Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, me ajudem com o seguinte cenário, eu tenho um modem/roteador da vivo fibra instalado na minha sala, porém o alcance do aparelho é ruim e minha casa tem 2 andares, então coloquei um roteador da tô link de 5 antenas na cozinha que fica ao lado da sala, e meu pai ganhou um computador e deixou pra minha irmã, porém esse computador fica em um escritório que a gente tem e esse escritório fica ao lado da cozinha, então coloquei um repetidor de sinal nesse escritório para ser possível colocar o cabo de rede nele e ligar no computador.

Então eu tenho o seguinte cenário, 1 modem/roteador na sala com a rede " família ", um roteador na cozinha com o nome " familia_ext " pois ele está configurado como repetidor, e um repetidor no escritório com nome de " familia_ext2 " que só serve para colocar o cabo de rede no computador da minha irmã.

Porém, dessa forma que está o meu wi-fi fica travando no escritório em qualquer uma das 3 redes que eu me conecte, e eu percebi que eu qualquer rede e qualquer lugar da casa quando eu me conecto no wi-fi fica " conectado/sem internet " aí depois de uns 2 minutos ele conecta de verdade, parece que está demorando para os dispositivos localizarem onde tem que se conectar, um colega meu que manja de redes disse pra eu desabilitar o DHCP, mas eu nem sei direito de qual aparelho que faço isso, o da sala que é o modem, o do roteador da cozinha ou o repetidor ?

Postado

Cada ambiente desses é uma história e tem suas limitações. Você não disse os modelos das coisas que está usando nem ficou claro como estão conectadas.

cenário ideal seria -- se ainda não fez isso --- levar um cabo da sala até a cozinha, e ligar uma porta do roteador da VIVO a uma porta LAN desse roteador da TP-LINK. Como o escritório fica ao lado talvez fosse até mais simples colocar o roteador no escritório e passar o cabo para o escritório. Não sei a planta da casa. Aí você ligaria o computador de sua irmã direto no roteador via cabo. Muitos repetidores podem ser ligados ao contrário: entrada via cabo e saída via wi-fi, e não como repetidores, apenas como conversores de mídia.

Fuja dos repetidores como do corona-virus. Só use se não tiver opção. Sempre tem perda. Mesmo o wi-fi é uma bobagem se tem um cabo ao alcance. 
A questão do DHCP tem muitas maneiras de equacionar. Mas numa rede doméstica e considerando que o modem da VIVO vai estar sempre no centro do tráfego por causa da internet, o simples é desabilitar o serviço DHCP em todos pontos exceto esse. E ligar os pontos de acesso via portas LAN, usando cabos. Se precisar de várias redes wi-fi num primeiro momento use todas com nomes diferentes e canais diferentes, com preferência para os 1,3 e 11, assim é fácil de comparar o nível do sinal de cada rede pela casa e ajustar conforme o resultado. Para medir pode usar um celular comum com um programa tipo o WiFi Analyzer para Android que é grátis e simples. e o OpenSignal, pela mesma razão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!