Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá ! Eu tenho planos de comprar 1 PC , no inicio eu queria em no máximo 4.000,00 de orçamento , mas vi que isso pode passar além disso , e então fui no site da Pichau e monte 1 , mas antes de colocar as configurações , eu quero deixar uma pequena explicação.. Eu vou utilizar ele para trabalhar , assistir filmes e outras coisas do dia a dia , meu plano é evitar jogos , somente trabalho mesmo , mas eu não quero comprar 1 PC e daqui 1 tempo eu tiver vontade de jogar ou qualquer coisa e precisar ter problemas com requisitos para a maquina , eu desejo ter essa configuração para anos ! e lembrando que sou bem leigo em relação a isso , eu pesquisar certas informações e escolhi o que parecia bem ao meu desejo e em um valor que acredito que vale a pena investir :

Processador : ADM RYZEN 5 3500X HEXA-CORE 3.6GHz(4.1GHz TURBO) 35MB Cache (R$1.419,89)

Fiquei na duvida entre AMD ou Intel e então fui no qual aparenta tem opções melhores ao meu olhar e percebi que muitos estão sempre nesta faixa de 3.6GHz e fiquei somente de olho no Cache e Hexa-Core... Agora a duvida é , acham que esse processador pode ter muito tempo no mercado ? Existe algum outro processador que tenha uma aproximação disto , mas com um valor mais acessível ? acredito que olhando pela placa-mãe , possa ajudar...

placa-mãe : Asus Prime B450M-Gaming/BR DDR4 Socket AM4 Chipset ADM B450 (R$737,52)

A placa-mãe eu escolhi quase a cegas e as únicas coisas que me fizeram observar no diferencial , são o numero de slots para HDs ( 4 slots ) , numero de slots para Memoria RAM ( 4 slots ) e que é DDR4 ... como disse , sou bem leigo e acredito que essa placa-mãe é compatível com todos os componentes em que irei citar . Eu deveria ver mais alguma coisa em que eu citei que possa ter diferença nas placas mãe ? e irei pedir a mesmo coisa sobre ter alguma outra placa-mãe com um custo mais baixo e etc 

Memoria RAM : Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3000MHz Vermelha (R$317,05)

Fiquei na duvida sobre 2 de 4GB ou 1 de 8GB , mas como eu tenho algumas memorias de 4GB DDR4 guardadas , não é necessário comprar outras , 1 somente de 8GB possa ser suficiente para o meu uso , irá sim sobrar 3 Slots , mas eu tenho algumas memorias guardadas e acredito que algum delas possa servir... Escolhi essa memoria ram por causa dos 8GB mesmo , por ser DDR4 por causa da placa-mãe e por causa dos 3000MHz , fiz uma pequena pesquisa e entendi que quanto maior , melhor seria no caso , então eu acredito que possa valer a pena este valor , mas ainda irei deixar aqui a mesma duvida sobre realmente valer a pena em relação aos outros componente , se esta bem equilibrado em relação ao PC em geral ou mudando algumas coisas , possa ser melhor !

Placa de Vídeo : Gigabity Radeon RX 5500 XT D6 8GB Windforce 128Bit (R$1818,05)

Confesso que foi recomendado não economizar na placa de vídeo , mesmo sabendo que o computador será para trabalho , estudo para o meu irmão onde ele tem planos de entrar no mundo do TI e etc , não sei se ele irá realmente se afundar neste mundo ou se vai ser programador e criar jogos e etc , porém o plano é manter o PC pronto para tudo e 8GB acredito que possa sustentar por muito tempo e eu sei que uma hora vai dar vontade de jogar alguma coisa , e como não existe jogo especifico , não desejo uma hora precisar comprar uma placa de vídeo melhor , seja pro jogo , seja para o trabalho mesmo e etc , mas insisto em relação ao custo , se tem outra placa de video onde seja de custa mais baixo do que este e se na opinião de vocês , vale a pena esta placa ou as coisas possam está bem desequilibradas

SSD : Team Group GX1 960GB 2.5" SATA 6GB/s (R$953,43)

Comparando o SSD ou o HDD , sempre tenho boas vantagens para o SSD , eu poderia comprar um HD de 2 TB por exemplo , mas eu não preciso de tanto por enquanto , sabemos que tem 4 Slots para HDs no futuro e acredito que 960GB seja o suficiente , porém não sei se este é o único SSD de 960GB com um bom custo

Gabinete : Gabinete Gamer Pichau Kronen RGB Lateral Vidro Temp. PGKN-01 RGB (R$272,61)

Escolhi este gabinete por 1 motivo , o numero de ventoinhas disponível , são 8 para por nele e eu desejo ter bastante ventilação no computador ... onde eu planejo colocar o PC , não tem ar humido , não tem sujeira e nem animais , tem bastante circulação de AR e não planejo deixar perto da janela , esses são os meus planos , porém a duvida é , muitas ventoinhas podem trazer problemas ? fiquei sabendo de uma historia do meu tio , onde ele perdeu peças por causa do gabinete e a falta de circulação de ar e o medo de perder alguma peça de grande valor , é enorme , queria saber mais de vocês que entendem bem do assunto e caso tenham dicas , quem sabe eu posso ate mudar o gabinete se precisar , mas se este estiver como uma boa opção para o computador , me mantenho assim ...

Fonte : Fonte Gamer AZZA 650W 80Plus Bronze PFC Ativo , PSAZ-650W (R$522,63)

no momento em que foi recomendado comprar uma fonte com no mínimo 300W , eu acreditei , como ainda acredito que 650W seja o suficiente para o computador , porém nesse " Bronze " no nome aparente ser inferior ao Prata e o Ouro , caso existe claro ! mas se a fonte não foi uma boa opção , queria opiniões a respeito da fonte e qual seria uma boa recomendação 

Como eu disse , sempre foi leigo em relação com computador e agora que eu quero montar um e manter ele por bastante tempo , queria a opinião de vocês , se tem componente muito exagerado ou muito inferior para o PC , eu desejo manter bem ele equilibrado , mas com alta performance ... quero que rode tudo e não te problemas no futuro  e é claro , caso tenho algum opção mais barata , eu estou aceitando ! criticas são bem vindas e é o meu primeiro , espero que a Pichau seja uma loja ultra recomendada . Obrigado

• Moderador
Postado

Primeiramente, o processador é uma ótima escolha, mas você jamais deve escolher essa peça somente pelos GHz, cachê ou essas poucas características, veja este vídeo para entender mais:

https://www.youtube.com/watch?v=8vqJNf9jYJ8

Caso queira entender mais a fundo a diferenças entre chipsets, dê uma olhada em artigos por ai, não entrarei em muitos detalhes mas o chipset B450M é um dos mais superiores para processadores AMD, porém a construção dessa placa-mãe deixa a desejar principalmente pelo fato de ela não ter dissipadores de calor.

Substitua-a por esse modelo: 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98881

A memória RAM de 3000MHz é sim superior a modelos de frequência mais baixa, porém para utilizar memórias nessa frequência, todas elas precisam ser compatíveis, sendo que as suas memórias DDR4 provavelmente são inferiores, ou seja, mesmo que sua memória 8GB possua 3000MHz, a frequência será reduzida para que ela possa "casar" com as outras memórias. Não da para aumentar a frequência de 1 memória e deixar as outra mais baixa, por tanto você precisa que as memórias RAM sejam da mesma frequência, e de preferência da mesma marca e capacidade.

Fora que, ao utilizar somente 1 módulo de memória RAM, você estará perdendo desempenho pois ao utiliza-las em pares, você habilita a tecnologia dual-channel, o que pode lhe trazer um ganho de até 30% dependendo da aplicação e da configuração da máquina pelo simples fato de você utilizar dois módulos ao invés de um só.

Também, não tem sentido comprar um computador dessa faixa de preço e utilizar somente 8GB de memória RAM. Adquira 2 módulos para ficar com 16GB.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Mas sobre os componentes , vale a pena ou devo alterar para equilibrar ? como eu citei , sou bem leigo e espero não ter problemas no futuro com esse PC , seja lá no que for sobre performance e também tenho planos de tentar baixar o valor , mas tentar manter a mesma ideia , você me recomendou 16GB , caso eu compre , se existe algo a mais que possa sugerir ? Obrigado

Postado

Essa config é custo-benefício pra jogar jogos atuais em 1080p 60 fps cravados, sendo que nos mais pesados/mal otimizados você não vai conseguir atingir os 60 fps com gráficos no ultra/high.

Se quiser rodar com um pouco mais de folga, precisaria de uma RX 5600XT ou uma RTX 2060/2060 Super (a que estiver mais em conta) e trocar o processador por um Ryzen 5 3600, que tem 6 núcleos e 12 threads (o 3500x tem 6 núcleos e 6 threads). E 2 pentes de 8GB de RAM, é claro.

Talvez diminuir o SSD para um de 480GB e colocar um HD normal por enquanto?

• Curtir 1
Postado

@Anononon Obrigado pela sugestão ! fico feliz por saber que essas configuração é de Custo-Benefício e que rodam a 1080p com 60FPS , porém jogo é segunda opção de uso para esse PC , mas se caso a sua sugestão for somente para o jogo , irei ver a sua sugestão , mas se essa processador em que eu escolhi , não mudar em nada , irei mais para o lado financeiro mesmo , mas agradeço pela sugestão amigo ! e irei colocar 16GB de RAM sim , Obrigado ! e o SSD irei conversar com o pessoal aqui , possivelmente irei fazer isso , baixar o GB da SSD e colocar um outro HD normal de 2TB por enquanto , Obrigando novamente ! 

Caso não tenha problemas com as peças em geral e esteja bem equilibrado agora com 16GB de RAM , acredito que seja esse o PC que irei montar , mas irei esperar mais avaliações para garantir mesmo e não comprar muito afobado 

@GabrielLV Acabei de reler bem seu tópico , no caso a placa-mãe sugerida teria esse dissipador de calor ? porque se for uma vantagem , eu prefiro mesmo ! e sobre a memoria de 3000MHz , irei comprar sim 2 módulos de 8GB para ter 16GB , porém deve ser inferior a 3000MHz ? 2400MHz seria o suficiente ? ou com os 2 módulos , os 3000MHz já basta ? Obrigado pelas informações 

• Moderador
Postado
32 minutos atrás, NicolasN. disse:

Acabei de reler bem seu tópico , no caso a placa-mãe sugerida teria esse dissipador de calor ? porque se for uma vantagem , eu prefiro mesmo ! e sobre a memoria de 3000MHz , irei comprar sim 2 módulos de 8GB para ter 16GB , porém deve ser inferior a 3000MHz ? 2400MHz seria o suficiente ? ou com os 2 módulos , os 3000MHz já basta ? Obrigado pelas informações 

Sim, ela possui dissipador de calor e é tanto uma vantagem quanto algo necessário para sua configuração.

3000MHz para alcançar, você terá que alterar uma configuração no setup, porém isso não será possível se você tiver um módulo de 2400 e outro de 3000, ambos precisam possuir a mesma frequência.

Sim, 2400MHz é o suficiente, as memórias de 2666MHz você encontra pelo mesmo preço e as de 3000MHz, caso você for utiliza-las, precisará de dois módulos que comportem essa frequência e não de apenas 1.

PS: Existe sim uma diferença de performance entre as memórias de maior frequência com as de menor, porém a diferença não será tão grande assim.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV  Obrigado por responder certas duvidas e acabou ficando assim :

Processador : 

- PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3500X HEXA-CORE 3.6GHZ (4.1GHZ TURBO) 35MB CACHE AM4, 100-100000158MPK

Lembrando que o nosso amigo sugeriu " Ryzen 5 3600, que tem 6 núcleos e 12 threads (o 3500x tem 6 núcleos e 6 threads). " irei dar uma olhada ainda , não achei na Pichau , então vou ter que pesquisar em outros sites e ainda avaliar.

placa-mãe : 

- Placa-Mãe Asus TUF B450-Plus Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4

Como foi sugerido e eu concordo com a ideia !

Placa de Vídeo : 

- PLACA DE VIDEO GIGABYTE RADEON RX 5500 XT D6 8GB WINDFORCE 128-BIT, GV-R55XTD6-8GD

mesmo com sugestão , ainda estou procurando o melhor com um custo-benefício , irei ver a sugestão dele também , pois também não vi na Pichau 

HD/SSD

- SSD LEXAR NS100 256GB 2.5" SATA III 6GB/S, LNS100-256RB

- HD SEAGATE SKYHAWK 2TB 3.5" SATA III 6GB/S, ST2000VX008

Memoria RAM :

- Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3000MHz Vermelha

No caso irie comprar 2 Módulos de memoria para manter os 16GB , pensei bem a respeito de 3000MHz ou 2666MHz , pois os 2400MHz só havia de 4GB , então vou manter os 3000MHz , só se possa estragar ou piorar o desempenho , fora isso , irei manter mesmo , mas aceito sugestões , claro!

Fonte:

- FONTE GAMER AZZA 650W 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO, PSAZ-650W

essa fonte já é suficiente para o computador ? foi recomendável acima dos 300W e não sei se 650W possa ser exagero , mas caso eu quiser colocar mais aparelho , como por exemplo celular , uma caixa de som e mais utilizáveis USB , tipo uma antena WiFi USB por exemplo , a fonte poderá aguentar de boas , correto ?

Gabinete :

- GABINETE GAMER PICHAU KRONEN RGB LATERAL VIDRO TEMP, PGKN-01 RGB

O motivo de ter escolhido ele , é pelo fato de aceitar ate 8 ventoinhas , queria saber se muita ventoinhas no computador , tem chance de estragar algo ... meu medo é o ter 1 dia de chuva por exemplo e o ambiente aparentar está mais húmido e etc ... o PC vai está em um local super limpo de sujeiras , não tem ar-condicionado , não tem animais para evitar pelos e não ficará muito perto da janela , está boa essa ideia ou tem sugestões? 

Obrigado novamente :)

Postado

Desculpas o 2 post , já faz 2 dias e sem nenhuma resposta e queria aproveitar a Black Friday ou a queda do Dollar para comprar e acredito que possa está quase 100% o PC da forma que eu desejo , mas ainda estou naquelas " duvidas " se essa configurações já são aceitáveis para todos os componentes e nao terei problemas no futuro como a Fonte ou o Gabinete pelo numero de ventoinhas e etc 

• Moderador
Postado
Em 10/11/2020 às 14:02, NicolasN. disse:

Placa de Vídeo : 

- PLACA DE VIDEO GIGABYTE RADEON RX 5500 XT D6 8GB WINDFORCE 128-BIT, GV-R55XTD6-8GD

Pela minha rápida pesquisa, a RX 580 8GB possui desempenho bastante próximo ao da 5500XT 8GB, além de ser mais barata.

https://www.kabum.com.br/produto/90140/placa-de-video-asus-amd-radeon-rx-580-oc-8gb-gddr5-dual-rx580-o8g

https://www.youtube.com/watch?v=Fe57MWjv0y0

Fonte:

- FONTE GAMER AZZA 650W 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO, PSAZ-650W

essa fonte já é suficiente para o computador ? foi recomendável acima dos 300W e não sei se 650W possa ser exagero , mas caso eu quiser colocar mais aparelho , como por exemplo celular , uma caixa de som e mais utilizáveis USB , tipo uma antena WiFi USB por exemplo , a fonte poderá aguentar de boas , correto ?

Sim, essa potência é mais do que o suficiente mas essa fonte é suspeita, não há testes sobre ela, por tanto não podemos dizer que ela será um produto de qualidade.

No lugar dela, opte por uma Corsair CV550: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-cv-series-cv550-80-plus-bronze-550w-cp-9020210-br

O motivo de ter escolhido ele , é pelo fato de aceitar ate 8 ventoinhas , queria saber se muita ventoinhas no computador , tem chance de estragar algo ... meu medo é o ter 1 dia de chuva por exemplo e o ambiente aparentar está mais húmido e etc ... o PC vai está em um local super limpo de sujeiras , não tem ar-condicionado , não tem animais para evitar pelos e não ficará muito perto da janela , está boa essa ideia ou tem sugestões? 

Até onde eu sei, não, o consumo de energia das ventoinhas é irrisório comparado ao restante do PC.

O meu PC fica encostado na parede, a 30cm de distância da janela que dá de cara pra rua, nunca tive problemas por conta de umidade devido a chuva. Claro que isso dependerá de outros fatores mas basta não deixa-lo perto da onde caem gotículas de água que acredito que não haverá problemas.

Postado

@GabrielLV Perfeito ! recebi também esse tipo de informação a respeito da fonte , por ser suspeita e etc , Obrigado pela sugestão.

sobre a placa de vídeo eu vou dar uma olhada aqui , o custo-benefício é importante agora após montar esse " esqueleto " de PC para alterar algumas peças kkk

Bom aqui é 2º andar da casa , porém irie me manter na ideia de deixar o ambiente mais favorável ao PC , mas foi importante ter um feedback a respeito da janela etc , Obrigado!

@GabrielLV Uma pequena duvida que me surgiu , a fonte em que me recomendou , ela tem " bronze " no nome , o que seria exatamente ? ela mostra ser inferior a alguma que tenha " prata/ouro " ? parece ser uma pergunta besta , mas achei que fosse importante saber o significado a respeito kkk Obrigado !

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!