Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite. Tudo bem?

Tenho hoje o seguinte setup:

A320MH Biostar - placa-mãe 

R5 1600 - processador

RX 580 8GB Power Dragon - placa de vídeo

Ballistix Sport 2x8 GB 2666 mhz - memoria ram

Kingston A400 240gb - ssd

MWE 550w Plus Bronze - fonte 

Infelizmente estou tendo problemas com Kernel 41 (63) há algum tempo (mais de 1 ano), e depois de diversos testes (inclusive troca de fonte, que antes era uma CX 500w), cheguei a conclusão de que a minha placa-mãe não está suportando meus componentes atuais, e vou trocá-la.

A princípio eu vou comprar pelo AliExpress, pois lá está mais barato, e estou na seguinte dúvida:

Qual melhor chipset, b350, b450 ou x470? 

Meu uso é para jogos, edição audiovisual e só, basicamente. Hoje não sei fazer overclock, e muito provavelmente nunca farei, então isso não é um feature que eu levo em conta.

Queria uma placa-mãe que tivesse uma boa construção, com funcionalidades atuais (como M.2, por exemplo), mas num valor que não fosse o olho da cara.

Analisei algumas placas, como: B450 Tomahawk; B450m Aorus Elite; B350GT3 ; B450 Steel Legend e etc, porém não tenho conhecimento o suficiente para decidir qual a melhor custo/benefício...

Queria comprar algo que não fosse overkill, mas também tenha uma boa recepção para um futuro upgrade de processador e placa de vídeo, se for o caso.

Posso gastar até uns R$ 1.000,00.

Obrigado. 

• Membro VIP
Postado

Se pensa em upgrade de processador, como os 5xxx, então esqueça as placas 3xx.

Não precisa de boa qualidade de audio? Não faz overclock? Não pensa em colocar um octacore pra cima? Neste caso vá de B450/550 de boa qualidade.

Quer bom audio (ALC 1220), quer bom VRM, quer processadores octacore pra cima futuramente? X470/570 de ótima qualidade.

• Curtir 1
Postado

12 minutos atrás, Phoenyx disse:

Se pensa em upgrade de processador, como os 5xxx, então esqueça as placas 3xx.

Não precisa de boa qualidade de audio? Não faz overclock? Não pensa em colocar um octacore pra cima? Neste caso vá de B450/550 de boa qualidade.

Quer bom audio (ALC 1220), quer bom VRM, quer processadores octacore pra cima futuramente? X470/570 de ótima qualidade.

Obrigado pela resposta.

Olha, Ryzen 5xxx está fora de cogitação, penso em algo como as R5 3xxx, pois eu acredito que serão suficiente para jogos e atividades de edição por um bom tempo... Digo, anos. Ao menos espero. 

Agora overclock nem penso em fazer mesmo. 

A qualidade de áudio é algo importante, mas uma B450 de boa qualidade não tem algo do tipo? E um processador octacore eu não sei te dizer, só os X470/570 suportam?: 

• Membro VIP
Postado

@Carlos Augusto02 O problema é comprar uma B450 mediana, com VRM mediano e tacar em cima um 5950X por exemplo, você vai assar a placa. Um 3700X até que vai (sem OC).

Quanto ao audio, bom audio, geralmente só é encontrado nas placas Xx70. É justamente o Realtek ALC1220. Ele é superior a placas de som de ~500 reais, possuindo amplificador e boa relação sinal/ruído. Placas Bx50 geralmente levam o ALC892 ou 897, que são apenas "ok". Se você não usa boas caixas, bons headphones, não precisa ligar pra isso.

Os melhores componentes (VRM, audio, recursos e etc) sempre estarão nas placas mais caras, daí você vai subindo/descendo conforme o bolso. Mas leve em consideração principalmente o seu uso. Não adianta pegar placa barata pra depois reclamar, vide a sua A320 aí.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx

Entendido, e é verdade, peguei a A320 e acabou que me lasquei mesmo.

E hoje eu não tenho um bom equipamento de som, na verdade uso o áudio do meu monitor (um SyncMaster P2470hn de 24 polegadas), e eu nem sei o que é um som bom na verdade, sempre usei essas coisas mais baratas, por questão de $ mesmo.

Alias, buscando eu descobri que algumas marcas (deve ter outro nome, mas não sei) produzem melhores placas do que outras (vide a Biostar, que eu descobri que é meia boca, aparentemente). 

As melhores seriam Gigabyte, Asus, AsRock? 

Estou tentado a ir para as 450 mesmo, até porque acho que uma X70 seria overkill para meu uso de games no geral. Gosto de jogar com bons gráficos, num framerate adequado, e eu tendo a achar que os R5 3xxx são bons nisso. 

Dessas b450, a Asus B450 TUF Pro Gaming é uma das melhores? O preço no Brasil tá um pouco salgado, e dai eu teria que importar.

Tem também aquela ROG Strix, que parece ser a top 1 desse chipset.

Enfim, você teria alguma recomendação? Aorus B450 Pro, B450 Tomahawk, B450 Aorus M? 

Com o conhecimento que tenho hoje, fica meio difícil definir as diferenças entre esses modelos

Obrigado

Postado

@Phoenyx 

3 horas atrás, Phoenyx disse:

Quanto ao audio, bom audio, geralmente só é encontrado nas placas Xx70. É justamente o Realtek ALC1220

a Aorus Pro tem o 1220 Codec

• Curtir 1
Postado

@Carlos Augusto02 placa-mãe tem chance média/alta de ser taxado. você tem q levar em consideração q o produto q você vai comprar tem q ser mais barato do q o nacional já com a taxa de importação inclusa. Ou seja, se você comprou um produto por x você deve multiplicar esse valor por 1,6. Se for menor q o nacional, então você compra. Fora q existe a possibilidade do produto vir danificado. Aí você senta e chora, porque a chance de conseguir trocar é baixa. Eu recomendo as pessoas q certas coisas n valem a pena se comprar importado porque é tipo loteria. Placa de vídeo e placa-mãe são uma dessas coisas. 

• Curtir 1
Postado

@Yan_ @Phoenyx  Muito obrigado pela respostas, me ajudaram bastante, agora tenho um caminho para seguir! 

@andrezin2020 Então, é isso que eu fico meio desconfiado mesmo, cara. Um amigo meu importou uma B450 de algum modelo e não foi taxado, só que ainda não chegou na casa dele... 

É que o preço tá tão caro no Brasil, parece que quase duplicou

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...