Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho uma placa-mãe com soquete 775.

Eu comprei um processador Intel Xeon E5450 modificado para funcionar no 775.

Acontece que para o processador funcionar, eu teria que atualizar os microcodes da BIOS. E foi o que eu fiz.

O Xeon que eu comprei tem número S-spec SLANQ e, consequentemente, CPUID 10676h.

O processador que eu uso tem CPUID 1067a.

Então, eu apenas atualizei os microcodes referentes ao CPUID do Xeon. Eu exclui os microcodes de CPUID 676 antigos e os substituí pelos atualizados, além disso, como não havia espaço suficiente na BIOS pra colocar todos os novos microcode (são 5), eu exclui um que, segundo o CPU world, daria suporte ao Core 2 Duo.

Depois de atualizar a BIOS com o AFUWIN, usando o processador antigo, o computador funcionou normalmente. Eu reiniciei, extrai a BIOS pra confirmar que estava atualizada e estava tudo funcionando.

Acontece que quando eu coloquei o Xeon, o computador não deu vídeo, a luz do gabinete, que acredito ser do HD ficou acesa, e o computador dava uns bips curtos, com intervalos de uns dois segundos entre um bip e outro, sem parar.

Após isso eu coloquei o processo antigo, que até então funcionava normal, e o problema continuo.

Alguém pode de ajudar? Tem alguma ideia do que possa ser?

Postado

você provavelmente ferrou a bios da placa-mãe, vai precisar regravar com um gravador de bios.

Acontece que a bios só é totalmente recarregada quando a placa é desligada, por isso funcionou quando você resetou com o processador dual core.

Postado

@wagner2029, entendi. Me ferrei então.

Eu tenho uma outra placa-mãe 775 aqui que não funciona, de outro modelo.

É possível trocar o chip BIOS dessa placa-mãe pelo chip da antiga?

Postado

não, o bios é especifico da placa-mãe, o que de repente pode dar certo é você ligar a placa-mãe boa e deixar tudo engatilhado pra atualizar a bios, a bios da placa-mãe ferrada, então você tira a bios da placa-mãe boa , coloca a bios da placa-mãe ferrada e faz a gravação, já recuperei muita placa assim.

Postado

Entendi, obrigado.

Vou ver o que consigo fazer.

@wagner2029, não sei se você já usou o AFUWIN, mas fiquei na dúvida se eu errei quando atualizei a BIOS ou se isso não iria funcionar de jeito nenhum.

Pelos vídeos que ví, no AFUWIN primeiro a BIOS é apagada, regravada e depois verificada. Isso é indicado na tela com o preenchimento de uns quadrados em branco, vermelho e verde, nessa ordem.

Depois disso, o programa pede para reiniciar a máquina.

No meu caso, ficaram faltaram mais ou menos uma linha e meia de quadrados para serem preenchidos com o verde, estavam cinza, e não se abriu uma janela para confirmar a reinicialização, mas o status era "stage: Done". Esperei alguns minutos e continuou assim.

Então imaginei que já tivesse acabado e encerrei o programa.

Será que foi esse o meu erro?

IMG_20201116_175938.thumb.jpg.e0af4e33a74bc75482e62095bc9cee38.jpg

Postado

existem alguns blocos que não são atualizados mesmo, eu creio que você deve ter removido alguma coisa que fez falta na bios, mas quando falei naquele procedimento eu esqueci de dizer que é em ms-dos, você vai gerar um pendrive ou cd de boot com o programa atualizador e a bios já gravados nele , vai dar boot por ele, trocar os chips e entrar com os comandos por linha de comando

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!