Ir ao conteúdo

Compatibilidade entre memórias Crucial

Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, primeiro post aqui e desejo tirar uma dúvida

Eu tenho essa memória que é 3000MHz XMP tensão 1,35 (Faço um over pra ficar 3200MHz). Chip Micron E-Die. Queria fazer um dual channel mas não estou a achando por um bom preço.

Daria certo um dual com essa memória? pelo que eu vi é micron d-die. Teria como configurar para ela ficar em 3000 ou 3200MHz? Daria perda de desempenho ou incompatibilidade? Ambas são Crucial Ballistix  e têm um chip micron.

Agradeço desde já.

image.png.941c3d913662141976b99e761d3e91f3.png

• Moderador
Postado

Boa noite.

Seria compatível sim, todavia ele irá funcionar na menor frequência. Acontece que nestes casos a tentativa de um over nas memorias de 2666Mhz ficam mais difíceis e é bem provavel que não conseguira chegar a 3200Mhz. Ai é questão de tentativa, eu particularmente não arriscaria ainda mais se tiver plataforma intel.

Mas caso não se preocupe com a frequência, sim é compatível. 

Postado

@Mr. Caio Augusto

Bom dia.

Meu processador é Ryzen 5 1600 AF, ouvi falar que memórias mais altas beneficiam bastante então fiz esse leve oc de 3000 para 3200MHz. Mas tudo bem se não chegar em 3200 a outra. Você acha que seria possível deixar ela em 3000MHz igual a que eu tenho atualmente?

E também sobre a compatibilidade. Chips diferentes da micron dão problemas em conjunto? Vi alguns vídeos sobre memórias diferentes em dual channel porém era em situações extremas.

Eu perderia muito desempenho se eu comprasse a outra memória e tentasse fazer dual channel? Daria muita instabilidade?

• Moderador
Postado

Bom dia.

De fato os processadores Ryzen se beneficiam bastante com frequências mais altas. Você alterou somente a frequência? ou precisou alteram a tensão? De 3000 para 3200?

É possível deixar as duas iguais, porém você terá que fazer um ajuste mais fino de temporização e ainda assim não é garantido. Eu acredito que só alterar a frequência você não conseguirá subir não. 

Quanto a questões de compatibilidade, não terá problemas, irão funcionar sim. Mas como te disse, fazer over nestas situações é mais difícil ok? 

No seu caso você estaria se beneficiando da função dual channel, que é mais vantajoso do que frequências  maiores neste caso. você vai conseguir fazer dual channel tranquilo, o problema será mudar a frequência.

Você terá o benefício do dual e o benefício de quantidade de memória... mesmo elas ficando a 2666. Contra estar com apenas uma de 3200 

@NIGHT FALL

Você que manja, pode opinar?

Postado
3 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Você alterou somente a frequência? ou precisou alteram a tensão? De 3000 para 3200?

Sim. O XMP estava 3000MHz em 1.35v, então só subi pra 3200MHz, porque achei que a tensão seria suficiente em 1.35v mesmo - e estava certo, estou já há uns 3 dias com essa config e até agora nenhum crash, nenhum erro de memória no HWinfo, etc.

As minhas preocupações são:

- Será possível rodar ambas em, pelo menos, 3000MHz? Não me importo muito de rodar em 3200, só que pra mim seria mais interessante rodar em pelo menos 3000MHz, e dizem que as memórias crucial são boas para overclock.

- As latência vão ficar muito "soltas"? Vou conseguir configurar elas? Pelo que eu vi as latências não são muito diferentes, mas como o foco da MOBO é dar boot, não importa o que precise, tenho receio dela colocar umas latências muito absurdas.

- A compatibilidade entre os chips das memórias vai ser boa? Lembrando que meu processador é um Ryzen 5 1600 AF, ouvi falar que os CPUs da AMD são meio chatinhos em relação a memórias diferentes em conjunto. Os chips são Micron E-Die e D-Die

- Quase a mesma pergunta da anterior, mas a estabilidade do sistema vai ser boa?

Obrigado e boa tarde.

26 minutos atrás, blob. disse:

- Será possível rodar ambas em, pelo menos, 3000MHz? Não me importo muito de rodar em 3200, só que pra mim seria mais interessante rodar em pelo menos 3000MHz, e dizem que as memórias crucial são boas para overclock.

Isso que eu perguntei é mais por curiosidade, porque de fato o ideal seria poder rodar em 3000MHz, mas eu prefiro tem um dual channel de 2666 do que um single de 3000MHz, mesmo que Ryzen se beneficie de altas velocidades. Rodar em 2666MHz não é um problema, porque, afinal, é a velocidade oficialmente "máxima" do meu processador:

image.thumb.png.b62ee11349df9c1bb043b696689926f5.png

Minha preocupação mesmo é só em compatibilidade, estabilidade e se eu vou ter perda de performance por ser um dual channel de memórias diferentes.

• Moderador
  • Solução
Postado

O seu Ryzen 5 se não me engano é segunda geração (AF), portanto é mais ajustado para aceitar as memorias. A primeira geração que era complicada.

Como disse, creio que não terá problemas todavia em 2666... para subir mais do que isso só testando mesmo, não tem como eu ter uma formula pronta para sua solicitação.

Se para você 3000Mhz é essencial eu investiria em mais um modulo de 3000 de uma vez.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Como disse, creio que não terá problemas todavia em 2666

Acho que vou comprar então, dual channel em 2666 é melhor do que single em 3000 ou 3200, obrigado! só estava preocupado quanto à compatibilidade mas como você disse não terá problemas.

• Curtir 1
Postado

@Mr. Caio Augusto Aquela memória RAM que eu havia citado foi vendida e eu acabei optando por outra da Crucial que era 2666MHz, CL 16-18-18-38, basicamente as mesmas especificações da outra só que tinha um dissipador bem parecido com o meu, consegui garimpar ele e comprei por 210, mais o frete ~220 reais. Só vim aqui dar um update que ela chegou, já instalei e deu estável aparentemente. Dei inclusive um OC (underclock na outra também maaas) pra 3000MHz 16-16-16-8 1.35v. Tá bem estável e já testei em vários jogos que dependiam bastante de memória e aparentemente tá tudo certo.

image.thumb.png.99165c0dba8b1647caa212ce3a6a295b.pngimage.thumb.png.e437242e02de688e14226dfac773dbf3.png

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!