Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 aquecendo a 94 C, clock fica variando mesmo no desktop (


Posts recomendados

boa tarde, ontem fiz um post relativo as temperaturas do meu ryzen, pesquisando mais a fundo conheci o undervolt, porém sem conhecimento pra isso acabei não fazendo, noitei que as tensões ficam alterando de 3.6ghz para 4.2 ghz mesmo em desktop, deixando uma media de temperatura de 70 graus na area de trabalho e de 90 graus em jogos, desativei o boost clock na bios deixando ele somente em 3.6ghz e as temperaturas nao passaram de 70 graus em teste de stress, e nos jogos não passaram de 65 C. Da pra usar tranquilo o pc com o boost clock para 4.2ghz desativado, porém paguei pelo processador para alcançar até os 4.2ghz, e não quero que ele atinja esse clock em 94 C. Além de ele atingir os 94C sem usar nem 50% do processador. Alguem sabe o que posso fazer? Uso o cooler box padrão da intel, tenho 6 fans no gabiente, b550 aorus elite gigabyte, 32gb ram 3200mhz, gtx 1660 6gb asus, fonte de 600w 80plus bronze da redragon

OBS: já fiz troca de pasta térmica duvidando da que ja vinha aplicada no cooler box, coloquei uma silver, porém nada mudou.

         Com o boost clock ativo a temperatura fica variando de 58C até 78C apenas na area de trabalho.

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Lucas Dal Puppo disse:

noitei que as tensões ficam alterando de 3.6ghz para 4.2 ghz mesmo em desktop,

Isso é a frequência, tensão é em Volts e geralmente na casa dos 1.2~1.4v para o seu processador.

 

32 minutos atrás, Lucas Dal Puppo disse:

Alguem sabe o que posso fazer? Uso o cooler box padrão da intel,

Não tem muito o que fazer com um cooler basicão... o máximo é controlar a tensão manualmente para diminuir a temperatura, mas mesmo isso ainda vai ter limites. Você chegou a mexer na tensão? Se sim, como e para quanto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni no momento consegui deixar uma tensão fixa de 1,25v pela bios, mantendo o boost clock ativo pra 4.2ghz e estou conseguindo esses resultados, na tensão automática que já vinha pela bios ficava em 92 graus nesse jogo, bem leve por sinal, ainda acredito que tem como melhorar, o que eu posso fazer?

image.jpg

Tentei abaixar um pouco mais, porém o boost chega apenas em 4ghz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Dal Puppo disse:

@Imakuni no momento consegui deixar uma tensão fixa de 1,25v pela bios, mantendo o boost clock ativo pra 4.2ghz e estou conseguindo esses resultados, na tensão automática que já vinha pela bios ficava em 92 graus nesse jogo, bem leve por sinal, ainda acredito que tem como melhorar, o que eu posso fazer?

 

Tentei abaixar um pouco mais, porém o boost chega apenas em 4ghz 

72C ainda é tranquilo, você consegue aumentar um pouquinho a tensão.

 

Ah, e sobre o boost, não precisa deixar no automático: já que você já está controlando a tensão, já fixe o clock também no valor que você quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2020 às 20:53, Lucas Dal Puppo disse:

@Imakuni no momento consegui deixar uma tensão fixa de 1,25v pela bios, mantendo o boost clock ativo pra 4.2ghz e estou conseguindo esses resultados, na tensão automática que já vinha pela bios ficava em 92 graus nesse jogo, bem leve por sinal, ainda acredito que tem como melhorar, o que eu posso fazer?

image.jpg

Tentei abaixar um pouco mais, porém o boost chega apenas em 4ghz 

Olá amigo, beleza?

Você confirmou se o CPU cooler está bem encaixado e parafusado?

Eu tenho um R5 3600 assim como você e quando eu usava o cooler box da AMD, meu cpu batia 102º. Para evitar esse problema eu fiz um undervoltage no CPU.
Configurei ele a 4.0ghz a 1.1875VCore, ai meu CPU não esquentava mais...

Considere deixar a frequência fixa e se possível um novo Cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!