Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fala gurizada, recentemente comprei mais um pente de memoria ram de 8gb da mesma marca igual a que eu tenho aqui entretanto, quando fui testar OC com as duas tive alguns problemas. inicialmente, quando coloquei a memoria ram eu já estava com um OC pré setado ou seja, meu unico pente que estava no pc estava com um oc em 2933 e ai coloquei a nova memoria ram sem resetar aos padroes e o pc ligou, ok. Fui fazer algumas mudanças para buscar algumas frequencias maiores mas sem saber muito teve um momento em que o pc não ligou, logo, eu dei um clear CMOS e quando vi, no clock padrão a memoria nao ligava o pc e então eu retirei o pente novo e sem ele ligou normalmente. Fui la coloquei a memoria nova apenas e ela não ligou sozinha, o Pc na verdade fica em loop na tela da marca da placa-mãe carregando e depois tela azul ou trava. Então coloquei as duas e fiz um OC e ela ligou (???) O pc funciona normalmente algo que me deixou bem confuso, mas se eu volto ao clock padrão de 2400mhz ela não liga. Nesse caso teria algum problema isso? eu uso um processador AMD dizem que em frequencias maiores ele funciona melhor, mas no caso da memoria perderia muito desempenho, ela pode ser danificada assim?

Postado

@FLPsz Ryzen sempre implicaram com memória, tanto que Kingston teve que mudar toda sua linha hyper x, para novos modelos com suporte a Ryzen, essas novas memória da Hyper X dizem que agora funciona em Ryzen... Motivo:

bom o Motivo para isso é que alguns chips de memória implicam mesmo com Ryzen, Setar manualmente nas opções de Overclock é a melhor solução, e 2400mhz não é o clock padrão é o clock base delas que a BIOS tenta automaticamente pra tentar funcionar, mas como no seu caso temos 2 memórias diferentes logo temos 2 fabricantes diferentes, a placa-mãe tenta jogar um CAS que funciona numa mas a outra não aceita e vice versa, único jeito é setar a frequência manualmente e depois ir setando o CAS manualmente.

image.png.2cc5213d32ed32ccbd020601f7746803.png

Na imagem podemos ver os padrões JEDEC de de CAS em cada frequência, no caso da sua memória ela buga porque cada pente de memória tem esses padrão diferente do outro, outra coisa... agora existem muitas memórias padrão XMP, vai ver escrito os tempos do padrão XMP no lugar do JEDEC, talvez ativar XMP de suporte na BIOS ajude.

OBS: usei uma imagem da internet de DDR3, sei disso mas serve para o exemplo, preguiça de procurar da sua memória em específico.

Postado

@Henrique PP Na verdade as memorias sao as mesmas, apenas comprei em datas diferentes, mas OK. n que seja problematico isso mas o meu medo mesmo é se pode dar algum problema, estou usando as duas tranquilamente, a diferença e q a nova nao funciona sozinha no clock base. Obrigado :)

Postado

@FLPsz Se memória não pertence ao mesmo loot (serial de data da fabricante), Chips internos podem ser diferente, polo que sei só conheço 3 grandes fabricantes de chips de memória e eles são... Samsung, SK Hynix e Micron, sendo que esses fabricantes ainda tem modelos diferentes alguns fabricados em 9nn outros em 8nn outros em 7nn e etc o que muda o consumo e etc, são tantas variações que mesmo comprando o mesmo modelo de pente de memória não é garantido de ser o mesmo modelo de chip interno (mesmo sendo o mesmo fabricante do chip). Por isso fabricantes vendem Pentes de memória juntos alí é garantido ser o mesmo chip.

Como curiosidade memórias da Kingston (hyper X) usam chips da SK Hynix, tentar achar informações sobre isso é quase impossível, mas vou postar uma discursarão sobre isso que achei. (no caso discursarão sobre qualidade de chips em inglês).

No caso eles estão discutindo qual o melhor modelo de chip de cada fabricante. E lá eles só falam dos melhores ainda tem o s piores como Samsung C-die e etc

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...