupado(a) com corrente e etc. Acertei? Se for isso seus problemas acabaram. Pode usar de boa.

Não tem muito o que explicar como interligar a não ser o desenho que lhe publiquei. Essencialmente é o mesmo princípio de um interruptor de parede. Se quiser especifique melhor sua dúvida, e de novo, desculpe minha simplicidade (burrice mesmo kk)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida. Você fará código para ligar de alguma forma específica, ou será simplesmente liga a chave, liga os leds, desliga a chave, desliga os leds?

 

6 horas atrás, Matildren disse:


Esse Lilypad que eu tenho é o Módulo Suporte Bateria CR2032 e é ideal para utilização em projetos vestíveis devido à sua compatibilidade com o Lilypad Arduino e promove a alimentação das placas LilyTiny LilyPad ou da LilyPad Arduino em suas mais diversas aplicações

Na verdade Lilypad seria aquela flor que a @if. postou. O que você tem é um módulo suporte bateria, que funcionará como um suporte para a bateria só (percebe que ele não tem nenhum micro controlador nele).
Com a chave na posição ON, passa a corrente da pilha entre o + e - do lado ON. Com a chave na posição OFF, passa a corrente nos pinos do lado da posição OFF. (isso ocorre, pois as vezs o projetista que que algumas funções continuem, mesmo quando desligado)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if. Isso mesmo, me ajudou muito. Vou testar a ligação que você indicou e depois volto com o resultado. Mesmo se eu adicionar mais LEDs não vai ter necessidade de nenhum resistor então? Desculpa, eu não fui muito clara nas minhas primeiras mensagens também. 

@Thiago Miotto Futuramente quero ter código para fazer piscar os LEDs de maneiras diferentes e adicionar outros elementos, tipo um buzzer e até um mini alto-falante. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!